Comportamentos delinquentes em adolescentes : papel parental e escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1913 |
Resumo: | Os comportamentos delinquentes no decurso da adolescência têm aumentado nos últimos anos, acarretando graves repercussões pessoais e familiares. Dados disponibilizados pelas forças de segurança portuguesas, referente ao ano de 2009, revelam um aumento de 318 registos de delinquência juvenil comparativamente a 2008, totalizando 3479 ocorrências. Partindo desta realidade, o presente estudo pretende, com recurso a uma amostra probabilística de adolescentes visienses com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, caracterizar a prevalência de comportamentos delinquentes nesta população específica e analisar o efeito de um conjunto de variáveis de contexto parental e escolar na ocorrência dessas condutas delituosas. Como instrumentos de medida serão utilizados: Índice de Apgar Familiar, Escala de Disrrupção Escolar; Questionário de Ligação Parental forma Adolescentes; Escala de Comportamentos Delinquentes. Também será propósito deste estudo recolher informação contextual que permita caracterizar o perfil sócio-demográfico e familiar destes adolescentes e seus progenitores. O desiderato final, subjacente a este projecto de investigação, é que o mesmo, seja concretizado, de forma a deixar contributos empíricos para futuras estratégias orientadas para a prevenção dos comportamentos delinquentes em adolescentes, sustentadas pela elaboração de manuais de boas práticas. |
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Comportamentos delinquentes em adolescentes : papel parental e escolarDelinquênciaAdolescênciaFamília e escolaOs comportamentos delinquentes no decurso da adolescência têm aumentado nos últimos anos, acarretando graves repercussões pessoais e familiares. Dados disponibilizados pelas forças de segurança portuguesas, referente ao ano de 2009, revelam um aumento de 318 registos de delinquência juvenil comparativamente a 2008, totalizando 3479 ocorrências. Partindo desta realidade, o presente estudo pretende, com recurso a uma amostra probabilística de adolescentes visienses com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, caracterizar a prevalência de comportamentos delinquentes nesta população específica e analisar o efeito de um conjunto de variáveis de contexto parental e escolar na ocorrência dessas condutas delituosas. Como instrumentos de medida serão utilizados: Índice de Apgar Familiar, Escala de Disrrupção Escolar; Questionário de Ligação Parental forma Adolescentes; Escala de Comportamentos Delinquentes. Também será propósito deste estudo recolher informação contextual que permita caracterizar o perfil sócio-demográfico e familiar destes adolescentes e seus progenitores. O desiderato final, subjacente a este projecto de investigação, é que o mesmo, seja concretizado, de forma a deixar contributos empíricos para futuras estratégias orientadas para a prevenção dos comportamentos delinquentes em adolescentes, sustentadas pela elaboração de manuais de boas práticas.Delinquent behaviours during adolescence have increased in rate during the past years with serious repercussions on family and personal levels. The data gathered from the Portuguese law enforcement agencies, reporting to 2009, reveal a rise in 318 occurrences of juvenile delinquency compared to 2008, in a total of 3479 registered occurrences. Starting from this reality, using a probabilistic sample of adolescents from Viseu, between the ages of 12 and 16, this study intends to characterize the prevalence of delinquent behaviours in this specific population and analyse the effect of a set of parental and school variables context in the occurrence of these misconducts. As measuring instruments we will adopt the Family Apgar index, School disruption scale, parenting teens connection form questionnaire and delinquent behaviour scale. This study also aims at gathering contextual information that will allow the defining of a socio-demographic and family profile of these adolescents and parents. The final purpose of this research project is that it should leave an empirical contribution for future strategies aimed at delinquent behaviour prevention in adolescence, supported by the creation of good practice manuals.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuAlbuquerque, CarlosRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, António Manuel da Costa2013-11-20T12:20:01Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1913porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:12.094999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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