Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4855 |
Resumo: | A ausência efectiva de incentivos contraria o anterior modelo psicológico de reforços. É por isso que a tão esperada inovação, embora as mudanças curriculares e as abundantes acções de formação de professores, não terá, em nosso entender, a expressão que se prevê, tudo porque não se respeitam e consideram os mecanismos do comportamento e respectiva influência de incentivos, emoções e cognições. Passou-se o mesmo com as práticas inovadoras preconizadas pela reforma curricular anterior O decurso do tempo mostrar-nos-á, mais uma vez, a situação, pois como escreveu La Rochefoucauld, «se tivéssemos suficiente vontade, quase sempre disporíamos de meios suficientes». |
id |
RCAP_f8baf849fa137fa1c0e4a74f7e76256a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que faltaAtividades práticasIncentivoEnsino das ciênciasA ausência efectiva de incentivos contraria o anterior modelo psicológico de reforços. É por isso que a tão esperada inovação, embora as mudanças curriculares e as abundantes acções de formação de professores, não terá, em nosso entender, a expressão que se prevê, tudo porque não se respeitam e consideram os mecanismos do comportamento e respectiva influência de incentivos, emoções e cognições. Passou-se o mesmo com as práticas inovadoras preconizadas pela reforma curricular anterior O decurso do tempo mostrar-nos-á, mais uma vez, a situação, pois como escreveu La Rochefoucauld, «se tivéssemos suficiente vontade, quase sempre disporíamos de meios suficientes».VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências – Actas2012-02-02T10:46:56Z2012-02-022001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4855http://hdl.handle.net/10174/4855por251-272jbonito@uevora.ptregencio@ci.uc.ptVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências – Actas229Bonito, JorgeMacedo, Regêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:59.158470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
title |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
spellingShingle |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta Bonito, Jorge Atividades práticas Incentivo Ensino das ciências |
title_short |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
title_full |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
title_fullStr |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
title_full_unstemmed |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
title_sort |
Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que falta |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Macedo, Regêncio |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Regêncio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Macedo, Regêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades práticas Incentivo Ensino das ciências |
topic |
Atividades práticas Incentivo Ensino das ciências |
description |
A ausência efectiva de incentivos contraria o anterior modelo psicológico de reforços. É por isso que a tão esperada inovação, embora as mudanças curriculares e as abundantes acções de formação de professores, não terá, em nosso entender, a expressão que se prevê, tudo porque não se respeitam e consideram os mecanismos do comportamento e respectiva influência de incentivos, emoções e cognições. Passou-se o mesmo com as práticas inovadoras preconizadas pela reforma curricular anterior O decurso do tempo mostrar-nos-á, mais uma vez, a situação, pois como escreveu La Rochefoucauld, «se tivéssemos suficiente vontade, quase sempre disporíamos de meios suficientes». |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01T00:00:00Z 2012-02-02T10:46:56Z 2012-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4855 http://hdl.handle.net/10174/4855 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
251-272 jbonito@uevora.pt regencio@ci.uc.pt VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências – Actas 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências – Actas |
publisher.none.fl_str_mv |
VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências – Actas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136482461483008 |