O desempenho psicomotor de crianças com e sem necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Nídia Sofia Januário de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14106
Resumo: Artigo 1: O estudo do desenvolvimento psicomotor infantil, apesar de não ser recente, tem conhecido nos últimos tempos uma atenção especial, derivado não só da importância que o mesmo tem na aprendizagem evolução do ser humano, como também decorrente das investigações mais atuais no âmbito da intervenção psicomotora com crianças com e sem necessidades educativas especiais. Por este motivo, este artigo, sob o formato de uma revisão da literatura, aborda a pertinência da avaliação do desenvolvimento psicomotor em crianças com e sem necessidades especiais, intentando na caracterização do perfil psicomotor da população em estudo, com implicações no desenvolvimento pessoal e académico das crianças e jovens. Dada a ainda escassez de estudos na área da intervenção psicomotora em contexto escolar, torna-se relevante proceder a uma caracterização teórica do processo de desenvolvimento psicomotor para uma contextualização mais aprofundada dos casos com que os psicomotricistas se deparam, visando a melhoria das competências psicomotoras, adaptativas e académicas para a participação na comunidade e uma maior qualidade de vida.
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Por este motivo, este artigo, sob o formato de uma revisão da literatura, aborda a pertinência da avaliação do desenvolvimento psicomotor em crianças com e sem necessidades especiais, intentando na caracterização do perfil psicomotor da população em estudo, com implicações no desenvolvimento pessoal e académico das crianças e jovens. Dada a ainda escassez de estudos na área da intervenção psicomotora em contexto escolar, torna-se relevante proceder a uma caracterização teórica do processo de desenvolvimento psicomotor para uma contextualização mais aprofundada dos casos com que os psicomotricistas se deparam, visando a melhoria das competências psicomotoras, adaptativas e académicas para a participação na comunidade e uma maior qualidade de vida.Artigo 2: A compreensão do desenvolvimento típico, para um melhor conhecimento do desenvolvimento atípico, e consequente aumento da participação ativa de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares pode contribuir largamente para o seu sucesso académico, sendo fundamental estabelecer o perfil psicomotor destas crianças. A literatura revela a escassez de instrumentos de avaliação psicomotora validados a nível nacional. Este artigo tem como objetivo o estudo preliminar das propriedades psicométricas da versão portuguesa de um instrumento de avaliação das funções neuropsicomotoras de crianças – o NP-MOT. Para este efeito, e depois da tradução e adaptação à língua portuguesa, a versão nacional foi aplicada a 200 crianças, entre os 4 e os 12 anos (5.2±1.656), com e sem NEE a frequentar a escola regular, no distrito de Beja. Os resultados encontrados parecem apontar para a validade de conteúdo, consistência interna, fiabilidade temporal e validade de constructo. A nova versão, e apesar dos resultados iniciais, requer outras análises psicométricas mais aprofundadas. Foi, ainda, analisada a capacidade do instrumento diferenciar perfis psicomotores por idades e género, através de um estudo comparativo das competências psicomotoras entre participantes com e sem NEE, que revelaram diferenças significativas. As implicações para a prática e para futuras investigações são apresentadas.Article 1: Childhood psychomotor development, although is not a new “construct”, has gained a particular attention, in last decade, not only because of its importance in human life, but also as a consequence of more investigation in Psychomotor Therapy intervention field, with children with and without special educational needs. The knowledge about the pattern of typical and atypical developmental changes over time, as well the analysis of the impact of contextual factors in child development is essential and greatly useful for clinical practice. This might lead to developmental disorders’ recognition and the ways in which they can be approached. Therefore, this article, in the form of literature review, will present the relevance of the psychomotor development’ assessment of children with and without special educational needs, aiming to characterize their psychomotor profile for a more comprehensive understanding of its relation with personal and academic development of those children. Resulting from scarcity of national studies about Psychomotor Therapy within school’s communities, this work will contribute to foster research at this level. The deepen in of the psychomotor development will allow psychomotor therapists a better knowledge about the issue, aiming the improvement of psychomotor competences for a more adjusted relation with context, leading to social participation and quality of life.Article 2: A comprehensive understanding of the typical and atypical psychomotor development may contribute to the academic success of students with and without special educational needs. Therefore is important to know the psychomotor profile of those children, for more adequate interventions. There are few validated instruments in Portugal. This study aims to make a preliminary analysis of psychometric properties of the Portuguese version of NP-MOT, a French Battery for neurological and psychomotor functions’ evaluation. The test was translated and adapted to Portuguese and after its content validation by a group of experts, this new version was applied to 200 children, between 4 to 12 years-old, with and without special educational needs, attending regular schools in Beja district. Results are discussed in terms of validity and reliability. Content validity was established by focus group. Findings points out the internal consistency, temporal stability and construct validity. It was also performed a comparative study to analyze the ability of the test to differentiate children with and without typical psychomotor development. There were significant differences when gender and age were analyzed. The NP-MOT seems to be a valid and reliable assessment psychomotor test but more psychometric analyses are required. Recommendations for practice are discussed and presented.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaAmorim, Nídia Sofia Januário de2017-09-21T15:24:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14106TID:201701081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:59.755115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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