Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangorrinha, Maria da Conceição Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/8336
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
id RCAP_f77aaf3a5b9c601552244099e7e72c1b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/8336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacionalOrganizaçãoComunicação estratégicaMudançaRumoresCulturaClimaBarreirasDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação tem como propósito demonstrar que a comunicação estratégica é um campo de estudo essencial à eficácia na gestão de processos de mudança nas organizações. Para responder a este objetivo a dissertação iniciará com a apresentação do problema que conduziu a este estudo, seguido do objetivo a alcançar. Esta dissertação será realizada em duas fases. Na primeira fase será feita uma revisão da literatura que ajudará a suportar a temática em causa - a comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional. Nesta fase serão apresentados os principais conceitos que ligam a mudança organizacional e comunicação estratégica, a variáveis que os influenciam direta ou indiretamente e vice-versa. Além disso, pretende-se investigar como a comunicação pode contribuir para implementar mudanças com maior eficácia identificando as várias áreas de atuação e barreiras. A segunda fase contempla um estudo qualitativo, através do qual, se pretende identificar os processos de mudança de três organizações. Nesta fase serão realizadas entrevistas para obter informações e assim permitir descrever a forma como foi gerido o processo de mudança ao nível da estratégia de comunicação. Após a análise das informações apuradas serão obtidas hipóteses mais específicas e aprofundadas sobre os motivos de sucesso ou insucesso e barreiras encontradas ao implementar processos de mudança nas organizações. Por último esta análise conduzirá a uma discussão em paralelo que contribuirá para nortear processos de melhoria e otimização no âmbito da resolução do problema em estudo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMangorrinha, Maria da Conceição Martins2012-12-07T10:34:35Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:56Zoai:run.unl.pt:10362/8336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:09.007048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
title Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
spellingShingle Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
Mangorrinha, Maria da Conceição Martins
Organização
Comunicação estratégica
Mudança
Rumores
Cultura
Clima
Barreiras
title_short Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
title_full Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
title_fullStr Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
title_full_unstemmed Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
title_sort Comunicação estratégica no âmbito da mudança organizacional
author Mangorrinha, Maria da Conceição Martins
author_facet Mangorrinha, Maria da Conceição Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mangorrinha, Maria da Conceição Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Comunicação estratégica
Mudança
Rumores
Cultura
Clima
Barreiras
topic Organização
Comunicação estratégica
Mudança
Rumores
Cultura
Clima
Barreiras
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T10:34:35Z
2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/8336
url http://hdl.handle.net/10362/8336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137827763519488