Inteligência Espiritual: um bem educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14145 |
Resumo: | Faz-se neste artigo um mapeamento da literatura sobre inteligência espiritual. Parte-se das primeiras teorias e percorre-se a evolução das mesmas, sinalizando os principais marcos tais como a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995), a inteligência emocional de Goleman (1997) e a inteligência espiritual de Emmons (1999) e Zohar e Marshall (2004), prosseguindo-se com a análise do contributo de vários autores até 2013. Procura-se ainda evidenciar a necessidade de considerar este tipo de inteligência no campo da educação, nomeadamente as suas categorias de transcendência e integração que se nos afiguram como uma base adequada para a prossecução de uma educação transformadora |
id |
RCAP_f7d1dfbe458d317ca20ea5d520692632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência Espiritual: um bem educativoSpiritual Intelligence: an educational assetTeorias da inteligênciaInteligência espiritualEducaçãoFaz-se neste artigo um mapeamento da literatura sobre inteligência espiritual. Parte-se das primeiras teorias e percorre-se a evolução das mesmas, sinalizando os principais marcos tais como a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995), a inteligência emocional de Goleman (1997) e a inteligência espiritual de Emmons (1999) e Zohar e Marshall (2004), prosseguindo-se com a análise do contributo de vários autores até 2013. Procura-se ainda evidenciar a necessidade de considerar este tipo de inteligência no campo da educação, nomeadamente as suas categorias de transcendência e integração que se nos afiguram como uma base adequada para a prossecução de uma educação transformadoraThis article maps the literature on spiritual intelligence. It starts by considering the first theories and follows their evolution, stressing some turning points such as the theory of multiple intelligences (Gardner, 1995), emotional intelligence (Goleman, 1997) and spiritual intelligence (Emmons, 1999; Zohar and Marshall, 2004). Further the contributions of other authors are analysed until 2013. We also seek to highlight the need of considering this type of intelligence in Education, namely its categories of transcendence and integration, which seem to us an adequate basis upon which a transformational education can be carried outInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBAntunes, Roque RodriguesSilva, Ana Paula2017-03-15T12:14:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14145porAntunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula (2015). Inteligência Espiritual: um bem educativo = Spiritual Intelligence: an educational asset. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 7:11645-477410.34620/eduser.v7i1.62info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:20Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:04.122539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência Espiritual: um bem educativo Spiritual Intelligence: an educational asset |
title |
Inteligência Espiritual: um bem educativo |
spellingShingle |
Inteligência Espiritual: um bem educativo Antunes, Roque Rodrigues Teorias da inteligência Inteligência espiritual Educação |
title_short |
Inteligência Espiritual: um bem educativo |
title_full |
Inteligência Espiritual: um bem educativo |
title_fullStr |
Inteligência Espiritual: um bem educativo |
title_full_unstemmed |
Inteligência Espiritual: um bem educativo |
title_sort |
Inteligência Espiritual: um bem educativo |
author |
Antunes, Roque Rodrigues |
author_facet |
Antunes, Roque Rodrigues Silva, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Roque Rodrigues Silva, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias da inteligência Inteligência espiritual Educação |
topic |
Teorias da inteligência Inteligência espiritual Educação |
description |
Faz-se neste artigo um mapeamento da literatura sobre inteligência espiritual. Parte-se das primeiras teorias e percorre-se a evolução das mesmas, sinalizando os principais marcos tais como a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995), a inteligência emocional de Goleman (1997) e a inteligência espiritual de Emmons (1999) e Zohar e Marshall (2004), prosseguindo-se com a análise do contributo de vários autores até 2013. Procura-se ainda evidenciar a necessidade de considerar este tipo de inteligência no campo da educação, nomeadamente as suas categorias de transcendência e integração que se nos afiguram como uma base adequada para a prossecução de uma educação transformadora |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-03-15T12:14:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14145 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula (2015). Inteligência Espiritual: um bem educativo = Spiritual Intelligence: an educational asset. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 7:1 1645-4774 10.34620/eduser.v7i1.62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135287098474496 |