Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dordio, Sandra Isabel Catambas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2092
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
id RCAP_f7a2f432c76b481fc96c0374f367126c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.Ensino BásicoEducação em matemáticaEducação em ciênciasJogosEnsino experimentalHorto de Amato LusitanoEducação não formalBasic educationEducation in mathematicsScience educationGamesExperimental teachingHorto de Amato LusitanoNon-formal educationsRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico.O presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2011/2013, expressa o trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Jardim de infância Boa Esperança, e na Prática de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico desenvolvido na Escola Faria de Vasconcelos com alunos do 2.ºano. Para enquadrar os estágios realizados, caraterizam-se a instituição, os grupos de crianças, bem como se descrevem, analisam e fundamentam algumas das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias implementadas visaram, sobretudo, a participação ativa das crianças, proporcionando um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. O relatório dá mais enfase à Pratica Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico dado que a nossa investigação se desenvolve neste contexto. Partindo de uma questão problemática relacionada com o contributo das interações entre espaços formais e não formais nas aprendizagens curriculares, deste modo, surgem as seguintes questões (1) Em que medida é que as atividades realizadas no Horto de Amato Lusitano propiciam aprendizagens curriculares em matemática e ciências? (2) Como promover a inter-relação entre as atividades realizadas em sala de aula e as realizadas no Horto de Amato Lusitano? (3) Como reagem em termos atitudinais e afetivos os alunos de 2.º ano de escolaridade às atividades propostas no Horto de Amato Lusitano? No que se refere metodologia de investigação optámos por uma investigação qualitativa, num formato de investigação ação. Para a recolha dos dados recorremos à observação participante, notas de campo; registo fotográfico; produções escritas pelos alunos (textos e desenhos) e a entrevista semiestruturada. De modo a validar os resultados recorremos à triangulação dos dados. Os resultados apontam que os alunos reagiram com muita expectativa e curiosidade ao que iam encontrar no Horto e, ao mesmo tempo, aprender nesse espaço. A experiência de aprendizagem aí vivenciada, ao favorecer o trabalho de grupo e colaborativo, permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sociais. Paralelamente, inferimos que foi possível promover no alunos aprendizagens de índole curricular e que as interações estabelecidas entre as atividades realizadas no Horto de Amato Lusitano e em sala de aula revelaram ser muito importantes no desenvolvimento do currículo do 1.ºCiclo do Ensino Básico.This report, conducted under the MSc course in Preschool Education and Teaching Primary School, in academic year 2011/2013, expresses the work done within the course units Supervised Teaching Practice in Preschool Education, developed in Kindergarten Good Hope, and the Teaching Practice Primary School developed in the School Faria de Vasconcelos with students 2 nd year school. To frame the stages carried out to characterize the institution, groups of children, as well as describe, analyze and underlie some of the experiences of teaching and learning developed within the Primary School. The strategies implemented aimed, above all, the active participation of children, providing a team environment and team spirit. The report gives more emphasis to the Supervised Practice Teaching 1 - Cycle of Basic Education as our research evolves in this context. From a problematic issue related to the contribution of the interactions between the formal and non-formal learning in the curriculum thus arise the following questions (1) To what extent is that activities in the Horto de Amato Lusitano provide curricular learning in mathematics and sciences? (2) How to promote inter-relationship between the activities in the classroom and held in Horto Amato Lusitano? (3) How to react in terms of attitudinal and affective students 2. Secondary school activities proposed in the Horto de Amato Lusitano? As regards research methodology opted for a qualitative study, a format research action. For data collection we used the participant observation, field notes, photographic record; productions written by students (text and drawings) and semistructured interviews. In order to validate the results we used the triangulation of data. The results indicate that students responded with great interest and curiosity when they would find in the Garden and at the same time learn that space. The learning experience here experienced by facilitating group work and collaborative, allowed the exchange of knowledge and the development of social skills. In parallel, we infer that it was possible to promote in students learning curricular in nature and that the interactions established between the activities carried out in the Horto of Amato Lusitano and classroom proved to be very important in the development of curriculum Primary School.Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDordio, Sandra Isabel Catambas2013-11-28T11:52:03Z2013-11-2820132013-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2092TID:201097680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:27.272409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
title Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
spellingShingle Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
Dordio, Sandra Isabel Catambas
Ensino Básico
Educação em matemática
Educação em ciências
Jogos
Ensino experimental
Horto de Amato Lusitano
Educação não formal
Basic education
Education in mathematics
Science education
Games
Experimental teaching
Horto de Amato Lusitano
Non-formal educations
title_short Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
title_full Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
title_fullStr Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
title_full_unstemmed Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
title_sort Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.
author Dordio, Sandra Isabel Catambas
author_facet Dordio, Sandra Isabel Catambas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dordio, Sandra Isabel Catambas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Educação em matemática
Educação em ciências
Jogos
Ensino experimental
Horto de Amato Lusitano
Educação não formal
Basic education
Education in mathematics
Science education
Games
Experimental teaching
Horto de Amato Lusitano
Non-formal educations
topic Ensino Básico
Educação em matemática
Educação em ciências
Jogos
Ensino experimental
Horto de Amato Lusitano
Educação não formal
Basic education
Education in mathematics
Science education
Games
Experimental teaching
Horto de Amato Lusitano
Non-formal educations
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-28T11:52:03Z
2013-11-28
2013
2013-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2092
TID:201097680
url http://hdl.handle.net/10400.11/2092
identifier_str_mv TID:201097680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130793138716672