A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Leonel Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81929
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_f86ec66d78fee22fc019018eca0f348e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológicaThe Importance of Business Model - the case of a new technology-based companyBusiness modelstrategyontologyBusiness Model Canvasmulti-sided platformsModelos de negócioestratégiaontologiaBusiness Model Canvasplataformas multilateraisTrabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaIn a fast-paced world, in a constantly changing and consumers with unique preferences and it quickly changing. Moreover, their desire for instant gratification and customizable experiences, it represents a great opportunity, but also a huge challenge for the companies they are meeting these customer segments. Big players in e-commerce are already testing ways to reduce delivery costs and at the same time increase speed and use new delivery methods. Big multinational companies from retail and distribution industries have begun testing new models such as same-day delivery, crowdsourced delivery, using drones, pickup points and parcel lockers. However, for these or other solutions to be sustainable over the long term, it is necessary to figure out sustainable business models. This work reviews the literature on business models, verifies the concept, evolution and innovation in this domain; In addition, it seeks to identify frameworks in business models that can help entrepreneurs, in a simple but at the same time rigorous way, to design and innovate in business models. The method used for the development of this project was the systematic and critical review of the literature. As a result, the use of the Business Model Canvas framework with some modifications is suggested, and the development of the business model of a platform that connects senders and transporters is presented.The results and conclusions of this work can contribute to the development of methodologies of business models in theoretical terms and in practical terms as well as to improve the creation and development of business models.Num mundo a grande velocidade e constante evolução, os clientes são cada vez mais exigentes ao nível da conveniência, experiência de compra e exigem maior rapidez no envio e entrega de bens e mercadorias. Esta situação representa uma grande oportunidade, mas também um enorme desafio para as empresas que servem ou pretendem servir estes segmentos de clientes. Os grandes atores do comércio eletrónico já estão a experimentar formas de reduzir custos de entregas e, ao mesmo tempo, a aumentar a rapidez e a utilizar novos métodos de entregas. Grandes empresas multinacionais de retalho e distribuição começaram a testar novos modelos, tais como, entregas no mesmo dia (same-day delivery), crowdsourcing (crowdsourced delivery), drones, pontos de recolha e cofres de entregas. Contudo, para que estas ou outras soluções sejam sustentáveis a longo prazo, é necessário encontrar modelos de negócio viáveis. Este trabalho faz uma revisão da literatura em modelos de negócio, verifica o conceito, evolução e inovação neste domínio. Além disso, busca identificar frameworks em modelos de negócio, que possam ajudar os empreendedores, de uma forma simples, mas ao mesmo tempo rigorosa, a desenvolver e a inovar em modelos de negócio. O método usado para o desenvolvimento deste projeto foi o de revisão sistemática e crítica da literatura. Como resultados sugere-se a utilização da framework Business Model Canvas com algumas modificações e apresenta-se o desenvolvimento do modelo de negócio de uma plataforma eletrónica que visa ligar utilizadores e transportadores facilitando o envio de encomendas.2017-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81929http://hdl.handle.net/10316/81929TID:202110990pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Leonel Gonçalvesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:47:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:56.139723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
The Importance of Business Model - the case of a new technology-based company
title A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
spellingShingle A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
Simão, Leonel Gonçalves
Business model
strategy
ontology
Business Model Canvas
multi-sided platforms
Modelos de negócio
estratégia
ontologia
Business Model Canvas
plataformas multilaterais
title_short A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
title_full A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
title_fullStr A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
title_full_unstemmed A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
title_sort A Importância do Modelo de Negócio - o caso de uma nova empresa de base tecnológica
author Simão, Leonel Gonçalves
author_facet Simão, Leonel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Leonel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Business model
strategy
ontology
Business Model Canvas
multi-sided platforms
Modelos de negócio
estratégia
ontologia
Business Model Canvas
plataformas multilaterais
topic Business model
strategy
ontology
Business Model Canvas
multi-sided platforms
Modelos de negócio
estratégia
ontologia
Business Model Canvas
plataformas multilaterais
description Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81929
http://hdl.handle.net/10316/81929
TID:202110990
url http://hdl.handle.net/10316/81929
identifier_str_mv TID:202110990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932774490112