Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37430 |
Resumo: | A presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades. |
id |
RCAP_f8a6c83352bd8052153160a9382943df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangueComunicação estratégicaComunicação no interesse públicoCampanhas de comunicação públicasComunicação em saúdeEstratégias de comunicaçãoDoação de sangueDador de sangueStrategic communicationPublic interest communicationPublic communication campaignsHealth communicationCommunication strategiesBlood donationBlood donorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades.The present investigation focused on the specific Portuguese case and aimed to understand how communication can be effective in attracting young blood donors, between 18 and 24 years old, in Portugal. To this end, a case study was carried out in terms of communication strategies and actions applied in the context of the promotion of blood donation by the Portuguese Institute of Blood and Transplantation (IPST, I.P.) and two focus groups were held with young blood donors and non-donors. As a main conclusion, it was understood that it is essential to adopt a simple and direct communication, which educates about blood donation and demonstrates the ability and ease in adopting the behavior, using both informative and persuasive strategies. With regard to communication channels, the importance of investing in social media networks, especially Instagram, and in interpersonal channels was pointed out, highlighting the importance of interpersonal communication at universities.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSanto, Vanessa Ferreira2022-05-05T09:17:36Z2022-03-2520212022-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37430TID:203004540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:29.473986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
title |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
spellingShingle |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue Santo, Vanessa Ferreira Comunicação estratégica Comunicação no interesse público Campanhas de comunicação públicas Comunicação em saúde Estratégias de comunicação Doação de sangue Dador de sangue Strategic communication Public interest communication Public communication campaigns Health communication Communication strategies Blood donation Blood donor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
title_full |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
title_fullStr |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
title_full_unstemmed |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
title_sort |
Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue |
author |
Santo, Vanessa Ferreira |
author_facet |
Santo, Vanessa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo, Vanessa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação estratégica Comunicação no interesse público Campanhas de comunicação públicas Comunicação em saúde Estratégias de comunicação Doação de sangue Dador de sangue Strategic communication Public interest communication Public communication campaigns Health communication Communication strategies Blood donation Blood donor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação estratégica Comunicação no interesse público Campanhas de comunicação públicas Comunicação em saúde Estratégias de comunicação Doação de sangue Dador de sangue Strategic communication Public interest communication Public communication campaigns Health communication Communication strategies Blood donation Blood donor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-05-05T09:17:36Z 2022-03-25 2022-03-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37430 TID:203004540 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37430 |
identifier_str_mv |
TID:203004540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132026861780992 |