O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1346 |
Resumo: | A presente comunicação insere-se no âmbito de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado numa turma de informática da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) durante o ano letivo 2010/2011, com o objetivo de compreender o contributo do Facebook na promoção do envelhecimento ativo. Genericamente, este estudo consistiu na observação não participante dos idosos da turma de informática, na realização de entrevistas semiestruturadas aos idosos e á professora de informática e também na aplicação de uma grelha de exploração cronológica baseada nas funcionalidades do Facebook. Os resultados deste estudo permitiram constatar que o Facebook é uma rede social digital extensível a todas as idades, é uma ferramenta digital que promove a socialização, combate o isolamento, contribuindo igualmente para uma aprendizagem ao longo da vida, permitindo criar condições para que os idosos possam ter um mais adequado envelhecimento ativo. |
id |
RCAP_f7ff234887b77bb66ace89171ef2de29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vidaTICIdososWEB 2.0FacebookEnvelhecimento ativoA presente comunicação insere-se no âmbito de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado numa turma de informática da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) durante o ano letivo 2010/2011, com o objetivo de compreender o contributo do Facebook na promoção do envelhecimento ativo. Genericamente, este estudo consistiu na observação não participante dos idosos da turma de informática, na realização de entrevistas semiestruturadas aos idosos e á professora de informática e também na aplicação de uma grelha de exploração cronológica baseada nas funcionalidades do Facebook. Os resultados deste estudo permitiram constatar que o Facebook é uma rede social digital extensível a todas as idades, é uma ferramenta digital que promove a socialização, combate o isolamento, contribuindo igualmente para uma aprendizagem ao longo da vida, permitindo criar condições para que os idosos possam ter um mais adequado envelhecimento ativo.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPáscoa, GinaGil, Henrique2012-07-09T09:30:17Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1346porPÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2012) - O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida. In 7ª Conferencia Ibérica de Sistemas Y Tecnologías de Información, Madrid, 20-23 de Junho - Sistemas y Tecnologias de Información : atas : Madrid (Espanha) : AISTI – UPM. p. 544-549.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:48.319857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
title |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
spellingShingle |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida Páscoa, Gina TIC Idosos WEB 2.0 Envelhecimento ativo |
title_short |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
title_full |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
title_fullStr |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
title_sort |
O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida |
author |
Páscoa, Gina |
author_facet |
Páscoa, Gina Gil, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Páscoa, Gina Gil, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Idosos WEB 2.0 Envelhecimento ativo |
topic |
TIC Idosos WEB 2.0 Envelhecimento ativo |
description |
A presente comunicação insere-se no âmbito de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado numa turma de informática da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) durante o ano letivo 2010/2011, com o objetivo de compreender o contributo do Facebook na promoção do envelhecimento ativo. Genericamente, este estudo consistiu na observação não participante dos idosos da turma de informática, na realização de entrevistas semiestruturadas aos idosos e á professora de informática e também na aplicação de uma grelha de exploração cronológica baseada nas funcionalidades do Facebook. Os resultados deste estudo permitiram constatar que o Facebook é uma rede social digital extensível a todas as idades, é uma ferramenta digital que promove a socialização, combate o isolamento, contribuindo igualmente para uma aprendizagem ao longo da vida, permitindo criar condições para que os idosos possam ter um mais adequado envelhecimento ativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-09T09:30:17Z 2012-06 2012-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1346 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2012) - O facebook e os idosos : a importância do software social na aprendizagem ao longo da vida. In 7ª Conferencia Ibérica de Sistemas Y Tecnologías de Información, Madrid, 20-23 de Junho - Sistemas y Tecnologias de Información : atas : Madrid (Espanha) : AISTI – UPM. p. 544-549. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130785798684672 |