Qualidade empresarial: estratégias e indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4918
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Gestão da Qualidade
id RCAP_f8d16f737c00955d21a3137a238ed8e1
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade empresarial: estratégias e indicadoresDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Gestão da QualidadeEsta dissertação está dividida em duas partes. Começa por apresentar os princípios básicos da Qualidade e as normas base para a gestão da Qualidade, nas diferentes empresas. Passa depois para o exemplo de uma empresa do ramo automóvel, que iniciou a sua actividade em Portugal no ano 2000 e que está já incluída nas 100 melhores empresas para trabalhar, tendo resultados muito bons a todos os níveis de Qualidade A análise das estratégias para a qualidade implementadas nessa empresa é complementada pela recolha e estudo em paralelo da evolução de um conjunto de três indicadores: facturação, satisfação dos clientes e satisfação dos colaboradores. A evolução desses indicadores permitiu concluir que qualquer empresa que tenha como referência a excelência organizacional poderá atingir os seus objectivos, bastando para isso não desistir, formar os seus colaboradores e não perder a cultura empresarial com objectivo da melhoria contínua. Esta dissertação está dividida em duas partes. Começa por apresentar os princípios básicos da Qualidade e as normas base para a gestão da Qualidade, nas diferentes empresas. Passa depois para o exemplo de uma empresa do ramo automóvel, que iniciou a sua actividade em Portugal no ano 2000 e que está já incluída nas 100 melhores empresas para trabalhar, tendo resultados muito bons a todos os níveis de Qualidade A análise das estratégias para a qualidade implementadas nessa empresa é complementada pela recolha e estudo em paralelo da evolução de um conjunto de três indicadores: facturação, satisfação dos clientes e satisfação dos colaboradores. A evolução desses indicadores permitiu concluir que qualquer empresa que tenha como referência a excelência organizacional poderá atingir os seus objectivos, bastando para isso não desistir, formar os seus colaboradores e não perder a cultura empresarial com objectivo da melhoria contínua. This master’s thesis is divides in two parts. It starts by exposing the basic principles in quality management and the basic standards and legal issues for quality management in different kinds of organization. In a second step it refers to a case study in an automotive industry that began its activity in Portugal in 2000 and which is already include in the 100 best companies to work in Portugal. The strategies for quality applied in that automotive industry is completed by the simultaneous collection and analysis of the evolution of a set of three indices: billing, clients and workers satisfaction. The evolution of those indices permitted to conclude that any organisation which want to accomplish excellence will may realise that achievement since it never gives up, trains their employees and never lose business culture with the aim of continuous improvement. Through this analysis it is exposed how any company can be a good quality example, simply by not giving up, by training their employees and by not losing business culture.[s.n.]Lajinha, TeresaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Ana Sofia de Albuquerque2015-09-16T08:12:23Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4918202417450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:14Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:44.914281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
title Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
spellingShingle Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque
title_short Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
title_full Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
title_fullStr Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
title_full_unstemmed Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
title_sort Qualidade empresarial: estratégias e indicadores
author Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque
author_facet Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lajinha, Teresa
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Gestão da Qualidade
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16T08:12:23Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4918
202417450
url http://hdl.handle.net/10284/4918
identifier_str_mv 202417450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130284073943040