Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/83416 |
Resumo: | O objetivo é analisar os elementos que possibilitam qualificar um centro histórico como um Território Turístico Criativo (TTC). Para realizar esta investigação, a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, foi escolhida por ser um destino turístico internacional e por ser reconhecida mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como patrimônio cultural. Em termos metodológicos, esta análise foi realizada com base em dados documentais e bibliográficos. Como resultados, foram apresentadas características para qualificar um centro histórico como um território turístico e criativo. Também observou-se níveis distintos de territórios criativos no contexto do turismo que podem (co)existirem na cidade investigada. Ao mesmo tempo, observou-se limitadas conexões justamente onde há expressões de criatividade e cultura. Portanto, esta investigação demonstrou que o processo de qualificação de territórios turísticos criativos é algo importante na contemporaneidade para a gestão do turismo e de destinos de forma sustentável. |
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Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no BrasilHistoric town as creative tourism territory: a study of an international touristic destination in BrazilGestão pública do turismoEconomia criativaDesenvolvimento sustentávelTurismo criativoPatrimônio culturalTourism public managementCreative economySustainable developmentCreative tourismCultural heritageCiências Sociais::SociologiaO objetivo é analisar os elementos que possibilitam qualificar um centro histórico como um Território Turístico Criativo (TTC). Para realizar esta investigação, a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, foi escolhida por ser um destino turístico internacional e por ser reconhecida mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como patrimônio cultural. Em termos metodológicos, esta análise foi realizada com base em dados documentais e bibliográficos. Como resultados, foram apresentadas características para qualificar um centro histórico como um território turístico e criativo. Também observou-se níveis distintos de territórios criativos no contexto do turismo que podem (co)existirem na cidade investigada. Ao mesmo tempo, observou-se limitadas conexões justamente onde há expressões de criatividade e cultura. Portanto, esta investigação demonstrou que o processo de qualificação de territórios turísticos criativos é algo importante na contemporaneidade para a gestão do turismo e de destinos de forma sustentável.The purpose is to analyze the elements that allow qualifying a historic town as a Creative Touristic Territory (CTT). To conduct this research, the city of Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil, was chosen because it is an international tourist destination and it is recognized by United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO as world cultural heritage. In methodological terms, this analysis was based on documentary and bibliographic data. As a result, features were presented to qualify a historic town as a tourist and creative territory. Also observed different levels of creative territories in the context of tourism that can co-exist in the city investigated. At the same time, it was observed limited connections exactly where there expressions of creativity and culture. Therefore, this research has shown that the process of qualifying creative touristic territories is something important in contemporary society for the tourism management with sustainability.Trabalho resultante de parceria interinstitucional de pesquisa científica com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processos 474053/2013-0 e 471136/2014-0, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG), processo APQ-01870-15, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), processo BEX-1254/14-6. Agradecimentos pessoais a Brendow Fraga pelas valiosas contribuições para a melhoria deste artigo.Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL)Universidade do MinhoEmmendoerfer, Magnus LuizMendes, Júlio da CostaAraújo, Joaquim FilipeMata, Gilberto Maurício Frade da20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83416porEmmendoerfer, M. L., & da Costa Mendes, J. (2016). Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no Brasil [JD]. Revista iberoamericana de turismo (RITUR), (6), 73–93. http://doi.org/10.2436/20.8070.01.252236-604010.2436/20.8070.01.25https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1850/1874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:46.189381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo é analisar os elementos que possibilitam qualificar um centro histórico como um Território Turístico Criativo (TTC). Para realizar esta investigação, a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, foi escolhida por ser um destino turístico internacional e por ser reconhecida mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como patrimônio cultural. Em termos metodológicos, esta análise foi realizada com base em dados documentais e bibliográficos. Como resultados, foram apresentadas características para qualificar um centro histórico como um território turístico e criativo. Também observou-se níveis distintos de territórios criativos no contexto do turismo que podem (co)existirem na cidade investigada. Ao mesmo tempo, observou-se limitadas conexões justamente onde há expressões de criatividade e cultura. Portanto, esta investigação demonstrou que o processo de qualificação de territórios turísticos criativos é algo importante na contemporaneidade para a gestão do turismo e de destinos de forma sustentável. |
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