Festivais de teatro: sua gestão, impactos e financiamento.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/440 |
Resumo: | A dissertação sobre "Festivais de teatro: sua gestão, impactos e financiamento" resulta de uma investigação iniciada em Abril de 2002, com a observação da proliferação, na década de 90, dos festivais em Portugal. Dentro destes assistia-se a um crescimento superior em modalidades artístico-culturais como a música e menor em teatro. Para além disto, constatou-se que as políticas municipais e da administração central para a cultura, recorriam, com alguma regularidade, à modalidade festival como forma de permitir que aquele bem se torne acessível a todos (bem público ou quase público). De igual modo, verificou-se que os procedimentos administrativos utilizados para a criação e manutenção de evento eram muitos semelhantes àqueles seguidos em estruturas empresarias, evocando-se vulgarmente o argumento da insuficiência de financiamento público com justificação do menor sucesso ou da irregularidade das respectivas edições dos festivais. Esta situação, quando comparada com a realidade internacional, destaca algumas diferenças de forma quanto aos modelos organizacionais seguidos, bem como quanto às modalidades de financiamento seguidas. A constatação destes factos conduziu, portanto, à necessidade e realização de um estudo onde se procurasse perceber se na origem destes factores estariam aspectos como: b) A noção, modalidades e características da estrutura organizacional festival; c) A validade da estrutura festival e, em particular os festivais de teatro, adaptarem conceitos de organizações e gestão de empresas; d) A capacidade de os artistas se saberem organizar, bem como pré-programar, planear, implementar e controlar festivais de teatro; e) A comparação entre as formas de administração e financiamento empresariais e as formas de administração e financiamento de um festival de teatro. Do confronto, entre casos nacionais e internacionais com o estudo comparativo das suas modalidades de organização e financiamento, pretendeu-se avaliar se o conceito de "festival" se trata de um novo modelo organizacional e se as razoes explicativas da sua proliferação residem em aspectos financeiros ou igualmente em aspectos organizativos. |
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