Limitações e oportunidades na avaliação dos projetos da cooperação Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26229 |
Resumo: | Os projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, para além dos de Ação Humanitária, em particular os desenvolvidos no continente africano, têm produzido resultados frustrantes, apesar do volume de recursos financeiros empenhados na tarefa de produzir desenvolvimento. Sendo a unidade de medida o projeto e o mecanismo prevalecente de aprendizagem e correção de metodologias o processo de avaliação desse projeto, importa entender quais as limitações que condicionam a eficácia do exercício de avaliação e as oportunidades de melhorar a implementação das suas recomendações pelas ONGs no terreno. Com uma abordagem muito prática e que parte do estudo de 26 casos concretos de projetos da cooperação portuguesa, foi possível identificar aspetos fundamentais que limitam a capacidade de esses projetos produzirem os resultados esperados e provocarem mudanças duradouras junto das populações beneficiadas. Este documento identifica um conjunto de 10 sugestões que representam oportunidades para melhorar a eficácia dos processos de avaliação na criação de um ciclo de aprendizagem, organizados em redor do conceito do Círculo Virtuoso da avaliação, que associa à competência técnica da avaliação, a necessidade de assegurar um planeamento adequado do projeto e a criação de condições de independência para os avaliadores realizarem o seu escrutínio. Financiadores e ONGs têm a possibilidade de utilizar estas sugestões para estabelecerem um diálogo mais participado, que assegure uma correta priorização dos projetos e o seu impacto sustentado junto das populações beneficiadas. |
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Limitações e oportunidades na avaliação dos projetos da cooperação PortuguesaAvaliação -- EvaluationGestão da mudançaImplementaçãoRecomendaçõesCondicionantesChange managementImplementationRecommendationsConstraintsOs projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, para além dos de Ação Humanitária, em particular os desenvolvidos no continente africano, têm produzido resultados frustrantes, apesar do volume de recursos financeiros empenhados na tarefa de produzir desenvolvimento. Sendo a unidade de medida o projeto e o mecanismo prevalecente de aprendizagem e correção de metodologias o processo de avaliação desse projeto, importa entender quais as limitações que condicionam a eficácia do exercício de avaliação e as oportunidades de melhorar a implementação das suas recomendações pelas ONGs no terreno. Com uma abordagem muito prática e que parte do estudo de 26 casos concretos de projetos da cooperação portuguesa, foi possível identificar aspetos fundamentais que limitam a capacidade de esses projetos produzirem os resultados esperados e provocarem mudanças duradouras junto das populações beneficiadas. Este documento identifica um conjunto de 10 sugestões que representam oportunidades para melhorar a eficácia dos processos de avaliação na criação de um ciclo de aprendizagem, organizados em redor do conceito do Círculo Virtuoso da avaliação, que associa à competência técnica da avaliação, a necessidade de assegurar um planeamento adequado do projeto e a criação de condições de independência para os avaliadores realizarem o seu escrutínio. Financiadores e ONGs têm a possibilidade de utilizar estas sugestões para estabelecerem um diálogo mais participado, que assegure uma correta priorização dos projetos e o seu impacto sustentado junto das populações beneficiadas.Development Cooperation projects, in addition to Humanitarian Action projects, particularly those on the African continent, have produced frustrating results, despite the volume of financial resources committed to the task of producing development. Since the unit of measurement is the project and the prevailing mechanism for learning and correcting methodologies is the evaluation process of that project, it is important to understand the limitations that condition the effectiveness of the evaluation exercise and the opportunities to improve the implementation of its recommendations by NGOs in the field. With a very practical approach based on the study of 26 concrete cases of Portuguese cooperation projects, it was possible to identify key aspects that limit the ability of these projects to produce the expected results and bring about lasting changes in the beneficiary populations. This document identifies a set of 10 suggestions that represent opportunities for improving the effectiveness of evaluation processes in the creation of a learning cycle, organized around the concept of the Virtuous Circle of evaluation, which associates to the technical competence of the evaluation, the need to ensure adequate planning of the project and the creation of conditions of independence for the evaluators to carry out their scrutiny. Funders and NGOs have the possibility to use these suggestions to establish a more participatory dialogue to ensure the correct prioritization of projects and their sustained impact on beneficiary populations.2022-10-10T13:45:01Z2022-09-27T00:00:00Z2022-09-272022-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26229TID:203071999porVaz, Luis Miguel da Silveira Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:36.836922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, para além dos de Ação Humanitária, em particular os desenvolvidos no continente africano, têm produzido resultados frustrantes, apesar do volume de recursos financeiros empenhados na tarefa de produzir desenvolvimento. Sendo a unidade de medida o projeto e o mecanismo prevalecente de aprendizagem e correção de metodologias o processo de avaliação desse projeto, importa entender quais as limitações que condicionam a eficácia do exercício de avaliação e as oportunidades de melhorar a implementação das suas recomendações pelas ONGs no terreno. Com uma abordagem muito prática e que parte do estudo de 26 casos concretos de projetos da cooperação portuguesa, foi possível identificar aspetos fundamentais que limitam a capacidade de esses projetos produzirem os resultados esperados e provocarem mudanças duradouras junto das populações beneficiadas. Este documento identifica um conjunto de 10 sugestões que representam oportunidades para melhorar a eficácia dos processos de avaliação na criação de um ciclo de aprendizagem, organizados em redor do conceito do Círculo Virtuoso da avaliação, que associa à competência técnica da avaliação, a necessidade de assegurar um planeamento adequado do projeto e a criação de condições de independência para os avaliadores realizarem o seu escrutínio. Financiadores e ONGs têm a possibilidade de utilizar estas sugestões para estabelecerem um diálogo mais participado, que assegure uma correta priorização dos projetos e o seu impacto sustentado junto das populações beneficiadas. |
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