Promover o sucesso académico: Um estudo de caso relativo ao departamento de química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200003 |
Resumo: | O presente artigo apresenta as linhas gerais duma intervençAo que se destina a melhorar a situação detectada no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e caracterizada principalmente por uma grande volatilidade do corpo discente. Procura-se actuar duma forma sistémica em vários aspectos do mais importante sistema dinâmico contido no departamento, a sua licenciatura em Química. A ideia mais saliente desta intervenção é a de criar um aumento da motivação nos alunos, apresentando a Química duma forma atractiva, organizada curricularmente por episódios ou por histórias químicas, de acordo com uma tendência que se generalizou em Inglaterra, primeiro para o ensino secundário c que agora se tem vindo a expandir aos priíficiros anos da universidade (curriculum SALTERS com origem no Departamento de Química da Universidade de Iorque). A base psicológica desta organização, altamente motivadora, é a de que sc aprende melhor quando se constrói o próprio conhecimento, caminhando duma perspectiva episódica para uma semântica. Nessa medida existem três tipos de actividades curriculares: (i) as histórias químicas, apresentadas duma forma jornalística, atractiva, motivadora e englobando os importantes problemas sobre que a Química se debruça nos nossos dias; (ii) as ideias químicas, com uma organização semântica semelhante às dos vulgares livros de texto, mas totalmente referenciada à estrutura episódica das histórias; (iii) as actividades químicas, que ajudam a consolidar o conhecimento e as aptidões adquiridas. Propõe-se também a introdução de tutorias e algumas alterações curriculares do curso, bem como das estruturas envolventes das licenciaturas e da faculdade. |
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Promover o sucesso académico: Um estudo de caso relativo ao departamento de química da Faculdade de Ciências da Universidade do PortoSucesso académicoaprendizagem em ciênciasdesenvolvimento curricularO presente artigo apresenta as linhas gerais duma intervençAo que se destina a melhorar a situação detectada no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e caracterizada principalmente por uma grande volatilidade do corpo discente. Procura-se actuar duma forma sistémica em vários aspectos do mais importante sistema dinâmico contido no departamento, a sua licenciatura em Química. A ideia mais saliente desta intervenção é a de criar um aumento da motivação nos alunos, apresentando a Química duma forma atractiva, organizada curricularmente por episódios ou por histórias químicas, de acordo com uma tendência que se generalizou em Inglaterra, primeiro para o ensino secundário c que agora se tem vindo a expandir aos priíficiros anos da universidade (curriculum SALTERS com origem no Departamento de Química da Universidade de Iorque). A base psicológica desta organização, altamente motivadora, é a de que sc aprende melhor quando se constrói o próprio conhecimento, caminhando duma perspectiva episódica para uma semântica. Nessa medida existem três tipos de actividades curriculares: (i) as histórias químicas, apresentadas duma forma jornalística, atractiva, motivadora e englobando os importantes problemas sobre que a Química se debruça nos nossos dias; (ii) as ideias químicas, com uma organização semântica semelhante às dos vulgares livros de texto, mas totalmente referenciada à estrutura episódica das histórias; (iii) as actividades químicas, que ajudam a consolidar o conhecimento e as aptidões adquiridas. Propõe-se também a introdução de tutorias e algumas alterações curriculares do curso, bem como das estruturas envolventes das licenciaturas e da faculdade.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2000-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200003Psicologia v.14 n.2 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200003Pereira,Duarte CostaLencastre,Leonor Queiroz deLentos,Marina Serra deGuerra,Marina Pristainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:27Zoai:scielo:S0874-20492000000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:46.874303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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