O desenvolvimento das percepções de valor pessoal e de competência escolar em estudantes do 2.° e do 3.° ciclos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100007 |
Resumo: | O presente artigo analisa as trajectórias desenvolvimentistas da percepção que as crianças têm da sua competência escolar e dó seu valor pessoal, bem como o impacto do rendimento escolar, da retenção no mesmo ano e das transições escolares nessas percepções. Estas variáveis foram avaliadas em 526 estudantes portugueses, 245 raparigas e 281 rapazes, do 5° ao 9.° ano de escolaridade. Os resultados indicam que: (a) existem trajectórias desenvolvimentistas diferentes para os dois géneros, sendo de forma geral as auto-avaliações dos rapazes mais positivas do que as das raparigas; (b) os estudantes com um melhor desempenho vêem-se como mais competentes na escola do que aqueles com um baixo rendimento; e (c) a mudança de escola parece afectar negativamente as percepções dos estudantes, mas só a partir do 7.° ano de escolaridade. Por último, discutem-se as implicações destes resultados para o planeamento de intervenções clínicas e educacionais que procuram promover o sucesso escolar. |
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O desenvolvimento das percepções de valor pessoal e de competência escolar em estudantes do 2.° e do 3.° ciclosCompetência escolarvalor pessoalrendimento escolardesenvolvimento infantilO presente artigo analisa as trajectórias desenvolvimentistas da percepção que as crianças têm da sua competência escolar e dó seu valor pessoal, bem como o impacto do rendimento escolar, da retenção no mesmo ano e das transições escolares nessas percepções. Estas variáveis foram avaliadas em 526 estudantes portugueses, 245 raparigas e 281 rapazes, do 5° ao 9.° ano de escolaridade. Os resultados indicam que: (a) existem trajectórias desenvolvimentistas diferentes para os dois géneros, sendo de forma geral as auto-avaliações dos rapazes mais positivas do que as das raparigas; (b) os estudantes com um melhor desempenho vêem-se como mais competentes na escola do que aqueles com um baixo rendimento; e (c) a mudança de escola parece afectar negativamente as percepções dos estudantes, mas só a partir do 7.° ano de escolaridade. Por último, discutem-se as implicações destes resultados para o planeamento de intervenções clínicas e educacionais que procuram promover o sucesso escolar.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100007Psicologia v.18 n.1 2004reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100007Sá,Isabel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:34Zoai:scielo:S0874-20492004000100007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:50.422429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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