Warehouse Management System (WMS) como fator de competitividade: estudo de caso do centro de distribuição do grupo Editorial Plátano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Sofia Carujo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36021
Resumo: A eficiência e eficácia da gestão logística dependem dos sistemas tecnológicos de suporte, graças a eles a produtividade pode melhorar significativamente e os armazéns deixam de ser meros centros de custos e passam a ter uma importância estratégica na organização. As cadeias de distribuição especializaram-se, a função do armazém diversificou-se e, tam- bém eles, especializam-se cada vez mais com o objetivo de dar resposta a um cliente mais exi- gente e informado. O mercado alvo das organizações passou de local/nacional para mundial, de físico para virtual, de horário limitado para disponível 24/24Horas e 365/365 dias por ano. Mas o recurso às tecnologias de informação, por si só, não permite uma aquisição auto- mática de benefícios competitivos. Se por um lado é necessário a viabilidade do investimento económico, por outro lado é necessário saber se essa tecnologia é a que melhor se adequa aos requisitos pretendidos, presentes e futuros, da organização. A análise do projeto deve contemplar os aspetos financeiros e não financeiros. A presente dissertação visa analisar o projeto para uma eventual aquisição de um Warehouse Management System (WMS) para o Centro de Distribuição do Grupo Editorial Plátano. Respondendo à questão de partida “O recurso a um WMS é fator de competitivida- de?” Com esta análise pretende-se mostrar o impacto que o uso de tecnologias de informação têm na atividade diária de um armazém, numa análise custo/beneficio. O presente trabalho baseia-se num estudo de caso que comporta três fases: identificação da oportunidade e vantagens da adoção de uma solução de WMS; estudo e análise da via- bilidade; e apresentação duma proposta como solução. Com recurso a uma metodologia de entrevista semiestruturada para se identificar a oportunidade e as necessidades da organiza- ção relativamente à automatização da gestão do armazém, assim como a identificação dos ganhos e custos potenciais estimados. O objetivo esperado é realçar a importância da transformação digital nas empresas, com o recurso a tecnologias facilitadoras e que lhes poderão proporcionar uma otimização logística. E que essa organização seja parte integrante da Logística Colaborativa da Cadeia de Abas- tecimento em que se insere.
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spelling Warehouse Management System (WMS) como fator de competitividade: estudo de caso do centro de distribuição do grupo Editorial PlátanoSoftware de Gestão de ArmazénsSistemas de Informação e Tecnologias da InformaçãoTransformação DigitalWarehouse Management SystemInformation and Systems and TechnologiesDigital TransformationA eficiência e eficácia da gestão logística dependem dos sistemas tecnológicos de suporte, graças a eles a produtividade pode melhorar significativamente e os armazéns deixam de ser meros centros de custos e passam a ter uma importância estratégica na organização. As cadeias de distribuição especializaram-se, a função do armazém diversificou-se e, tam- bém eles, especializam-se cada vez mais com o objetivo de dar resposta a um cliente mais exi- gente e informado. O mercado alvo das organizações passou de local/nacional para mundial, de físico para virtual, de horário limitado para disponível 24/24Horas e 365/365 dias por ano. Mas o recurso às tecnologias de informação, por si só, não permite uma aquisição auto- mática de benefícios competitivos. Se por um lado é necessário a viabilidade do investimento económico, por outro lado é necessário saber se essa tecnologia é a que melhor se adequa aos requisitos pretendidos, presentes e futuros, da organização. A análise do projeto deve contemplar os aspetos financeiros e não financeiros. A presente dissertação visa analisar o projeto para uma eventual aquisição de um Warehouse Management System (WMS) para o Centro de Distribuição do Grupo Editorial Plátano. Respondendo à questão de partida “O recurso a um WMS é fator de competitivida- de?” Com esta análise pretende-se mostrar o impacto que o uso de tecnologias de informação têm na atividade diária de um armazém, numa análise custo/beneficio. O presente trabalho baseia-se num estudo de caso que comporta três fases: identificação da oportunidade e vantagens da adoção de uma solução de WMS; estudo e análise da via- bilidade; e apresentação duma proposta como solução. Com recurso a uma metodologia de entrevista semiestruturada para se identificar a oportunidade e as necessidades da organiza- ção relativamente à automatização da gestão do armazém, assim como a identificação dos ganhos e custos potenciais estimados. O objetivo esperado é realçar a importância da transformação digital nas empresas, com o recurso a tecnologias facilitadoras e que lhes poderão proporcionar uma otimização logística. E que essa organização seja parte integrante da Logística Colaborativa da Cadeia de Abas- tecimento em que se insere.The efficiency and effectiveness of logistics management depends on the technological support systems, thanks to them productivity can improve significantly and warehouses are no longer mere cost centers and become strategically important in the organization. The distribution chains have specialized, the role of the warehouse has diversified, and they, too, have become increasingly specialized in order to respond to a more demanding and informed customer. The organizations’ target market went from local / national to global, from physical to virtual, from limited hours to available 24 / 24Hours and 365/365 days a year. But the use of information technologies alone does not allow an automatic acquisition of competitive benefits. If, on the one hand, the viability of economic investment is necessary, on the other hand it is necessary to know whether this technology is the one that best suits the intended, present and future, requirements of the organization. The analysis of the project must consider the financial and non-financial aspects. This dissertation aims to analyze the project for a possible acquisition of a Warehouse Management System (WMS) for the Distribution Center of Grupo Editorial Plátano. Answering the starting question “Is the use of a WMS a factor of competitiveness? With this analysis it is intended to show the impact that the use of information technologies have on the daily activity of a warehouse, in an analysis I cost / benefit. The present work is based a case study comprising three phases: identification of the oppor- tunity and advantages of adopting a WMS solution study and analysis of the feasibility and presentation of a proposal as a solution. Using, a semi-structured interview methodology to identify the opportunity and the organization’s needs regarding the automation of warehouse management, as well the identification of estimated potential gains and costs. The expected goal is to highlight the importance of digital transformation in companies, with the use of enabling technologies that can provide them with logistical optimization. And that this organization becomes a part of the Collaborative Logistics of the Supply Chain in which it is inserted.Anunciação, PedroRepositório ComumFerreira, Carla Sofia Carujo2021-03-29T09:39:34Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36021TID:202663922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:39.637458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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