A educação no caminho do asilo: A resposta dos sistemas de ensino na integração das crianças refugiadas na Alemanha, França e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Mariana Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24333
Resumo: Num contexto em que proliferam os percursos de asilo de crianças refugiadas e onde a migração forçada é cada vez mais expressiva, este trabalho procurou aprofundar o conhecimento sobre como contribuem os sistemas de ensino para a integração das crianças refugiadas na Alemanha, França e Portugal, no âmbito do programa de recolocação voluntária lançado em 2020. Utilizando a metodologia qualitativa de análise documental, através dos relatórios AIDA, exploram-se as tendências, convergências e divergências nas respostas nacionais de integração escolar das crianças refugiadas. Conclui-se pelo reconhecimento do papel de referência dos sistemas de ensino e da escola na integração e desenvolvimento das crianças, assim como a importância de uma integração gradual no sistema de ensino e o reforço da aprendizagem da língua. Contudo, e não obstante os avanços verificados e as respostas adotadas, subsistem ainda obstáculos no acesso à educação, nomeadamente para as crianças que se encontram perto de atingir a maioridade, para as que são acolhidas em determinadas respostas de acolhimento e para as com menor escolaridade, decorrente dos percursos de asilo. A ausência de recolha sistemática de dados e informação sobre o tema evidencia a premência do aprofundamento do conhecimento sobre este campo de investigação.
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