O empreendedorismo social na realidade portuguesa: do conceito à prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2755 |
Resumo: | Este trabalho debruça-se sobre a prática do Empreendedorismo Social em território português, com o intuito de aferir a sua concordância com as dimensões apuradas a partir dos contributos teóricos de vários autores e que definem o Empreendedorismo Social. Após reunidas as características de uma amostra significativa de empreendimentos sociais portugueses, caracteriza-se e define-se o Empreendedorismo Social em Portugal. A relevância do estudo é afirmada por diversos autores, e é, deste mesmo modo, fundamentada com a importância e a visibilidade que o conceito tem vindo a conquistar. Com a crescente atenção que o Empreendedorismo Social tem ganho, várias são as teorias que surgem e vários os autores que refletem sobre o fenómeno, o que causa desentendimento acerca do que realmente é e não é o Empreendedorismo Social. É crucial tentar dar resposta à dificuldade que existe na delimitação e caracterização do Empreendedorismo Social do ponto de vista teórico e conceptual. Os empreendimentos sociais identificados no território português são portanto o objeto de estudo, construindo-se assim um universo de análise a nível nacional que se alcança através da aplicação de um questionário online, optando-se por uma metodologia quantitativa na prossecução da investigação no sentido de concretizar uma análise extensiva do fenómeno e de ser possível quantificar uma multiplicidade de dados e proceder a análises de correlação bem como a satisfação da exigência da representatividade. Toda a análise em torno dos resultados obtidos conclui que a prática do Empreendedorismo Social em Portugal se define pela atuação de uma organização não-lucrativa que responde a problemas sociais de forma inovadora e autossustentada através do desenvolvimento de uma atividade económica geradora de rendimento. |
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O empreendedorismo social na realidade portuguesa: do conceito à práticaOrganizações sem fins lucrativosProblemas sociaisEste trabalho debruça-se sobre a prática do Empreendedorismo Social em território português, com o intuito de aferir a sua concordância com as dimensões apuradas a partir dos contributos teóricos de vários autores e que definem o Empreendedorismo Social. Após reunidas as características de uma amostra significativa de empreendimentos sociais portugueses, caracteriza-se e define-se o Empreendedorismo Social em Portugal. A relevância do estudo é afirmada por diversos autores, e é, deste mesmo modo, fundamentada com a importância e a visibilidade que o conceito tem vindo a conquistar. Com a crescente atenção que o Empreendedorismo Social tem ganho, várias são as teorias que surgem e vários os autores que refletem sobre o fenómeno, o que causa desentendimento acerca do que realmente é e não é o Empreendedorismo Social. É crucial tentar dar resposta à dificuldade que existe na delimitação e caracterização do Empreendedorismo Social do ponto de vista teórico e conceptual. Os empreendimentos sociais identificados no território português são portanto o objeto de estudo, construindo-se assim um universo de análise a nível nacional que se alcança através da aplicação de um questionário online, optando-se por uma metodologia quantitativa na prossecução da investigação no sentido de concretizar uma análise extensiva do fenómeno e de ser possível quantificar uma multiplicidade de dados e proceder a análises de correlação bem como a satisfação da exigência da representatividade. Toda a análise em torno dos resultados obtidos conclui que a prática do Empreendedorismo Social em Portugal se define pela atuação de uma organização não-lucrativa que responde a problemas sociais de forma inovadora e autossustentada através do desenvolvimento de uma atividade económica geradora de rendimento.This work focuses on the practice of Social Entrepreneurship in Portuguese territory, in order to assess their compliance with the dimensions cleared from theoretical contributions of several authors and that define Social Entrepreneurship. After meeting the characteristics of a significant sample of Portuguese social ventures, is characterized and defined Social Entrepreneurship in Portugal. The relevance of the study is affirmed by various authors, and is, in this same way, based on the importance and visibility that the concept has been gaining. With the growing attention that Social Entrepreneurship has gained, many are the theories that emerge and several authors who reflect on the phenomenon, what causes disagreement about what is and is not really the Social Entrepreneurship. It is crucial to try to address the difficulty that exists in the delineation and characterization of Social Entrepreneurship of theoretical and conceptual point of view. The social enterprise identified in Portuguese territory are therefore the object of study, building a universe of national-level analysis that reaches through the application of a questionnaire online, opting for a quantitative methodology in pursuit of research in order to achieve extensive analysis of the phenomenon and be possible to quantify a multiplicity of data and carry out correlation analyses as well as satisfying the requirement of representativeness. All around the results obtained analysis concludes that the practice of Social Entrepreneurship in Portugal defines itself by the activities of a non-profit organization that responds to social problems in an innovative way and self-sustainable through the development of incomegenerating economic activity.Monteiro, Alcides AlmeidauBibliorumMorgado, Cláudia Isabel Ribeiro2014-12-04T16:36:20Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2755TID:201025558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:22.659066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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