Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5594 |
Resumo: | A cidade de Lisboa tem vindo a apresentar uma longa história de desarticulação entre o espaço público e as estações de metropolitano e de comboio, bem como entre os dois sistemas. No entanto, a análise de um espaço da capital em particular, na zona do Largo do Rato, permite-nos compreender que a articulação da infraestrutura subterrânea com a cidade, e ainda entre os dois sistemas de transporte público — na intersecção da Linha de Sintra do comboio com a Linha Amarela do Metropolitano — não só poderá ser possível, como geradora de inúmeras oportunidades — de criação de espaço público e de circulação. A partir do estudo cuidado da cartografia histórica, mas também dos mecanismos próprios do projecto, é então lançada uma hipótese de articulação de sistemas, que poderia ser adaptada a outros pontos da cidade, aumentando a mobilidade em geral, mas igualmente a fruição do espaço público. |
id |
RCAP_f7dbfdb004bf9a96926e6409bcbcfc31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/5594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em LisboaTransporte PúblicoEspaço PúblicoLargo Do RatoAuto-PalaceA cidade de Lisboa tem vindo a apresentar uma longa história de desarticulação entre o espaço público e as estações de metropolitano e de comboio, bem como entre os dois sistemas. No entanto, a análise de um espaço da capital em particular, na zona do Largo do Rato, permite-nos compreender que a articulação da infraestrutura subterrânea com a cidade, e ainda entre os dois sistemas de transporte público — na intersecção da Linha de Sintra do comboio com a Linha Amarela do Metropolitano — não só poderá ser possível, como geradora de inúmeras oportunidades — de criação de espaço público e de circulação. A partir do estudo cuidado da cartografia histórica, mas também dos mecanismos próprios do projecto, é então lançada uma hipótese de articulação de sistemas, que poderia ser adaptada a outros pontos da cidade, aumentando a mobilidade em geral, mas igualmente a fruição do espaço público.2022-08-30T14:50:50Z2022-07-27T00:00:00Z2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5594TID:203057228porRocha, Cláudia Beatriz Peixoto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:10:06Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:54.695444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
title |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
spellingShingle |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa Rocha, Cláudia Beatriz Peixoto da Silva Transporte Público Espaço Público Largo Do Rato Auto-Palace |
title_short |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
title_full |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
title_fullStr |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
title_full_unstemmed |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
title_sort |
Articular sistemas: Comboio, Metropolitano e Espaço Público no Interior de um Quarteirão Junto ao Largo do Rato, em Lisboa |
author |
Rocha, Cláudia Beatriz Peixoto da Silva |
author_facet |
Rocha, Cláudia Beatriz Peixoto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Cláudia Beatriz Peixoto da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte Público Espaço Público Largo Do Rato Auto-Palace |
topic |
Transporte Público Espaço Público Largo Do Rato Auto-Palace |
description |
A cidade de Lisboa tem vindo a apresentar uma longa história de desarticulação entre o espaço público e as estações de metropolitano e de comboio, bem como entre os dois sistemas. No entanto, a análise de um espaço da capital em particular, na zona do Largo do Rato, permite-nos compreender que a articulação da infraestrutura subterrânea com a cidade, e ainda entre os dois sistemas de transporte público — na intersecção da Linha de Sintra do comboio com a Linha Amarela do Metropolitano — não só poderá ser possível, como geradora de inúmeras oportunidades — de criação de espaço público e de circulação. A partir do estudo cuidado da cartografia histórica, mas também dos mecanismos próprios do projecto, é então lançada uma hipótese de articulação de sistemas, que poderia ser adaptada a outros pontos da cidade, aumentando a mobilidade em geral, mas igualmente a fruição do espaço público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30T14:50:50Z 2022-07-27T00:00:00Z 2022-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/5594 TID:203057228 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/5594 |
identifier_str_mv |
TID:203057228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136799779454976 |