Escolarização e modos de integração na formação social portuguesa (1950-1978)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2059 |
Resumo: | O papel integrador dos processos de escolarização não se reduziria ao seu contributo para a interiorização dos destinos objectivos de classe, a formação dos agentes dotados das disposições adequadas à sua futura posição social e a legitimação da hierarquia social: a expansão de um sistema escolar numa formação social teria igualmente por efeito colocar um número crescente de indivíduos em concorrência entre si, gerando expectativas sociais que constituem a mediação subjectiva através da qual se realiza em boa parte o modo de integração característico das sociedades industrializadas e orientadas para a reprodução das desigualdades. É o que o autor procura mostrar através dos resultados de um pequeno inquérito realizado sobre as inspirações profissionais de alunos da segunda fase de uma escola primária, a análise de certo discurso educativo de responsáveis dos anos 60 e o exame das relações entre as transformações da estrutura de classes e as transformações do sistema escolar. Por outro lado, as actuais « disf unções» do sistema escolar (anos 70)só podem ser apreendidas diacronicamente, isto é, por oposição ao carácter integrador dos seus efeitos no período imediatamente anterior. |
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Escolarização e modos de integração na formação social portuguesa (1950-1978)O papel integrador dos processos de escolarização não se reduziria ao seu contributo para a interiorização dos destinos objectivos de classe, a formação dos agentes dotados das disposições adequadas à sua futura posição social e a legitimação da hierarquia social: a expansão de um sistema escolar numa formação social teria igualmente por efeito colocar um número crescente de indivíduos em concorrência entre si, gerando expectativas sociais que constituem a mediação subjectiva através da qual se realiza em boa parte o modo de integração característico das sociedades industrializadas e orientadas para a reprodução das desigualdades. É o que o autor procura mostrar através dos resultados de um pequeno inquérito realizado sobre as inspirações profissionais de alunos da segunda fase de uma escola primária, a análise de certo discurso educativo de responsáveis dos anos 60 e o exame das relações entre as transformações da estrutura de classes e as transformações do sistema escolar. Por outro lado, as actuais « disf unções» do sistema escolar (anos 70)só podem ser apreendidas diacronicamente, isto é, por oposição ao carácter integrador dos seus efeitos no período imediatamente anterior.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAGrácio, Sérgio2013-03-15T20:49:10Z1982-01-01T00:00:00Z1982-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2059porAnálise Psicológica, 3 (4), 473-4950870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:01Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:04.011457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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