As mulheres angolanas nas revistas femininas portuguesas: representações e Ethos Sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14266 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social |
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As mulheres angolanas nas revistas femininas portuguesas: representações e Ethos SociaisRevistas femininasRepresentações mediáticasMulher angolanaDissertação de Mestrado em Comunicação SocialO presente trabalho consiste numa dissertação de Mestrado em Comunicação Social com o tema: As Mulheres Angolanas nas Revistas Femininas Portuguesas: Representações e Ethos Sociais. Procura compreender as representações mediáticas da mulher angolana nas revistas femininas portuguesas e entender o que a imagem desta mulher diz e como o diz. A análise é focada em categorias de subjectivação e de relações intersubjectivas da comunicação. Baseia-se principalmente na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, na teoria semiótica de Martine Joly e na interseccionalidade de Anthony Barnum e Anna Zajicek. Recorremos ao método misto, com recurso ao qualitativo, através da análise semiológica e da entrevista e ao quantitativo, através da análise de conteúdo. Analisámos as capas das revistas, ACTIVA, MÁXIMA e VOGUE, no período de 2013-2015. Realizámos entrevistas individuais em profundidade com as directoras destas revistas e entrevistas exploratórias com as modelos angolanas identificáveis nas revistas. Concluímos que as representações mediáticas da mulher angolana nas revistas femininas portuguesas comunicam não pelo seu prestígio, nem pelo seu poder, mas sim pelo seu estilo de comportamento e pela semelhança manifesta. Há uma construção de identidades feita a partir de um mundo falso, portanto, um mundo de sonhos, através da igualização mediática da mulher (todas as raças/etnias), o gendered race, e dos direitos privilegiados e exclusivos da moda.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaSeibert, Ana Paula Machava2017-11-14T20:27:14Z2017-09-212017-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14266TID:201793008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:07.506325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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