A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.52 |
Resumo: | Este texto analisa o filme Jogo de cena (2007), de Eduardo Coutinho, recorrendo aos conceitos de filme-ensaio e de teatralidade e tendo como contexto histórico o documentário brasileiro contemporâneo. Pensado como exercício livre das regras de género, o filme-ensaio requer a presença explícita de uma dimensão reflexiva que se apoia no emprego de formas e técnicas cinematográficas concretas. Se filmes como Lettre de Sibérie, Deux ou trois choses que je sais d’elle (1966), de Godard, ou também Santiago (2007), de João Moreira Salles, são ensaios que se constituem pela justaposição entre comentário over e imagem, Jogo de cena, ao contrário, se apoia somente na entrevista em som direto. A indistinção entre mulheres voluntárias que narram a sua própria experiência e atrizes que seguem um script tornam os seus relatos de vida, cada qual a seu modo, expressivos, embora não necessariamente ‘verdadeiros’. Forma de comentar a teatralidade implicada na relação entre depoente, câmera e cineasta, esta indefinição obriga a repensar a relação entre registro documental e teatro, pessoa e personagem, dando ensejo a uma reflexão sobre o sujeito como um constructo e os seus ‘relatos de vida’ como performances catalisadas pelo efeito-câmera. Coutinho inova porque trabalha a reflexividade numa intersecção em que o meta-cinema encontra o meta-teatro, constituindo um filme-ensaio. |
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A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneoTheatricality as a vector of the film-essay in contemporary Brazilian documentaryBrazilian documentaryEduardo Coutinhoessay-filmreflexivityteatricalityDocumentário brasileiroEduardo Coutinhofilme-ensaioreflexividadeteatralidadeEste texto analisa o filme Jogo de cena (2007), de Eduardo Coutinho, recorrendo aos conceitos de filme-ensaio e de teatralidade e tendo como contexto histórico o documentário brasileiro contemporâneo. Pensado como exercício livre das regras de género, o filme-ensaio requer a presença explícita de uma dimensão reflexiva que se apoia no emprego de formas e técnicas cinematográficas concretas. Se filmes como Lettre de Sibérie, Deux ou trois choses que je sais d’elle (1966), de Godard, ou também Santiago (2007), de João Moreira Salles, são ensaios que se constituem pela justaposição entre comentário over e imagem, Jogo de cena, ao contrário, se apoia somente na entrevista em som direto. A indistinção entre mulheres voluntárias que narram a sua própria experiência e atrizes que seguem um script tornam os seus relatos de vida, cada qual a seu modo, expressivos, embora não necessariamente ‘verdadeiros’. Forma de comentar a teatralidade implicada na relação entre depoente, câmera e cineasta, esta indefinição obriga a repensar a relação entre registro documental e teatro, pessoa e personagem, dando ensejo a uma reflexão sobre o sujeito como um constructo e os seus ‘relatos de vida’ como performances catalisadas pelo efeito-câmera. Coutinho inova porque trabalha a reflexividade numa intersecção em que o meta-cinema encontra o meta-teatro, constituindo um filme-ensaio.The current essay analyses Eduardo Coutinho’s Jogo de Cena (2007). The concepts at play are those of film-essay, and of theatricality, within the historical context of Brazilian documentary films. Designed as free exercise of the rules of genre, film-essay requires the explicit presence of a reflexive dimension, supported on the use of specific film forms and techniques. Unlike essays composed from the juxtaposition of comments over images, such as Godard’s Lettre de Sibérie, Deux ou trois choses que je sais d’elle (1966), or João Moreira Salles’s Santiago (2007), Jogo de Cena is solely based on interviews with direct sound. The impossibility of distinguishing between voluntary women, who narrate their own experience and actresses following a script make their life reports to different extents expressive, if not ‘true.’ This indefinition, a way of commenting on the theatricality implicated in the relation between deponent, camera, and filmmaker, invites that one rethinks the relation between theatre and documentary report, person and persona, which calls forth a reflection on how the subject as construction, and his/her ‘life-reports’ as performances triggered by the camera-effect. Coutinho innovates in this film, for he operates on reflexivity at a crossroads where meta-cinema meets meta-theatre in a film-essay.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2014-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.52https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.52Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 1 No 1 (2014): Digital cinephilia; 33-48Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 1 n. 1 (2014): Cinefilia digital; 33-482183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/52http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/52/19http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/52/htmlXavier, Ismailinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:01:32Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/52Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:09.159945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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