Discos pedidos: as motivações da audiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1307 |
Resumo: | Pensar a rádio como meio de comunicação de massas capaz de gerar comunidades e satisfazer necessidades dos seus ouvintes é o fio condutor deste trabalho. Os programas de discos pedidos juntam-se a esta investigação pela particularidade de estarem em grelha há muitos anos e por serem um bom objecto de estudo, dentro da temática e do meio a investigar. A teoria dos usos e gratificações, bem como os conceitos de interactividade e de comunicação como ritual têm destaque no estudo, e auxiliam o seu desenvolvimento. Duvidas sobre os tipos de motivações que contribuem para os ouvintes participarem nos programas de discos pedidos, e quais as necessidades que estes esperam ver satisfeitas, bem como a capacidade que este tipo de programas tem para formara uma comunidade, estão no centro desta investigação. |
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Discos pedidos: as motivações da audiênciaRádio - Aspectos históricos - PortugalRádios locais - Discos pedidos - PortugalRádios locais - Comunidade - InteracçãoPensar a rádio como meio de comunicação de massas capaz de gerar comunidades e satisfazer necessidades dos seus ouvintes é o fio condutor deste trabalho. Os programas de discos pedidos juntam-se a esta investigação pela particularidade de estarem em grelha há muitos anos e por serem um bom objecto de estudo, dentro da temática e do meio a investigar. A teoria dos usos e gratificações, bem como os conceitos de interactividade e de comunicação como ritual têm destaque no estudo, e auxiliam o seu desenvolvimento. Duvidas sobre os tipos de motivações que contribuem para os ouvintes participarem nos programas de discos pedidos, e quais as necessidades que estes esperam ver satisfeitas, bem como a capacidade que este tipo de programas tem para formara uma comunidade, estão no centro desta investigação.The leitmotif of the present work is to analyse radio as a mass media that can generate communities and satisfy the needs of its listeners. Radio requests shows are here investigated not only for their value as a study object in this thematic, but also for the particularity of being a long-standing broadcasting format. The uses and gratifications theory as well as the interactivity and comunication-as-ritual concepts are emphasized in the study and assist its development. At the core of this research lie doubts about the motivations that underlie listeners‟s participation on the radio requests shows and the needs that this participation intent to fulfill, as well as of the power of this programme format to generate communities.Universidade da Beira InteriorCarvalheiro, José Ricardo PintouBibliorumHonorato, Inês2013-09-03T10:30:59Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.752633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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