Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33667 |
Resumo: | Este relatório analisa e discute o processo de criação do espetáculo/performance Da minha janela, só vejo incêndio, no âmbito do mestrado em teatro, na Universidade de Évora. Partindo do conceito de intervenção urbana, onde os projetos artísticos são realizados no espaço público, se relacionam diretamente à vida urbana e apresentam uma experiência artística usualmente mais acessível, que interage com o espectador dentro do seu espaço cotidiano de deslocamento na cidade, desenvolvi uma performance sobre a mais famosa obra de Jorge Selarón: a Escadaria Selarón, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, considerada hoje um dos maiores pontos turísticos da cidade. À luz da brutal morte do artista em sua própria obra de arte, essa reflexão traz à cena a ressignificação da obra em si, e desta morte, ao mesmo tempo em que discute a desvalorização deste e de todo artista. O abismo entre a célebre Escadaria e o total menosprezo sobre seu criador serviu para assinalar outras dualidades disparadoras da construção dessa performance, como artista e obra, vida e morte, público e privado, entre outras; From my window, all I see is a fire: artistic urban intervention as a space of (re)signification Abstract: This report analyzes and discusses the creation process of the spectacle/performance titled From my window, all I see is a fire, in the scope of the master’s degree in theater, for the University of Évora. Stemming from the concept of urban intervention, where artistic projects are made in the public space, directly relating to urban life and presenting a usually more accessible artistic experience, that interacts with the spectator in their day to day displacement in the city, I have developed a performance about the most famous work by Jorge Selarón: Selarón’s Staircase, in Lapa, the downtown area of Rio de Janeiro, considered today one of the biggest tourist points in town. In light of the artist’s own brutal death in his very own work of art, this reflection brings to center stage the ressignification of the work itself, of this death while simultaneously arguing about the lack of recognition for this and every artist. An abyss between the celebrated Staircase and the total disregard for its creator served to highlight other triggering dualities in the construction of this performance, like artist and work, life and death, public and private, and many more. |
id |
RCAP_f7c208e6c33b3cb7bd90505a02ae986b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33667 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significaçãoIntervençãoSelarónPerformanceCidadeUrbanoInterventionSelarónPerformanceCityUrbanEste relatório analisa e discute o processo de criação do espetáculo/performance Da minha janela, só vejo incêndio, no âmbito do mestrado em teatro, na Universidade de Évora. Partindo do conceito de intervenção urbana, onde os projetos artísticos são realizados no espaço público, se relacionam diretamente à vida urbana e apresentam uma experiência artística usualmente mais acessível, que interage com o espectador dentro do seu espaço cotidiano de deslocamento na cidade, desenvolvi uma performance sobre a mais famosa obra de Jorge Selarón: a Escadaria Selarón, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, considerada hoje um dos maiores pontos turísticos da cidade. À luz da brutal morte do artista em sua própria obra de arte, essa reflexão traz à cena a ressignificação da obra em si, e desta morte, ao mesmo tempo em que discute a desvalorização deste e de todo artista. O abismo entre a célebre Escadaria e o total menosprezo sobre seu criador serviu para assinalar outras dualidades disparadoras da construção dessa performance, como artista e obra, vida e morte, público e privado, entre outras; From my window, all I see is a fire: artistic urban intervention as a space of (re)signification Abstract: This report analyzes and discusses the creation process of the spectacle/performance titled From my window, all I see is a fire, in the scope of the master’s degree in theater, for the University of Évora. Stemming from the concept of urban intervention, where artistic projects are made in the public space, directly relating to urban life and presenting a usually more accessible artistic experience, that interacts with the spectator in their day to day displacement in the city, I have developed a performance about the most famous work by Jorge Selarón: Selarón’s Staircase, in Lapa, the downtown area of Rio de Janeiro, considered today one of the biggest tourist points in town. In light of the artist’s own brutal death in his very own work of art, this reflection brings to center stage the ressignification of the work itself, of this death while simultaneously arguing about the lack of recognition for this and every artist. An abyss between the celebrated Staircase and the total disregard for its creator served to highlight other triggering dualities in the construction of this performance, like artist and work, life and death, public and private, and many more.Universidade de Évora2023-01-26T21:44:08Z2023-01-262022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33667http://hdl.handle.net/10174/33667TID:203143922porDepartamento de Artes Cénicastrabalho.iuri@gmail.com203Doria, Iuri Spada Kruschewskyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:29.000255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
title |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
spellingShingle |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação Doria, Iuri Spada Kruschewsky Intervenção Selarón Performance Cidade Urbano Intervention Selarón Performance City Urban |
title_short |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
title_full |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
title_fullStr |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
title_full_unstemmed |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
title_sort |
Da minha janela, só vejo incêndio: a intervenção artística urbana como espaço de (re)significação |
author |
Doria, Iuri Spada Kruschewsky |
author_facet |
Doria, Iuri Spada Kruschewsky |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Doria, Iuri Spada Kruschewsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção Selarón Performance Cidade Urbano Intervention Selarón Performance City Urban |
topic |
Intervenção Selarón Performance Cidade Urbano Intervention Selarón Performance City Urban |
description |
Este relatório analisa e discute o processo de criação do espetáculo/performance Da minha janela, só vejo incêndio, no âmbito do mestrado em teatro, na Universidade de Évora. Partindo do conceito de intervenção urbana, onde os projetos artísticos são realizados no espaço público, se relacionam diretamente à vida urbana e apresentam uma experiência artística usualmente mais acessível, que interage com o espectador dentro do seu espaço cotidiano de deslocamento na cidade, desenvolvi uma performance sobre a mais famosa obra de Jorge Selarón: a Escadaria Selarón, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, considerada hoje um dos maiores pontos turísticos da cidade. À luz da brutal morte do artista em sua própria obra de arte, essa reflexão traz à cena a ressignificação da obra em si, e desta morte, ao mesmo tempo em que discute a desvalorização deste e de todo artista. O abismo entre a célebre Escadaria e o total menosprezo sobre seu criador serviu para assinalar outras dualidades disparadoras da construção dessa performance, como artista e obra, vida e morte, público e privado, entre outras; From my window, all I see is a fire: artistic urban intervention as a space of (re)signification Abstract: This report analyzes and discusses the creation process of the spectacle/performance titled From my window, all I see is a fire, in the scope of the master’s degree in theater, for the University of Évora. Stemming from the concept of urban intervention, where artistic projects are made in the public space, directly relating to urban life and presenting a usually more accessible artistic experience, that interacts with the spectator in their day to day displacement in the city, I have developed a performance about the most famous work by Jorge Selarón: Selarón’s Staircase, in Lapa, the downtown area of Rio de Janeiro, considered today one of the biggest tourist points in town. In light of the artist’s own brutal death in his very own work of art, this reflection brings to center stage the ressignification of the work itself, of this death while simultaneously arguing about the lack of recognition for this and every artist. An abyss between the celebrated Staircase and the total disregard for its creator served to highlight other triggering dualities in the construction of this performance, like artist and work, life and death, public and private, and many more. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29T00:00:00Z 2023-01-26T21:44:08Z 2023-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33667 http://hdl.handle.net/10174/33667 TID:203143922 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33667 |
identifier_str_mv |
TID:203143922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Cénicas trabalho.iuri@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136706417393664 |