Suporte social e bem-estar subjetivo : o papel de Fontes In-Person e Online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10331 |
Resumo: | O presente estudo pretende ultrapassar algumas das principais lacunas da literatura, sobre o suporte social online, no contexto do bem-estar subjetivo e mais especificamente, na satisfação com a vida. Como objetivos, pretendeu-se alcançar a associação entre suporte social (in-person e on-line) e Bem-Estar Subjetivo (BES). Considerando como indicador específico a satisfação com a vida, bem como, testar o papel preditor dos dois tipos de suporte social, ao nível do Bem-estar subjetivo (BES). Como método, usou-se um questionário socio demográfico, as escalas de Suporte Social Online (ESSO); multidimensional de Suporte Social Percebido (MPSSP) e Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Uma amostra de 165 participantes, todos utilizadores da internet e maiores de 18 anos. Os resultados evidenciaram, que homens e mulheres não se distinguem nas escalas, relativas ao suporte social (In-Person e Online; MSPSS, ESSO) e bem-estar subjetivo (SWLS), contrariamente, as mulheres demonstram maior Estima/Apoio Emocional online. Existe uma associação estatisticamente positiva, entre o bem-estar e o suporte social (online/in-person), bem como, que níveis inferiores de suporte informacional online e níveis superiores de suporte instrumental online, predizem níveis superiores de bem-estar subjetivo. Concluiu-se que, o suporte social (in-person/online) desempenham um papel importante, na satisfação com a vida do sujeito, assim como um bem-estar subjetivo e promove as relações sociais. |
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Suporte social e bem-estar subjetivo : o papel de Fontes In-Person e OnlineMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAPSICOLOGIA CLÍNICAPSICOLOGIA DA SAÚDEBEM-ESTARSATISFAÇÃO COM A VIDAPSYCHOLOGYCLINICAL PSYCHOLOGYHEALTH PSYCHOLOGYWELL-BEINGLIFE SATISFACTIONO presente estudo pretende ultrapassar algumas das principais lacunas da literatura, sobre o suporte social online, no contexto do bem-estar subjetivo e mais especificamente, na satisfação com a vida. Como objetivos, pretendeu-se alcançar a associação entre suporte social (in-person e on-line) e Bem-Estar Subjetivo (BES). Considerando como indicador específico a satisfação com a vida, bem como, testar o papel preditor dos dois tipos de suporte social, ao nível do Bem-estar subjetivo (BES). Como método, usou-se um questionário socio demográfico, as escalas de Suporte Social Online (ESSO); multidimensional de Suporte Social Percebido (MPSSP) e Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Uma amostra de 165 participantes, todos utilizadores da internet e maiores de 18 anos. Os resultados evidenciaram, que homens e mulheres não se distinguem nas escalas, relativas ao suporte social (In-Person e Online; MSPSS, ESSO) e bem-estar subjetivo (SWLS), contrariamente, as mulheres demonstram maior Estima/Apoio Emocional online. Existe uma associação estatisticamente positiva, entre o bem-estar e o suporte social (online/in-person), bem como, que níveis inferiores de suporte informacional online e níveis superiores de suporte instrumental online, predizem níveis superiores de bem-estar subjetivo. Concluiu-se que, o suporte social (in-person/online) desempenham um papel importante, na satisfação com a vida do sujeito, assim como um bem-estar subjetivo e promove as relações sociais.The present study aims to overcome some of the main gaps in the literature about online social support in the context of subjective well-being and more specifically in life satisfaction. The objectives were to achieve the association between social support (in-persone and online) and Subjective Welfare (BES). Considering life satisfaction as a specific indicator, as well as testing the predictive role of the two types of social support, at the level of subjective wellbeing (BES). As a method, we used a socio demographic questionnaire, the Online Social Support (ESSO) scales; Perceived Social Support (MPSSP) and Life Satisfaction Scale (SWLS). A sample of 165 participants, all internet users and over 18 years old. The results showed that men and women are not distinguished in the scales related to social support (in-Person and Online; MSPSS, ESSO) and subjective well-being (SWLS), in contrast, women show higher Estimation / Emotional Support online. There is a statistically positive association between well-being and social support (online / in-Person), as well as lower levels of online informational support and higher levels of online instrumental support predicting higher levels of subjective well-being. It was concluded that social support (in-Person / online) play an important role in the satisfaction with the subject's life, as well as a subjective well-being and promotes social relations.2020-07-29T12:24:36Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10331TID:202434443pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhal, Rosa Maria da Silva Sousa Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T01:31:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:05.560559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende ultrapassar algumas das principais lacunas da literatura, sobre o suporte social online, no contexto do bem-estar subjetivo e mais especificamente, na satisfação com a vida. Como objetivos, pretendeu-se alcançar a associação entre suporte social (in-person e on-line) e Bem-Estar Subjetivo (BES). Considerando como indicador específico a satisfação com a vida, bem como, testar o papel preditor dos dois tipos de suporte social, ao nível do Bem-estar subjetivo (BES). Como método, usou-se um questionário socio demográfico, as escalas de Suporte Social Online (ESSO); multidimensional de Suporte Social Percebido (MPSSP) e Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Uma amostra de 165 participantes, todos utilizadores da internet e maiores de 18 anos. Os resultados evidenciaram, que homens e mulheres não se distinguem nas escalas, relativas ao suporte social (In-Person e Online; MSPSS, ESSO) e bem-estar subjetivo (SWLS), contrariamente, as mulheres demonstram maior Estima/Apoio Emocional online. Existe uma associação estatisticamente positiva, entre o bem-estar e o suporte social (online/in-person), bem como, que níveis inferiores de suporte informacional online e níveis superiores de suporte instrumental online, predizem níveis superiores de bem-estar subjetivo. Concluiu-se que, o suporte social (in-person/online) desempenham um papel importante, na satisfação com a vida do sujeito, assim como um bem-estar subjetivo e promove as relações sociais. |
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