As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Marina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela, Guerra, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.415-427
Resumo: Este estudo faz uma revisão sistemática de literatura sobre as narrativas visuais no contexto educacional. Foram pesquisados artigos publicados em jornais científicos, no idioma inglês, no período entre 1999 e 2020, disponíveis nas bases de dados Scopus e Web of Science. O objetivo do estudo foi perceber como a comunidade científica tem trabalhado sobre essa temática, nomeadamente quanto às potencialidades da utilização desses recursos na educação. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos em ambas as bases de dados. Todos os artigos deveriam ter como foco o estudo das narrativas visuais para promover aprendizagem. Os resultados mostram que as narrativas visuais têTm o potencial de explicar conceitos complexos e manter os estudantes interessados no processo de aprendizagem. Para além disso, ressalta-se a importância de perceber por completo o contexto de aplicação desses recursos para que se tenha sucesso quanto ao planejamento das ações relativas à didática e a verificação do seu impacto educacional.
id RCAP_f85b9ba3037fabef8fe1d43b3ebb0ad7
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literaturaVisual narratives in education: A systematic literature reviewNarrativas Visuais; Educação; Revisão Sistemática de Literatura.Visual Narratives; Education; Systematic Literature Review.Este estudo faz uma revisão sistemática de literatura sobre as narrativas visuais no contexto educacional. Foram pesquisados artigos publicados em jornais científicos, no idioma inglês, no período entre 1999 e 2020, disponíveis nas bases de dados Scopus e Web of Science. O objetivo do estudo foi perceber como a comunidade científica tem trabalhado sobre essa temática, nomeadamente quanto às potencialidades da utilização desses recursos na educação. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos em ambas as bases de dados. Todos os artigos deveriam ter como foco o estudo das narrativas visuais para promover aprendizagem. Os resultados mostram que as narrativas visuais têTm o potencial de explicar conceitos complexos e manter os estudantes interessados no processo de aprendizagem. Para além disso, ressalta-se a importância de perceber por completo o contexto de aplicação desses recursos para que se tenha sucesso quanto ao planejamento das ações relativas à didática e a verificação do seu impacto educacional.This study makes a systematic literature review on visual narratives in the educational context. The search focused on articles published in scientific journals, in the English language, between 1999 and 2020, available in the Scopus and Web of Science databases. The objective of the study was to understand how the scientific community has been working on this theme, regarding the potential of using these resources in education. After applying the inclusion and exclusion criteria, 19 articles were selected from both databases. All articles should focus on the study of visual narratives to promote learning. The results show that visual narratives have the potential to explain complex concepts and keep students interested in the learning process. In addition, the importance of fully understanding the context of the application of these resources is emphasized in order to be successful in planning actions related to didactics and the verification of their educational impact.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.415-427https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.415-427New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 415-427New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 415-427New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 415-4272184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/107https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/107/105Mota, MarinaSá, Cristina ManuelaGuerra, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.420355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
Visual narratives in education: A systematic literature review
title As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
Mota, Marina
Narrativas Visuais; Educação; Revisão Sistemática de Literatura.
Visual Narratives; Education; Systematic Literature Review.
title_short As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
title_full As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
title_sort As narrativas visuais na educação: Uma revisão sistemática de literatura
author Mota, Marina
author_facet Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas Visuais; Educação; Revisão Sistemática de Literatura.
Visual Narratives; Education; Systematic Literature Review.
topic Narrativas Visuais; Educação; Revisão Sistemática de Literatura.
Visual Narratives; Education; Systematic Literature Review.
description Este estudo faz uma revisão sistemática de literatura sobre as narrativas visuais no contexto educacional. Foram pesquisados artigos publicados em jornais científicos, no idioma inglês, no período entre 1999 e 2020, disponíveis nas bases de dados Scopus e Web of Science. O objetivo do estudo foi perceber como a comunidade científica tem trabalhado sobre essa temática, nomeadamente quanto às potencialidades da utilização desses recursos na educação. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos em ambas as bases de dados. Todos os artigos deveriam ter como foco o estudo das narrativas visuais para promover aprendizagem. Os resultados mostram que as narrativas visuais têTm o potencial de explicar conceitos complexos e manter os estudantes interessados no processo de aprendizagem. Para além disso, ressalta-se a importância de perceber por completo o contexto de aplicação desses recursos para que se tenha sucesso quanto ao planejamento das ações relativas à didática e a verificação do seu impacto educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.415-427
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.415-427
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.415-427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/107
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/107/105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 415-427
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 415-427
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 415-427
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346413883392