RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25751/rspa.27445 |
Resumo: | Introdução: Na educação médica, os currículos integrados tornaram-se um conceito popular que se difundiu globalmente atingindo diversas organizações de acreditação médica. Um currículo integrado pode ser descrito, por exemplo, como a integração da ética e aptidões clínicas desde o início do curso de medicina; combinar experiências clínicas e ciências básicas numa única unidade curricular; integrar a exposição clínica real em estágios desde o início do curso. Dito isso, é possível formular perguntas úteis: se estamos ensinando com uma abordagem integrativa, por que avaliamos de forma fragmentada? É possível criar/demonstrar um método de avaliação multivariado válido, capaz de considerar um plano curricular completo? Objetivos: i) Caracterizar as turmas do MIM-UAlg entre 2009 e 2017 (já graduadas) com base na demografia, formação de base, o seu processo de seleção e momentos de avaliativos durante o curso; ii) Proposta e demonstração de um novo modelo de avaliação multivariado capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base em todo o currículo. Materiais e Métodos: Para este projeto foi selecionada uma coorte de 331 alunos graduados no MIM-UAlg. Todos os dados foram tratados com o software IBM® SPSS® Statistics versão 28. Este projeto baseia-se numa análise descritiva, inferencial e multivariada das turmas de 2009 a 2017. Resultados e Discussão: A análise sociodemográfica não revelou diferença estatisticamente significativa nas variáveis entre as coortes selecionadas. Foi possível definir cada ano quanto à sua capacidade de diferenciar os alunos ao longo de todo o currículo. O quarto ano revelou diferenças estatisticamente significativas para todas as suas unidades curriculares enquanto o sexto ano não revelou nenhuma. Os resultados da análise do processo de seleção foram estatisticamente significativos na comparação de todas as coortes, o que era esperado. Conclusão: Neste projeto, pudemos demonstrar um novo método de avaliação capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base na totalidade do currículo médico. |
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