A criação de mega-agrupamentos no Concelho do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jorge Manuel Ramalho de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17824
Resumo: O presente Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado é composto por duas partes: a primeira abrange o período que vai de 1985 a 2013, em que revejo o meu percurso profissional, reflito sobre determinados momentos, dando particular destaque aos cargos de liderança intermédia desempenhados. Na segunda parte, de espaço temporal idêntico, faço uma retrospetiva do processo tornado evolutivo que conduziu à formação das grandes unidades orgânicas de gestão educativa, entrando então na análise da sua extensão no município do Porto. Na conclusão, para além das necessárias ilações retiradas do trabalho realizado, são expostas breves reflexões sobre temas que se articulam com algumas das apreensões manifestadas. Este trabalho conta também com um conjunto de mapas e quadros, inseridos em espaço que se identifica por Anexo I, que se julgou da sua pertinência para melhor ilustrar o foco que se quer dar ao concelho do Porto. Na realização do trabalho houve a preocupação, não só de fundamentar mas também de enriquecer teoricamente a narrativa e as reflexões produzidas, expondo determinadas posições divergentes, no sentido de fazer ver quão difícil é a análise de determinadas reformas empreendidas na educação portuguesa dos últimos anos, que provocam pontos de vista críticos contraditórios. A formação de grandes unidades orgânicas na educação é tida com preocupação pelos mais críticos, pois consideram que significam um retrocesso na qualidade educativa, em parte por se poderem refletir na diluição de lideranças, na fragilização da coesão profissional. Preconizar uma escola que pensa, que reflete, fomentar a dinâmica do empenho colaborativo, promover o valor intrínseco do conhecimento na centralidade do trabalho da sala de aula, são alguns dos desafios que não devem esmorecer a capacidade de aplicação dos seus profissionais face à volatilidade das leis, das decisões.
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