Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doria, Iuri Spada Kruschewsky
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33667
Resumo: Este relatório analisa e discute o processo de criação do espetáculo/performance Da minha janela, só vejo incêndio, no âmbito do mestrado em teatro, na Universidade de Évora. Partindo do conceito de intervenção urbana, onde os projetos artísticos são realizados no espaço público, se relacionam diretamente à vida urbana e apresentam uma experiência artística usualmente mais acessível, que interage com o espectador dentro do seu espaço cotidiano de deslocamento na cidade, desenvolvi uma performance sobre a mais famosa obra de Jorge Selarón: a Escadaria Selarón, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, considerada hoje um dos maiores pontos turísticos da cidade. À luz da brutal morte do artista em sua própria obra de arte, essa reflexão traz à cena a ressignificação da obra em si, e desta morte, ao mesmo tempo em que discute a desvalorização deste e de todo artista. O abismo entre a célebre Escadaria e o total menosprezo sobre seu criador serviu para assinalar outras dualidades disparadoras da construção dessa performance, como artista e obra, vida e morte, público e privado, entre outras; From my window, all I see is a fire: artistic urban intervention as a space of (re)signification Abstract: This report analyzes and discusses the creation process of the spectacle/performance titled From my window, all I see is a fire, in the scope of the master’s degree in theater, for the University of Évora. Stemming from the concept of urban intervention, where artistic projects are made in the public space, directly relating to urban life and presenting a usually more accessible artistic experience, that interacts with the spectator in their day to day displacement in the city, I have developed a performance about the most famous work by Jorge Selarón: Selarón’s Staircase, in Lapa, the downtown area of Rio de Janeiro, considered today one of the biggest tourist points in town. In light of the artist’s own brutal death in his very own work of art, this reflection brings to center stage the ressignification of the work itself, of this death while simultaneously arguing about the lack of recognition for this and every artist. An abyss between the celebrated Staircase and the total disregard for its creator served to highlight other triggering dualities in the construction of this performance, like artist and work, life and death, public and private, and many more.
id RCAP_f7c208e6c33b3cb7bd90505a02ae986b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significaçãoIntervençãoSelarónPerformanceCidadeUrbanoInterventionSelarónPerformanceCityUrbanEste relatório analisa e discute o processo de criação do espetáculo/performance Da minha janela, só vejo incêndio, no âmbito do mestrado em teatro, na Universidade de Évora. Partindo do conceito de intervenção urbana, onde os projetos artísticos são realizados no espaço público, se relacionam diretamente à vida urbana e apresentam uma experiência artística usualmente mais acessível, que interage com o espectador dentro do seu espaço cotidiano de deslocamento na cidade, desenvolvi uma performance sobre a mais famosa obra de Jorge Selarón: a Escadaria Selarón, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, considerada hoje um dos maiores pontos turísticos da cidade. À luz da brutal morte do artista em sua própria obra de arte, essa reflexão traz à cena a ressignificação da obra em si, e desta morte, ao mesmo tempo em que discute a desvalorização deste e de todo artista. O abismo entre a célebre Escadaria e o total menosprezo sobre seu criador serviu para assinalar outras dualidades disparadoras da construção dessa performance, como artista e obra, vida e morte, público e privado, entre outras; From my window, all I see is a fire: artistic urban intervention as a space of (re)signification Abstract: This report analyzes and discusses the creation process of the spectacle/performance titled From my window, all I see is a fire, in the scope of the master’s degree in theater, for the University of Évora. Stemming from the concept of urban intervention, where artistic projects are made in the public space, directly relating to urban life and presenting a usually more accessible artistic experience, that interacts with the spectator in their day to day displacement in the city, I have developed a performance about the most famous work by Jorge Selarón: Selarón’s Staircase, in Lapa, the downtown area of Rio de Janeiro, considered today one of the biggest tourist points in town. In light of the artist’s own brutal death in his very own work of art, this reflection brings to center stage the ressignification of the work itself, of this death while simultaneously arguing about the lack of recognition for this and every artist. An abyss between the celebrated Staircase and the total disregard for its creator served to highlight other triggering dualities in the construction of this performance, like artist and work, life and death, public and private, and many more.Universidade de Évora2023-01-26T21:44:08Z2023-01-262022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33667http://hdl.handle.net/10174/33667TID:203143922porDepartamento de Artes Cénicastrabalho.iuri@gmail.com203Doria, Iuri Spada Kruschewskyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:29.000255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
title Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
spellingShingle Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
Doria, Iuri Spada Kruschewsky
Intervenção
Selarón
Performance
Cidade
Urbano
Intervention
Selarón
Performance
City
Urban
title_short Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
title_full Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
title_fullStr Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
title_full_unstemmed Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
title_sort Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
author Doria, Iuri Spada Kruschewsky
author_facet Doria, Iuri Spada Kruschewsky
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doria, Iuri Spada Kruschewsky
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção
Selarón
Performance
Cidade
Urbano
Intervention
Selarón
Performance
City
Urban
topic Intervenção
Selarón
Performance
Cidade
Urbano
Intervention
Selarón
Performance
City
Urban
description Este relatório analisa e discute o processo de criação do espetáculo/performance Da minha janela, só vejo incêndio, no âmbito do mestrado em teatro, na Universidade de Évora. Partindo do conceito de intervenção urbana, onde os projetos artísticos são realizados no espaço público, se relacionam diretamente à vida urbana e apresentam uma experiência artística usualmente mais acessível, que interage com o espectador dentro do seu espaço cotidiano de deslocamento na cidade, desenvolvi uma performance sobre a mais famosa obra de Jorge Selarón: a Escadaria Selarón, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, considerada hoje um dos maiores pontos turísticos da cidade. À luz da brutal morte do artista em sua própria obra de arte, essa reflexão traz à cena a ressignificação da obra em si, e desta morte, ao mesmo tempo em que discute a desvalorização deste e de todo artista. O abismo entre a célebre Escadaria e o total menosprezo sobre seu criador serviu para assinalar outras dualidades disparadoras da construção dessa performance, como artista e obra, vida e morte, público e privado, entre outras; From my window, all I see is a fire: artistic urban intervention as a space of (re)signification Abstract: This report analyzes and discusses the creation process of the spectacle/performance titled From my window, all I see is a fire, in the scope of the master’s degree in theater, for the University of Évora. Stemming from the concept of urban intervention, where artistic projects are made in the public space, directly relating to urban life and presenting a usually more accessible artistic experience, that interacts with the spectator in their day to day displacement in the city, I have developed a performance about the most famous work by Jorge Selarón: Selarón’s Staircase, in Lapa, the downtown area of Rio de Janeiro, considered today one of the biggest tourist points in town. In light of the artist’s own brutal death in his very own work of art, this reflection brings to center stage the ressignification of the work itself, of this death while simultaneously arguing about the lack of recognition for this and every artist. An abyss between the celebrated Staircase and the total disregard for its creator served to highlight other triggering dualities in the construction of this performance, like artist and work, life and death, public and private, and many more.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T00:00:00Z
2023-01-26T21:44:08Z
2023-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33667
http://hdl.handle.net/10174/33667
TID:203143922
url http://hdl.handle.net/10174/33667
identifier_str_mv TID:203143922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
trabalho.iuri@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136706417393664