Humor negro em Portugal: liberdade de expressão e limitações socioculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Bruna Alexandra Pinho da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/53912
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
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spelling Humor negro em Portugal: liberdade de expressão e limitações socioculturaisHumorHumor em PortugalHumor negroComédiaLiberdade de expressãoHumourHumour in PortugalDark humourComedyFreedom of speechCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaEste trabalho visa compreender o estado atual do humor em Portugal e, mais especificadamente, do humor negro, dada a conjuntura sociocultural que tem levado à discussão dos seus limites. A par disso, esta investigação propõe-se a explicar as motivações que levam os comediantes a defender a total liberdade de expressão no seu trabalho, para além de expor as suas opiniões em diversas temáticas ligadas ao livre-arbítrio e à sua relação com o meio humorístico. Simultaneamente, o valor das palavras no discurso humorístico entra em discussão, assim como as possíveis barreiras jurídicas à liberdade de expressão e ao humor. Para esta dissertação, optei por, através de uma análise qualitativa, identificar os principais agentes da esfera humorística nacional e agrupar as demais opiniões que permitam aferir conclusões para posterior reflexão sobre a condição atual da comédia nacional. Como objetivos mais concretos, surge a necessidade de entender o valor e possíveis consequências da transgressão no humor; perceber que assuntos têm mais probabilidade de serem vistos como ofensivos e que papel tem esse sentimento perto do público e dos humoristas; compreender se há a possibilidade da existência liberta do humor tendo em conta as particularidades que o definem; entender se o humor pode conviver no regime do politicamente correto; avaliar de que forma é que os agentes do universo humorístico lidam com os constrangimentos à liberdade de expressão que se verificam no campo do humor e aferir se o atentado em Charlie Hebdo produziu efeitos junto dos humoristas e da sua atividade. Foi possível concluir que o humor subsistirá, independentemente do meio, e que se alimenta da própria imposição de barreiras, sendo que o objetivo que rege a atividade humorista é a provocação do riso na audiência.This essay is called “Dark humour in Portugal: freedom of speech and sociocultural boundaries” and it aims to comprehend the current state of humour in Portugal and, more specifically, dark humour, due to the sociocultural context that has led to the discussion of its boundaries. Furthermore, this investigation intends to explain the motivations that encourage comedians to defend total freedom of speech in their work, besides exposing their opinions on various issues connected to freedom and its existence in the humoristic atmosphere. Simultaneously, the worth of words in their discourse comes into discussion, as well as possible juridical boundaries that may exist when freedom of speech and humuor act as a whole. For this dissertation, I have opted, through a qualitative analysis, to identify the main agents of the national humoristic scene and to collect opinions that allow me to assess conclusions for a further reflection on the current national comedy scene. As more specific goals, I felt the urge to understand the value and possible consequences of humoristic transgressions; to comprehend which topics may be more likely to be stated as offensive and which role does that feeling represent to the audience and comedians; realize if there is a possibility for humour to exist freely taking into account the particularities that define it; to know if humour can coexist in the politically correct environment; to evaluate in which way do people connected to humour deal with the constraints on freedom of speech that occur in the humoristic field and to grasp if the Charlie Hebdo attack has influenced humorists and their activity. It was possible to conclude that humour sustains itself, independently of the environment in which it is being produced, and that it feeds itself from the very existence of boundaries, being the main purpose of comedians to generate the audience’s laughter.Ribeiro, RitaUniversidade do MinhoCunha, Bruna Alexandra Pinho da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/53912por201890240info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:19:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:27.018975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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