Violência Ocupacional, Satisfação Profissional e Competências de Liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Joana Filipa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11756
Resumo: A violência no trabalho tem vindo a ser alvo de uma grande preocupação por parte das organizações internacionais, devido ao aumento dos episódios de violência relacionados com os trabalhadores da área da saúde, especialmente contra os enfermeiros, apresentando estes índices mais elevados de agressões quando comparados com outros profissionais. Reconhecendo a importância e os riscos ocupacionais a que estes trabalhadores estão diariamente expostos, a presente investigação visa analisar em que medida a violência ocupacional sobre os enfermeiros, moderada pelas competências de liderança do seu gestor direto, influencia negativamente a satisfação profissional. Realizou-se um estudo de natureza quantitativa, do tipo descritivo-correlacional e transversal. Optou-se por um tipo de amostragem não probabilística por bola de neve, numa amostra de 107 enfermeiros a exercer funções no serviço de urgência há pelo menosum ano. Os resultados evidenciaram a presença de episódios violentos, nos três tipos de violência estudados, predominando os comportamentos enquadrados na agressão psicológica. Quanto à satisfação profissional, os enfermeiros manifestaram níveis de insatisfação, particularmente com a progressão na carreira e o salário e benefícios. Relativamente à perceção das competências de liderança do enfermeiro gestor, evidenciaram-se, com melhor desempenho as competências dos papéis enquadrados no modelo dos objetivos racionais. A influência da violência na satisfação profissional dos enfermeiros não é moderada pelas competências de liderança do enfermeiro gestor, uma vez que não foi encontrada relação entre estes constructos. No entanto foi encontrada relação entre as competências de liderança e a satisfação profissional.
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