Determinação do impacto da COVID-19 na mobilidade e qualidade do ar de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138816 |
Resumo: | Em 2019 foi identificada, pela primeira vez, a doença infeciosa COVID-19 causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) em Wuhan, China. O surto desta doença rapidamente deu origem a uma pandemia a nível global, sendo que, no início de março apareceu o primeiro caso em Portugal. O aparecimento e o rápido alastramento desta doença fizeram com que houvesse a necessidade de ordens de confina- mento, que tinham como objetivo reduzir a propagação do vírus entre as pessoas. Estas ordens levaram a que se sentisse um impacto na utilização de transportes e na poluição observada nas cidades. Em Lisboa, após o aparecimento do surto desta doença, sentiu-se também um impacto no que concerne à mobilidade e à qualidade do ar. O principal objetivo desta dissertação é a criação de ferramentas interativas que permitam responder às questões levantadas em relação a esta temática e, ainda, que possibilitem a descoberta de correlações entre os dados. A maioria dos dados utilizados na criação destas ferramentas foram fornecidos pela Câmara Municipal de Lisboa e são relativos, principalmente, a medições de poluentes atmosféricos, ao estado da mobilidade por parte de automóveis e bicicletas e ao estado da meteorologia. Para efetuar a medição e a caracterização do impacto deste surto em Lisboa foi neces- sário analisar os dados e verificar a existência de padrões e mudanças de comportamento nos mesmos. Sendo que as análises realizadas necessitaram ter em consideração compo- nentes espaciais, temporais e espácio-temporais. Para além disso, e visto que a pandemia não afetou de igual forma todas as localizações, foi importante analisar não só a cidade como um todo, mas também certas zonas e pontos de interesse de forma mais localizada. Outro fator essencial consistiu na procura de correlação entre as mudanças ocorridas na mobilidade e na qualidade do ar, de modo a ser possível verificar se o tráfego automóvel afetou, de certo modo, a qualidade do ar da cidade de Lisboa. |
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Determinação do impacto da COVID-19 na mobilidade e qualidade do ar de LisboaCOVID-19MobilidadeQualidade do ArVisualização Interativa de DadosDados EspaciaisDados TemporaisDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEm 2019 foi identificada, pela primeira vez, a doença infeciosa COVID-19 causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) em Wuhan, China. O surto desta doença rapidamente deu origem a uma pandemia a nível global, sendo que, no início de março apareceu o primeiro caso em Portugal. O aparecimento e o rápido alastramento desta doença fizeram com que houvesse a necessidade de ordens de confina- mento, que tinham como objetivo reduzir a propagação do vírus entre as pessoas. Estas ordens levaram a que se sentisse um impacto na utilização de transportes e na poluição observada nas cidades. Em Lisboa, após o aparecimento do surto desta doença, sentiu-se também um impacto no que concerne à mobilidade e à qualidade do ar. O principal objetivo desta dissertação é a criação de ferramentas interativas que permitam responder às questões levantadas em relação a esta temática e, ainda, que possibilitem a descoberta de correlações entre os dados. A maioria dos dados utilizados na criação destas ferramentas foram fornecidos pela Câmara Municipal de Lisboa e são relativos, principalmente, a medições de poluentes atmosféricos, ao estado da mobilidade por parte de automóveis e bicicletas e ao estado da meteorologia. Para efetuar a medição e a caracterização do impacto deste surto em Lisboa foi neces- sário analisar os dados e verificar a existência de padrões e mudanças de comportamento nos mesmos. Sendo que as análises realizadas necessitaram ter em consideração compo- nentes espaciais, temporais e espácio-temporais. Para além disso, e visto que a pandemia não afetou de igual forma todas as localizações, foi importante analisar não só a cidade como um todo, mas também certas zonas e pontos de interesse de forma mais localizada. Outro fator essencial consistiu na procura de correlação entre as mudanças ocorridas na mobilidade e na qualidade do ar, de modo a ser possível verificar se o tráfego automóvel afetou, de certo modo, a qualidade do ar da cidade de Lisboa.In 2019, the infectious disease COVID-19, caused by the Severe Acute Respiratory Syn- drome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), was identified for the first time in Wuhan, China. The outbreak of this disease quickly turned into a global pandemic, and in early March the first case appeared in Portugal. The emergence and rapid spread of this disease led to the need for lockdown orders, which aimed to reduce the spread of the virus between people. These orders had an impact on the use of transportation and on the pollution observed in cities. In Lisbon, after the outbreak of this disease, an impact was also felt in what concerns mobility and air quality. The main goal of this dissertation is the creation of interactive tools that allow answering the questions raised about this topic and also allow the dis- covery of correlations between data. Most of the data used in the creation of these tools were provided by the Lisbon City Hall and it is mainly related to measurements of air pollutants, the state of mobility by cars and bicycles, and the state of the weather. In order to measure and characterize the impact of this outbreak in Lisbon it was necessary to analyze the data and verify the existence of patterns and behavioral changes in them. The analysis needed to take into account spatial, temporal and spatio-temporal components. Furthermore, since the pandemic did not affect all locations equally, it was important to analyze not only the city as a whole, but also certain zones and points of interest in a more localized manner. Another essential factor was the search for correlation between changes in mobility and air quality, in order to be able to verify if car traffic affected, in some way, the air quality of the city of Lisbon.Pires, JoãoDamásio, CarlosBirra, FernandoRUNBarradas, Joana Sofia Rodrigues2022-05-27T17:49:46Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:13Zoai:run.unl.pt:10362/138816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:14.435388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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