RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, João
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marreiros, Ana, Nzwalo, Hipólito, Marvão, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25751/rspa.27445
Resumo: Introdução: Na educação médica, os currículos integrados tornaram-se um conceito popular que se difundiu globalmente atingindo diversas organizações de acreditação médica. Um currículo integrado pode ser descrito, por exemplo, como a integração da ética e aptidões clínicas desde o início do curso de medicina; combinar experiências clínicas e ciências básicas numa única unidade curricular; integrar a exposição clínica real em estágios desde o início do curso. Dito isso, é possível formular perguntas úteis: se estamos ensinando com uma abordagem integrativa, por que avaliamos de forma fragmentada? É possível criar/demonstrar um método de avaliação multivariado válido, capaz de considerar um plano curricular completo? Objetivos: i) Caracterizar as turmas do MIM-UAlg entre 2009 e 2017 (já graduadas) com base na demografia, formação de base, o seu processo de seleção e momentos de avaliativos durante o curso; ii) Proposta e demonstração de um novo modelo de avaliação multivariado capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base em todo o currículo. Materiais e Métodos: Para este projeto foi selecionada uma coorte de 331 alunos graduados no MIM-UAlg. Todos os dados foram tratados com o software IBM® SPSS® Statistics versão 28. Este projeto baseia-se numa análise descritiva, inferencial e multivariada das turmas de 2009 a 2017. Resultados e Discussão: A análise sociodemográfica não revelou diferença estatisticamente significativa nas variáveis entre as coortes selecionadas. Foi possível definir cada ano quanto à sua capacidade de diferenciar os alunos ao longo de todo o currículo. O quarto ano revelou diferenças estatisticamente significativas para todas as suas unidades curriculares enquanto o sexto ano não revelou nenhuma. Os resultados da análise do processo de seleção foram estatisticamente significativos na comparação de todas as coortes, o que era esperado. Conclusão: Neste projeto, pudemos demonstrar um novo método de avaliação capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base na totalidade do currículo médico.
id RCAP_f7e9cd3ee6551d31c1afa08bf58dcf5e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)Resumos de CongressoIntrodução: Na educação médica, os currículos integrados tornaram-se um conceito popular que se difundiu globalmente atingindo diversas organizações de acreditação médica. Um currículo integrado pode ser descrito, por exemplo, como a integração da ética e aptidões clínicas desde o início do curso de medicina; combinar experiências clínicas e ciências básicas numa única unidade curricular; integrar a exposição clínica real em estágios desde o início do curso. Dito isso, é possível formular perguntas úteis: se estamos ensinando com uma abordagem integrativa, por que avaliamos de forma fragmentada? É possível criar/demonstrar um método de avaliação multivariado válido, capaz de considerar um plano curricular completo? Objetivos: i) Caracterizar as turmas do MIM-UAlg entre 2009 e 2017 (já graduadas) com base na demografia, formação de base, o seu processo de seleção e momentos de avaliativos durante o curso; ii) Proposta e demonstração de um novo modelo de avaliação multivariado capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base em todo o currículo. Materiais e Métodos: Para este projeto foi selecionada uma coorte de 331 alunos graduados no MIM-UAlg. Todos os dados foram tratados com o software IBM® SPSS® Statistics versão 28. Este projeto baseia-se numa análise descritiva, inferencial e multivariada das turmas de 2009 a 2017. Resultados e Discussão: A análise sociodemográfica não revelou diferença estatisticamente significativa nas variáveis entre as coortes selecionadas. Foi possível definir cada ano quanto à sua capacidade de diferenciar os alunos ao longo de todo o currículo. O quarto ano revelou diferenças estatisticamente significativas para todas as suas unidades curriculares enquanto o sexto ano não revelou nenhuma. Os resultados da análise do processo de seleção foram estatisticamente significativos na comparação de todas as coortes, o que era esperado. Conclusão: Neste projeto, pudemos demonstrar um novo método de avaliação capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base na totalidade do currículo médico.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.27445por0871-6099Pacheco, JoãoMarreiros, AnaNzwalo, HipólitoMarvão, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:07.012173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
title RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
spellingShingle RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
Pacheco, João
Resumos de Congresso
title_short RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
title_full RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
title_fullStr RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
title_full_unstemmed RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
title_sort RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
author Pacheco, João
author_facet Pacheco, João
Marreiros, Ana
Nzwalo, Hipólito
Marvão, Pedro
author_role author
author2 Marreiros, Ana
Nzwalo, Hipólito
Marvão, Pedro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, João
Marreiros, Ana
Nzwalo, Hipólito
Marvão, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Resumos de Congresso
topic Resumos de Congresso
description Introdução: Na educação médica, os currículos integrados tornaram-se um conceito popular que se difundiu globalmente atingindo diversas organizações de acreditação médica. Um currículo integrado pode ser descrito, por exemplo, como a integração da ética e aptidões clínicas desde o início do curso de medicina; combinar experiências clínicas e ciências básicas numa única unidade curricular; integrar a exposição clínica real em estágios desde o início do curso. Dito isso, é possível formular perguntas úteis: se estamos ensinando com uma abordagem integrativa, por que avaliamos de forma fragmentada? É possível criar/demonstrar um método de avaliação multivariado válido, capaz de considerar um plano curricular completo? Objetivos: i) Caracterizar as turmas do MIM-UAlg entre 2009 e 2017 (já graduadas) com base na demografia, formação de base, o seu processo de seleção e momentos de avaliativos durante o curso; ii) Proposta e demonstração de um novo modelo de avaliação multivariado capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base em todo o currículo. Materiais e Métodos: Para este projeto foi selecionada uma coorte de 331 alunos graduados no MIM-UAlg. Todos os dados foram tratados com o software IBM® SPSS® Statistics versão 28. Este projeto baseia-se numa análise descritiva, inferencial e multivariada das turmas de 2009 a 2017. Resultados e Discussão: A análise sociodemográfica não revelou diferença estatisticamente significativa nas variáveis entre as coortes selecionadas. Foi possível definir cada ano quanto à sua capacidade de diferenciar os alunos ao longo de todo o currículo. O quarto ano revelou diferenças estatisticamente significativas para todas as suas unidades curriculares enquanto o sexto ano não revelou nenhuma. Os resultados da análise do processo de seleção foram estatisticamente significativos na comparação de todas as coortes, o que era esperado. Conclusão: Neste projeto, pudemos demonstrar um novo método de avaliação capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base na totalidade do currículo médico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25751/rspa.27445
url https://doi.org/10.25751/rspa.27445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-6099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130758185484288