O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9434
Resumo: O preço é uma variável do marketing mix que os consumidores têm sempre em consideração no momento de uma decisão de compra. A assunção mais comum é que os consumidores comparam preços entre produtos similares de marcas concorrentes e/ou entre produtos similares dentro da gama de uma marca, usando depois essa informação para, em função de uma relação custo/benefício pessoal, formar a sua decisão de compra. O que este estudo pretende analisar é se esse referencial de preço (i.e. o valor que influencia a decisão de compra) pode ser gerado por produtos não relacionados com a categoria em análise no processo de compra pelo consumidor (e.g. o preço de um sumo engarrafado influenciar a referência de preço de um consumidor que está no processo de compra de molhos), ou seja, se existe um efeito de preço âncora entre categorias não relacionadas de produtos.
id RCAP_f82580e7371c95a65911e0ce88bd4ab0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não ComparáveispreçoâncorapercepçãocomportamentoconsumidoresO preço é uma variável do marketing mix que os consumidores têm sempre em consideração no momento de uma decisão de compra. A assunção mais comum é que os consumidores comparam preços entre produtos similares de marcas concorrentes e/ou entre produtos similares dentro da gama de uma marca, usando depois essa informação para, em função de uma relação custo/benefício pessoal, formar a sua decisão de compra. O que este estudo pretende analisar é se esse referencial de preço (i.e. o valor que influencia a decisão de compra) pode ser gerado por produtos não relacionados com a categoria em análise no processo de compra pelo consumidor (e.g. o preço de um sumo engarrafado influenciar a referência de preço de um consumidor que está no processo de compra de molhos), ou seja, se existe um efeito de preço âncora entre categorias não relacionadas de produtos.Dias, ÁlvaroPaz, CarlosRepositório ComumBonito de brito Gandra, Gonçalo Assis2015-07-21T16:29:49Z2015-02-13T00:00:00Z2015-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9434201086590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:45.957905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
title O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
spellingShingle O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
preço
âncora
percepção
comportamento
consumidores
title_short O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
title_full O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
title_fullStr O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
title_full_unstemmed O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
title_sort O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não Comparáveis
author Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
author_facet Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Álvaro
Paz, Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
dc.subject.por.fl_str_mv preço
âncora
percepção
comportamento
consumidores
topic preço
âncora
percepção
comportamento
consumidores
description O preço é uma variável do marketing mix que os consumidores têm sempre em consideração no momento de uma decisão de compra. A assunção mais comum é que os consumidores comparam preços entre produtos similares de marcas concorrentes e/ou entre produtos similares dentro da gama de uma marca, usando depois essa informação para, em função de uma relação custo/benefício pessoal, formar a sua decisão de compra. O que este estudo pretende analisar é se esse referencial de preço (i.e. o valor que influencia a decisão de compra) pode ser gerado por produtos não relacionados com a categoria em análise no processo de compra pelo consumidor (e.g. o preço de um sumo engarrafado influenciar a referência de preço de um consumidor que está no processo de compra de molhos), ou seja, se existe um efeito de preço âncora entre categorias não relacionadas de produtos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-21T16:29:49Z
2015-02-13T00:00:00Z
2015-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9434
201086590
url http://hdl.handle.net/10400.26/9434
identifier_str_mv 201086590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130039479959552