Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Vanessa Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37430
Resumo: A presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades.
id RCAP_f8a6c83352bd8052153160a9382943df
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangueComunicação estratégicaComunicação no interesse públicoCampanhas de comunicação públicasComunicação em saúdeEstratégias de comunicaçãoDoação de sangueDador de sangueStrategic communicationPublic interest communicationPublic communication campaignsHealth communicationCommunication strategiesBlood donationBlood donorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades.The present investigation focused on the specific Portuguese case and aimed to understand how communication can be effective in attracting young blood donors, between 18 and 24 years old, in Portugal. To this end, a case study was carried out in terms of communication strategies and actions applied in the context of the promotion of blood donation by the Portuguese Institute of Blood and Transplantation (IPST, I.P.) and two focus groups were held with young blood donors and non-donors. As a main conclusion, it was understood that it is essential to adopt a simple and direct communication, which educates about blood donation and demonstrates the ability and ease in adopting the behavior, using both informative and persuasive strategies. With regard to communication channels, the importance of investing in social media networks, especially Instagram, and in interpersonal channels was pointed out, highlighting the importance of interpersonal communication at universities.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSanto, Vanessa Ferreira2022-05-05T09:17:36Z2022-03-2520212022-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37430TID:203004540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:29.473986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
title Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
spellingShingle Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
Santo, Vanessa Ferreira
Comunicação estratégica
Comunicação no interesse público
Campanhas de comunicação públicas
Comunicação em saúde
Estratégias de comunicação
Doação de sangue
Dador de sangue
Strategic communication
Public interest communication
Public communication campaigns
Health communication
Communication strategies
Blood donation
Blood donor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
title_full Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
title_fullStr Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
title_full_unstemmed Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
title_sort Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue
author Santo, Vanessa Ferreira
author_facet Santo, Vanessa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Vanessa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Comunicação no interesse público
Campanhas de comunicação públicas
Comunicação em saúde
Estratégias de comunicação
Doação de sangue
Dador de sangue
Strategic communication
Public interest communication
Public communication campaigns
Health communication
Communication strategies
Blood donation
Blood donor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação estratégica
Comunicação no interesse público
Campanhas de comunicação públicas
Comunicação em saúde
Estratégias de comunicação
Doação de sangue
Dador de sangue
Strategic communication
Public interest communication
Public communication campaigns
Health communication
Communication strategies
Blood donation
Blood donor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-05T09:17:36Z
2022-03-25
2022-03-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37430
TID:203004540
url http://hdl.handle.net/10400.14/37430
identifier_str_mv TID:203004540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132026861780992