Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38012 |
Resumo: | O fenómeno da inclusão tem atravessado as sociedades de diversas formas. Ao adentrar o contexto educativo, nomeadamente espaços formais e não-formais de ensino, importa considerar que a Educação tem vindo a ampliar o território de possibilidades ao se pensar em inclusão, indo além da visão circunscrita ao universo de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Tais contributos levam à ressignificação do conceito de inclusão, pensando-se esta como um processo que abarca uma pluralidade de questões e que valorizam diversos modos de subjetivação. A presente investigação teve como objetivo responder à questão: Que metodologias têm vindo a ser empregues em teses de doutoramento no âmbito da inclusão em contexto educativo? Para esse fim, conduziu-se uma revisão sistemática nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) por teses de doutoramento publicadas nos anos 2020 e 2021, focando-se nas metodologias utilizadas e que investigaram o processo de inclusão em contexto educativo. Como corpus de análise, foram selecionadas treze teses de doutoramento desenvolvidas em instituições sediadas em Portugal e em contextos sociais distintos (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal). A partir da análise do corpus, concluímos que as investigações desenvolvidas são maioritariamente de natureza qualitativa, com foco na diversidade funcional e neurodiversidade, utilizando-se exclusivamente uma metodologia de estudo de caso com uma diversidade de técnicas e instrumentos de recolha de dados, incidindo maioritariamente sobre docentes do ensino básico e secundário e gestores escolares. Assim, este estudo permitiu a reflexão sobre como urge se pensar inclusão em contexto educativo de forma mais ampla e abrangente. |
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