De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4439
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_f76e36ed4e44b1afb9a2c5d02866a68c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtosRevivalismoConsumidoresMarcasEmbalagensNostalgiaRevivalismConsumersBrandsPackagingDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Esta dissertação visa compreender de que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos. Mais especificamente, tem como objectivo entender se consumidores de segmentos etários distintos têm as mesmas percepções sobre este tipo de packaging. Com uma pesquisa profunda sobre o tema, e depois de conseguido um bom enquadramento teórico, recorremos à realização de um inquérito, dando como exemplo alguns tipos de embalagens que usam este design revivalista, e tentou verificar-se a opinião dos inquiridos sobre diversos factores dentro deste tema como: preço, qualidade, memórias, passado, atractividade, etc. Consequência dos tempos difíceis que vivemos hoje, efeitos da crise social e económica, o consumidor está cada vez mais carecido de recordar o que outrora foi bom. O passado ganha assim um lugar de destaque nas marcas e produtos. Os resultados indicam que no geral a utilização de um packaging com design revivalista evoca memórias e sensações relacionadas com o passado dos consumidores, que este uso é percepcionado pelo consumidor como uma marca com história, mas acima de tudo, que os diferentes segmentos etários têm opiniões distintas e que por isso, o recurso a esta técnica deve ser feito de uma forma cautelosa e estratégica.ABSTRACT: This dissertation seeks to understand how the use of revivalist packaging contributes to increase the perception of quality and authenticity of brands and their products. Specifically, it intends to understand if consumers of different age groups have the same perception about it. With a thorough research on the topic, and after an intensive theoretical research, we turn to an inquiry, giving as an example some types of packages that use this revivalist design, and tried to check-out the opinions of respondents on various factors about this theme as: price, quality, evoking memories, attractiveness, etc. Consequences of the difficult times we live today, the effects of the social and economic crisis, consumers want increasingly to remember what once was good. The past thus gains a prominent place in the brands and products. The results shows that in general the use of a revivalist packaging design evokes memories and feelings related to past of the consumer, which is perceived by the consumer as a brand with history, but it’s important to understand that different age groups have different opinions and because of that the use of this technique should be done in a cautious and strategic way.Escola Superior de Comunicação SocialVelhinho, MiguelRCIPLMira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco2015-04-17T09:56:10Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4439TID:201128322porMira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco - De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.264857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
title De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
spellingShingle De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
Mira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco
Revivalismo
Consumidores
Marcas
Embalagens
Nostalgia
Revivalism
Consumers
Brands
Packaging
title_short De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
title_full De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
title_fullStr De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
title_full_unstemmed De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
title_sort De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos
author Mira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco
author_facet Mira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Velhinho, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Revivalismo
Consumidores
Marcas
Embalagens
Nostalgia
Revivalism
Consumers
Brands
Packaging
topic Revivalismo
Consumidores
Marcas
Embalagens
Nostalgia
Revivalism
Consumers
Brands
Packaging
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-04-17T09:56:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4439
TID:201128322
url http://hdl.handle.net/10400.21/4439
identifier_str_mv TID:201128322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mira, Ana Isabel Falcão Trigoso Franco - De que forma o uso de packaging revivalista contribui para aumentar a percepção da qualidade e genuinidade das marcas e dos seus produtos. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396549500928