Otimização de ecopontos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16564 |
Resumo: | Com a presente dissertação pretende-se criar um projeto de um novo modelo Cyclea, procurando-se otimizar e melhorar os ecopontos recicláveis existentes, economizar e facilitar nas etapas de reciclagem e tarefas efetuadas pelas entidades gestoras de reciclagem de resíduos urbanos em Portugal e também com a finalidade de ajudar a atingir as metas pretendidas pela União Europeia segundo o Plano Europeu de Resíduos, Sólidos Urbanos (PERSU). O novo modelo Cyclea, para além de ter o objetivo principal de coletar o resíduo urbano pretendido, vai ter a capacidade de o poder compactar (neste caso de estudo para o resíduo plástico e metal) através de uma Prensa Manual. A descarga de resíduo urbano vai ser feita por método mais simples, que não passará pelo uso de veículos convencionais, mas sim pelo uso de veículos pequenos, menos robustos, e de maior mobilidade para que possam chegar ao seu objetivo com maior facilidade. Para a elaboração desta dissertação foi necessário o uso do software de desenho 3D (Inventor 2018, AutoDesk) para elaboração do novo modelo Cyclea e para a análise de tensões de determinadas estruturas metálica fulcrais. No fim, foi feito o estudo Mecânico de Flexão nos elementos estruturais superficiais fulcrais, placas ou chapas e o dimensionamento dos rebites e parafusos sextavados necessários para o projeto. |
id |
RCAP_f8d325322e059ea33b5bb8ad9b56f0c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16564 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Otimização de ecopontosOtimizaçãoReciclagemEcopontoCycleaPlásticoMetal e CompactaçãoOptimizationRecyclingEcopointCycleaPlasticMetal and CompactionCom a presente dissertação pretende-se criar um projeto de um novo modelo Cyclea, procurando-se otimizar e melhorar os ecopontos recicláveis existentes, economizar e facilitar nas etapas de reciclagem e tarefas efetuadas pelas entidades gestoras de reciclagem de resíduos urbanos em Portugal e também com a finalidade de ajudar a atingir as metas pretendidas pela União Europeia segundo o Plano Europeu de Resíduos, Sólidos Urbanos (PERSU). O novo modelo Cyclea, para além de ter o objetivo principal de coletar o resíduo urbano pretendido, vai ter a capacidade de o poder compactar (neste caso de estudo para o resíduo plástico e metal) através de uma Prensa Manual. A descarga de resíduo urbano vai ser feita por método mais simples, que não passará pelo uso de veículos convencionais, mas sim pelo uso de veículos pequenos, menos robustos, e de maior mobilidade para que possam chegar ao seu objetivo com maior facilidade. Para a elaboração desta dissertação foi necessário o uso do software de desenho 3D (Inventor 2018, AutoDesk) para elaboração do novo modelo Cyclea e para a análise de tensões de determinadas estruturas metálica fulcrais. No fim, foi feito o estudo Mecânico de Flexão nos elementos estruturais superficiais fulcrais, placas ou chapas e o dimensionamento dos rebites e parafusos sextavados necessários para o projeto.This dissertation intends to create a project for a new Cyclea model, seeking to optimize and improve the existing recyclable ecopoints, save and facilitate the recycling steps and tasks performed by the municipal waste recycling management entities in Portugal and also with the purpose of helping to achieve the goals sought by the European Union according to the European Waste Plan, Urban Solids (PERSU). The new Cyclea model, in addition to having the main objective of collecting the desired urban waste, will have the ability to compact it (this case study for plastic and metal waste) through a Manual Press. The discharge of urban waste will be carried out by a simpler method, which will not involve the use of conventional vehicles, but rather the use of small, less robust, and more mobile vehicles so that they can reach their goal more easily. For the elaboration of this dissertation, it was necessary to use the 3D design software to elaborate the new Cyclea model and to analyze the stresses of certain key metallic structures (Inventor 2018 AutoDesk). In the end, the Mechanical Bending study was not carried out on the superficial structural elements, plates or plates and dimensioning of rivets and hexagonal screws required for the project.Santos, Adriano Manuel de AlmeidaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGouveia, António Manuel dos Santos2023-11-03T01:32:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16564TID:202549437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T01:46:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:13.209848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de ecopontos |
title |
Otimização de ecopontos |
spellingShingle |
Otimização de ecopontos Gouveia, António Manuel dos Santos Otimização Reciclagem Ecoponto Cyclea Plástico Metal e Compactação Optimization Recycling Ecopoint Cyclea Plastic Metal and Compaction |
title_short |
Otimização de ecopontos |
title_full |
Otimização de ecopontos |
title_fullStr |
Otimização de ecopontos |
title_full_unstemmed |
Otimização de ecopontos |
title_sort |
Otimização de ecopontos |
author |
Gouveia, António Manuel dos Santos |
author_facet |
Gouveia, António Manuel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Adriano Manuel de Almeida Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, António Manuel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Otimização Reciclagem Ecoponto Cyclea Plástico Metal e Compactação Optimization Recycling Ecopoint Cyclea Plastic Metal and Compaction |
topic |
Otimização Reciclagem Ecoponto Cyclea Plástico Metal e Compactação Optimization Recycling Ecopoint Cyclea Plastic Metal and Compaction |
description |
Com a presente dissertação pretende-se criar um projeto de um novo modelo Cyclea, procurando-se otimizar e melhorar os ecopontos recicláveis existentes, economizar e facilitar nas etapas de reciclagem e tarefas efetuadas pelas entidades gestoras de reciclagem de resíduos urbanos em Portugal e também com a finalidade de ajudar a atingir as metas pretendidas pela União Europeia segundo o Plano Europeu de Resíduos, Sólidos Urbanos (PERSU). O novo modelo Cyclea, para além de ter o objetivo principal de coletar o resíduo urbano pretendido, vai ter a capacidade de o poder compactar (neste caso de estudo para o resíduo plástico e metal) através de uma Prensa Manual. A descarga de resíduo urbano vai ser feita por método mais simples, que não passará pelo uso de veículos convencionais, mas sim pelo uso de veículos pequenos, menos robustos, e de maior mobilidade para que possam chegar ao seu objetivo com maior facilidade. Para a elaboração desta dissertação foi necessário o uso do software de desenho 3D (Inventor 2018, AutoDesk) para elaboração do novo modelo Cyclea e para a análise de tensões de determinadas estruturas metálica fulcrais. No fim, foi feito o estudo Mecânico de Flexão nos elementos estruturais superficiais fulcrais, placas ou chapas e o dimensionamento dos rebites e parafusos sextavados necessários para o projeto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-11-03T01:32:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16564 TID:202549437 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16564 |
identifier_str_mv |
TID:202549437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131452882812928 |