Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos Urbanos em São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Abnelay P
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5207
Resumo: A Educação Ambiental é vista como um pilar essencial para a consciencialização individual e coletiva sobre os problemas ambientais e para a adoção de modos de atuar que permitam uma mudança efetiva da realidade e das condições de vida das populações. Assim sendo, o presente projeto aplicado tem como objetivo criar ações de sensibilização, através de um programa de educação ambiental, para as questões da preservação do meio ambiente, em especial das atividades quotidianas relativas à gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O objetivo é contribuir para uma alteração da situação atual dos RSU em São Tomé e Príncipe, a qual é insustentável, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista de higiene, segurança e saúde pública. Considerando a realidade do país foi necessário, em primeiro lugar, avaliar, apurar e refletir sobre o problema, para depois discutir ações a desenvolver na procura da sustentabilidade ambiental e da gestão de resíduos, num compromisso presente e futuro. Para tal, foi criado um conjunto de ferramentas didáticas dedicadas à realização de ações de educação ambiental junto da comunidade escolar de São Tomé e Príncipe, com o intuito de levar as crianças e os jovens a refletirem e a discutirem os problemas ambientais do país, em especial da produção e gestão dos RSU, de modo a implementar boas práticas ambientais que promovam a sustentabilidade e um estilo de vida mais saudável. Da mesma forma, foi desenvolvida uma ação de formação para o público adulto com o mesmo objetivo. A metodologia seguida neste relatório de estágio profissionalizante inclui uma análise teórica, com pesquisa e reflexão sobre a literatura científica e de informação geral na área da educação e sustentabilidade ambiental, assim como das questões relacionadas com a gestão de resíduos sólidos. Foi também realizada a consulta de normativos legais para a contextualização da temática central em São Tomé e Príncipe. A análise empírica foi sustentada no método de casos de estudo, por ser um instrumento de investigação através das experiências vividas e presenciadas na observação de factos reais.
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