Análise do espectáculo “Amêsa ou a canção do desespero” de José Mena Abrantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33529 |
Resumo: | Esta Pesquisa é resultado do trabalho de fim do curso, do mestrado em teatro, especialidade ator/ encenador. Analisámos nesta dissertação, a peça “Amêsa ou a canção do desespero”, obra escrita em 1991, pelo dramaturgo e encenador angolano José Mena Abrantes, e encenada pelo mesmo em Luanda em março de 2021, trinta anos depois da escrita. Apoiamo-nos em teóricos e práticos como, Pavis, Barrientos, Ubersfeld, Roubine, Mantovani, Baty e Craig para compreensão de diversos conceitos que contribuíram para o desenvolvimento do estudo que realizámos. Através da visualização do espetáculo, da consulta dos documentos existentes e as entrevistas realizadas aos encenadores e atores, foi possível constatar o significado que a obra tem para os que tiveram oportunidade de trabalhá-la (atores e encenadores). Compreendeu-se os motivos que levaram o encenador a dirigir a obra 30 anos após a sua escrita, tendo já outros encenadores o antecipado na direção do espetáculo e entendeu-se o por que considera o espetáculo um “monólogo para duas vozes”, onde simula duas vozes para mesma realidade. De uma forma muito específica, analisou-se os seguintes elementos que compõem o espetáculo: Iluminação, cenografia, voz, sonoplastia, espetador e o espaço cénico. Elementos que formam a unidade do espetáculo e contribuíram para materialização do mesmo; Abstract: Analysis of the show " Amêsa ou a canção do desespero" by José Mena Abrantes This research is the result of the end-of-course work, of the master's degree in Theater, actor / director specialty. In this dissertation, we analyze the play "Amêsa ou a canção do Desespero", written in 1991 by the Angolan playwright and director José Mena Abrantes, staged by him in Luanda in March 2021, thirty years after it was written. We rely on theorists and practitioners such as Pavis, Barrientos, Ubersfield, Roubine, Montavani, Baty and Craig to understand several concepts that contributed to the development of the research carried out. Through the visualization of the play, the consultation of existing documents and the interviews carried out with the directors and actors, it was possible to verify the effect the play had on everyone that had the opportunity to work on it (Actors and directors). The reasons that led the director to direct the play 30 years after its writing, although, other directors anticipated the direction of the play was comprehended, it was also clarified why he considers the play, a "monologue for two voices", where he simulates two voices for the same reality. In a very specific way, the following elements that make up the play were analyzed: Lighting, scenography, voice, sound design, spectator and the scenic space. All of such elements formed the play and contributed to its materialization. |
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