Os contos de fadas e a dimensão dos valores: o bem e o mal e suas representações simbólicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Magda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2155
Resumo: Ao longo dos anos, a educação focou-se em contribuir para a formação das crianças em sujeitos críticos, responsáveis e atuantes. Atualmente vivemos numa sociedade onde as interações sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual, pelo que o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança é fundamental. Reconhecemos a literatura para a infância e os contos de fadas como um dos caminhos que leva à criança a desenvolver a imaginação, emoções, valores e sentimentos de forma lúdica e significativa, sendo um importante instrumento transformador na personalidade da criança. Com a leitura, a criança amplia o seu conhecimento do mundo e da sociedade que a rodeia aprendendo novos valores, culturas e costumes. Neste projeto de investigação qualitativa, pretendemos perceber a importância da literatura para a infância, especialmente os contos de fadas, na formação das crianças, sobretudo no que diz respeito à identificação de valores, dinamizando um conjunto de ações com a finalidade de ajudar a criança a identificar os valores do bem e do mal e as suas representações simbólicas nos contos de fadas dos irmãos Grimm. Para a recolha de dados, servimo-nos da observação direta e participante e de filmagens das sessões de intervenção recorrendo ao preenchimento de escalas de observação. A partir dos dados recolhidos pudemos constatar que os contos de fadas possibilitam processos de identificação e projeção, assim como através deles as crianças conseguem reconhecer os valores do bem e do mal e, ainda, outros valores que se associam a estes.
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