A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabaçal, Eduarda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486
Resumo: A figura da rainha Genevra, quer seja pela sua presença ou pela sua ausência, ilustra não poucas vezes o rumo ideológico de um determinado momento da trama narrativa do romance arturiano. É nesse sentido que nos propomos analisar aqui o papel da rainha na parte inicial do romance contido no ms. 2594 da Biblioteca Nacional de Viena, conhecido como A Demanda do Santo Graal e que corresponde ao episódio do Pentecostes do Graal. Será neste episódio que, estando todos reunidos, se dará a aparição do Graal e se dará início à aventura da demanda deste. Centraremos, portanto, a nossa atenção nas ações da rainha, na sua presença ou ausência nos momentos mais determinantes da narrativa, procurando retirar desta análise as possíveis ilações quanto à compatibilidade/incompatibilidade rainha-Graal, que nos parecem determinar o curso da narrativa até à queda do mundo arturiano.
id RCAP_f7e1677714520389aa8ddabd5215e2da
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)A figura da rainha Genevra, quer seja pela sua presença ou pela sua ausência, ilustra não poucas vezes o rumo ideológico de um determinado momento da trama narrativa do romance arturiano. É nesse sentido que nos propomos analisar aqui o papel da rainha na parte inicial do romance contido no ms. 2594 da Biblioteca Nacional de Viena, conhecido como A Demanda do Santo Graal e que corresponde ao episódio do Pentecostes do Graal. Será neste episódio que, estando todos reunidos, se dará a aparição do Graal e se dará início à aventura da demanda deste. Centraremos, portanto, a nossa atenção nas ações da rainha, na sua presença ou ausência nos momentos mais determinantes da narrativa, procurando retirar desta análise as possíveis ilações quanto à compatibilidade/incompatibilidade rainha-Graal, que nos parecem determinar o curso da narrativa até à queda do mundo arturiano.Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais2018-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3486Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais; N.º 1 (2016): Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais; 93-1402183-9301reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486https://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486/3246Direitos de Autor (c) 2018 Guarecer: Revista eletrónica de Estudos Medievaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRabaçal, Eduarda2022-12-02T11:37:13Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:20.668496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
title A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
spellingShingle A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
Rabaçal, Eduarda
title_short A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
title_full A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
title_fullStr A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
title_full_unstemmed A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
title_sort A rainha Genevra no Pentecostes do Graal do ms. 2594 da Oesterreichische Nationalbibliothek (Demanda do Santo Graal)
author Rabaçal, Eduarda
author_facet Rabaçal, Eduarda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabaçal, Eduarda
description A figura da rainha Genevra, quer seja pela sua presença ou pela sua ausência, ilustra não poucas vezes o rumo ideológico de um determinado momento da trama narrativa do romance arturiano. É nesse sentido que nos propomos analisar aqui o papel da rainha na parte inicial do romance contido no ms. 2594 da Biblioteca Nacional de Viena, conhecido como A Demanda do Santo Graal e que corresponde ao episódio do Pentecostes do Graal. Será neste episódio que, estando todos reunidos, se dará a aparição do Graal e se dará início à aventura da demanda deste. Centraremos, portanto, a nossa atenção nas ações da rainha, na sua presença ou ausência nos momentos mais determinantes da narrativa, procurando retirar desta análise as possíveis ilações quanto à compatibilidade/incompatibilidade rainha-Graal, que nos parecem determinar o curso da narrativa até à queda do mundo arturiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3486
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486
identifier_str_mv oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486
https://ojs.letras.up.pt/index.php/gua/article/view/3486/3246
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Guarecer: Revista eletrónica de Estudos Medievais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Guarecer: Revista eletrónica de Estudos Medievais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais
publisher.none.fl_str_mv Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais
dc.source.none.fl_str_mv Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais; N.º 1 (2016): Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais; 93-140
2183-9301
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130607971729408