Avaliação de diferentes soluções construtivas para estações de metropolitano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Manuela Pinheiro e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19134
Resumo: O presente trabalho propõe avaliar o desempenho de duas diferentes soluções de escavação cut & cover para a construção de estações de metropolitano. A primeira solução representa uma solução tradicional de escavação a céu aberto, com geometria retangular realizada com recurso a paredes moldadas ancoradas, correspondente a Estação Eucaliptos do Metro de São Paulo. A segunda solução corresponde a uma metodologia inovadora constituída por poços elípticos multissecantes utilizando paredes moldadas sem recurso a elementos provisórios externos ao suporte como ancoragens, correspondente a Estação Brooklin do Metro de São Paulo. Serão referidos e discutidos alguns aspectos relevantes do projeto de cada uma das soluções construtivas e serão avaliados os resultados da instrumentação destas duas obras. Será dada maior ênfase à Estação Eucaliptos devido à discrepância observada entre o comportamento previsto em fase de projeto e o comportamento registado pela instrumentação, e ainda pela maior quantidade de dados de instrumentação disponíveis desta estação comparativamente à Estação Brooklin. Pelas razões expostas, neste trabalho aprofunda-se o estudo da Estação Eucaliptos de forma a compreender qual ou quais pressupostos de projeto que não se adequaram à realidade da obra. Este estudo será realizado com recurso à análise numérica da secção onde se verificaram os resultados mais gravosos em termos de deformações. Através da análise das estações referidas pretende-se compreender o comportamento observado, definir parâmetros condicionantes, modo de funcionamento, aspectos críticos, vantagens e desvantagens de cada uma das soluções construtivas.
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