O marketing territorial no desenvolvimento e valorização dos territórios – O caso Ordo Christi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rafaela C
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5213
Resumo: Atualmente, perante a liberalização do comércio mundial, a fácil deslocação, e os baixos custos de comunicação, assiste-se cada vez mais a uma forte concorrência interterritorial pela captação de recursos quer seja investimento, empresas, residentes ou turistas que contribuem para o seu desenvolvimento e prosperidade. É neste contexto, de forte competitividade, que surge o marketing territorial como um recurso que não serve apenas para divulgar uma região, país ou cidade, mas também como meio de planear e criar estratégias que favoreçam o desenvolvimento local. Este projeto aplicado tem como objetivo perceber em que medida é que o marketing territorial pode desenvolver e valorizar os territórios, analisando como pode ser utilizado de forma a promover a região associada às comendas da Ordem de Cristo e trazer valorização e divulgação turística para a região, além de desenvolver uma estratégia de marketing territorial de forma a potenciar o desenvolvimento sustentável do território associado à Ordem de Cristo. Este estudo utiliza o caso específico do território Ordo Christi, procurando definir uma estratégia de marketing territorial para o território referido assente no seu património cultural e religioso. É realizado um diagnóstico do território, proveniente de dados secundários, donde resulta a análise SWOT onde se percecionam as suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. Através destas é desenvolvido um plano estratégico de marketing territorial de forma a valorizar e desenvolver o território Ordo Christi, tendo como base o seu património cultural e religioso associado às comendas da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo nos séculos XV e XVI, tendo sempre em vista a satisfação dos residentes, investidores e turistas.
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