Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Melissa Santos, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5698
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
id RCAP_f7863dff8d55e0c557bb43ce1b5e61a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismoCrianças autistasMusicoterapia para criançasMusicoterapia - Prática profissionalHospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020Exame público realizado em 17 de Outubro de 2020O presente relatório visa a descrição do trabalho clínico realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio teve lugar no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira (HSEIT), tendo sido realizado de outubro de 2019 a junho de 2020. A população alvo seleccionada são crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, comprometidas a nível relacional, comunicativo, cognitivo e emocional. Ao longo dos anos, tem-se verificado que a musicoterapia tem um papel fundamental no acompanhamento e desenvolvimento destes utentes, sendo que este documento aprofunda o trabalho prático inerente ao enquadramento teórico apresentado. De forma detalhada são apresentados dois estudos de caso em musicoterapia com dois utentes da amostra, em formato de estudo de caso. Ao longo dos sete meses de intervenção foram realizadas sessões individuais com periodicidade semanal, com doze utentes dos dois aos seis anos de idade. De forma a proceder a uma avaliação validada e fiável foi utilizada a escala The Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP), recorrendo-se também à observação direta como forma de avaliação qualitativa. Os resultados obtidos demonstram melhorias significativas nos domínios avaliados, sendo possível afirmar que a musicoterapia exerce efeitos benéficos no processo de reabilitação e desenvolvimento de crianças com perturbação do espetro do autismo.The purpose of this report is to describe the clinical work carried out during the curricular internship made as part of the Masters in Music Therapy in the Lusíada University, Lisbon. The internship took place at the Espírito Santo Hospital, Terceira Island (HSEIT), between October 2019 and June 2020. The target population were children with Autism Spectrum Disorder, affected at relational, communicative, cognitive and emotional levels. Over the years, it has been found that music therapy has a fundamental role at monitoring and developing these users. This paper further develops the practical work associated with the theoretical framework used. Here, we present two case studies in the context of music therapy with two elements of the sample. In the seven months of intervention, we held individual sessions weekly with twelve different patients between the ages of two and twelve. To carry out a validated and reliable assessment, we used the Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) scale and the direct observation as a form of qualitative assessment. The achieved results show a progress in the applicable domains, making it possible to state that music therapy have beneficial effects on the developmental rehabilitation process of children with autism spectrum disorders.2020-11-02T12:18:55Z2020-11-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5698http://hdl.handle.net/11067/5698TID:202538800porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Melissa Santos, 1996-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:56Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:54.904456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
title Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
spellingShingle Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
Vieira, Melissa Santos, 1996-
Crianças autistas
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia - Prática profissional
Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
title_short Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
title_full Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
title_fullStr Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
title_full_unstemmed Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
title_sort Musicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismo
author Vieira, Melissa Santos, 1996-
author_facet Vieira, Melissa Santos, 1996-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Melissa Santos, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças autistas
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia - Prática profissional
Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
topic Crianças autistas
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia - Prática profissional
Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
description Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02T12:18:55Z
2020-11-02
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5698
http://hdl.handle.net/11067/5698
TID:202538800
url http://hdl.handle.net/11067/5698
identifier_str_mv TID:202538800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136749686882304