Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elisabete X
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/137417
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
id RCAP_f7ebabd827030c7a474e1723171cf0d1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/137417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infânciaPedagogy of presence in kindergarten teachers’ initial trainingPerspectives about its (im)potencies within a pandemic frameworkPerspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemiaPedagogiaEducação de infânciaFormação inicialPandemia de Covid-19PedagogyChildhood educationInitial training of childhood educatorsCovid-19 pandemicsUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020O artigo que aqui se propõe discute um conjunto de ideias em torno da formação inicial de educadoras/es de infância que se tornaram especialmente visíveis no contexto da pandemia provocada pela doença Covid-19. A partir do lugar ambíguo da educação de infância no sistema educativo português, pretende-se dar eco a questões emergentes e ao seu impacto na vivência da pedagogia do ensino superior, especialmente no que diz respeito ao isomorfismo da formação inicial e às potencialidades do que se faz e do que escolhe não fazer na formação inicial. Apresenta-se o caso de duas escolas superiores de educação da área metropolitana de Lisboa, uma pública e uma privada, ambas com uma história de várias décadas na formação inicial de educadoras de infância. O foco será colocado na experiência de ensino não presencial, com especial ênfase na resposta dada aos estágios curriculares previstos para o 2º semestre de 2019/2020. The article proposed here discusses a set of ideas around the initial training of early childhood educators that became especially visible in the context of the pandemic caused by Covid-19. From the ambiguous place of childhood education in the Portuguese educational system, it is intended to echo emerging issues and their impact on the experience of higher education pedagogy, especially with regard to the isomorphism of initial training and the potential of what is made and not made in the initial training. The case of two higher education schools in the metropolitan area of Lisbon is presented, one public and one private, both with a history of several decades in the initial training of early childhood educators. The focus will be placed on at distance teaching experience, with special emphasis on the response given to the curricular internships planned for the 2nd semester of 2019/2020.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNGomes, Elisabete X2022-05-04T22:45:15Z2021-01-292021-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/137417por1980-4512PURE: 42982122https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79039info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:55Zoai:run.unl.pt:10362/137417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:50.106088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
Pedagogy of presence in kindergarten teachers’ initial trainingPerspectives about its (im)potencies within a pandemic framework
Perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia
title Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
spellingShingle Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
Gomes, Elisabete X
Pedagogia
Educação de infância
Formação inicial
Pandemia de Covid-19
Pedagogy
Childhood education
Initial training of childhood educators
Covid-19 pandemics
title_short Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
title_full Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
title_fullStr Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
title_full_unstemmed Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
title_sort Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância
author Gomes, Elisabete X
author_facet Gomes, Elisabete X
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elisabete X
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Educação de infância
Formação inicial
Pandemia de Covid-19
Pedagogy
Childhood education
Initial training of childhood educators
Covid-19 pandemics
topic Pedagogia
Educação de infância
Formação inicial
Pandemia de Covid-19
Pedagogy
Childhood education
Initial training of childhood educators
Covid-19 pandemics
description UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
2021-01-29T00:00:00Z
2022-05-04T22:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/137417
url http://hdl.handle.net/10362/137417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-4512
PURE: 42982122
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138089078095872