A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5876 |
Resumo: | Esse estudo se insere entre os que debatem a gestão escolar democrática, especialmente no que se refere à atuação do gestor escolar. Sua preocupação central consistiu em avaliar em que medida a formação acadêmica do gestor escolar afeta a qualidade de suas competências postas em ação no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Tomou a gestão democrática como uma prática prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo na sua materialização relações de participação, corresponsabilidade e compromisso social com a educação. No caso brasileiro, as políticas educacionais em ação vêm auferindo aos gestores escolares um papel cada vez mais importante nos sistemas de ensino, o que coloca as competências profissionais de gestão em evidência nesse cenário. Nesse estudo o conceito de competência está ligado à ideia de construção de uma gestão democrática de escola, mas também se ancora em três dimensões interdependentes: conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). A pesquisa foi conduzida com 90 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos gestores da rede pública de ensino. No que se refere à análise dos dados optouse pelo método científico quantitativo, mas sem desconsiderar as contribuições dos métodos qualitativos. Os resultados demonstraram que dentro da esfera municipal governamental, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional provenientes de diferentes matrizes teóricas: uma de caráter gerencial e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade, pautada por princípios democráticos de gestão. Tal fato inviabiliza afirmar a existência de um modelo único de gestão. Assim, sugere-se um espaço para a discussão da intenção curricular esboçado pelas agências formadoras, bem como a ampliação de programas de formação e capacitação, para uma possível implantação de um processo democrática de gestão escolar, conforme prevê nossa legislação nacional. |
id |
RCAP_f8f58ed6d4e96978eef98b9ffc8c8d73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5876 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de ManausEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARCOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISESTUDOS DE CASOBRASILMANAUSPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTPROFESSIONAL SKILLSEDUCATIONAL POLICYCASE STUDIESBRAZILMANAUSEsse estudo se insere entre os que debatem a gestão escolar democrática, especialmente no que se refere à atuação do gestor escolar. Sua preocupação central consistiu em avaliar em que medida a formação acadêmica do gestor escolar afeta a qualidade de suas competências postas em ação no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Tomou a gestão democrática como uma prática prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo na sua materialização relações de participação, corresponsabilidade e compromisso social com a educação. No caso brasileiro, as políticas educacionais em ação vêm auferindo aos gestores escolares um papel cada vez mais importante nos sistemas de ensino, o que coloca as competências profissionais de gestão em evidência nesse cenário. Nesse estudo o conceito de competência está ligado à ideia de construção de uma gestão democrática de escola, mas também se ancora em três dimensões interdependentes: conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). A pesquisa foi conduzida com 90 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos gestores da rede pública de ensino. No que se refere à análise dos dados optouse pelo método científico quantitativo, mas sem desconsiderar as contribuições dos métodos qualitativos. Os resultados demonstraram que dentro da esfera municipal governamental, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional provenientes de diferentes matrizes teóricas: uma de caráter gerencial e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade, pautada por princípios democráticos de gestão. Tal fato inviabiliza afirmar a existência de um modelo único de gestão. Assim, sugere-se um espaço para a discussão da intenção curricular esboçado pelas agências formadoras, bem como a ampliação de programas de formação e capacitação, para uma possível implantação de um processo democrática de gestão escolar, conforme prevê nossa legislação nacional.This study is part of the debate about the democratic school management, especially in regard to the performance of the school manager. Our main concern was to assess the extent to which the academic background of the school manager affects the quality of his skills to act as an educational manager in Manaus, Amazonas, Brazil. We took the democratic management as a practice referred to in the Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National Education, demanding in its materialization relationship of participation, responsibility and social commitment to education. In Brazil, education policies in action have given school managers an increasingly important role in the education system, which puts management skills in evidence in this scenario. In this study the concept of competence is linked to the idea of building a democratic school management, but it is based on three interdependent dimensions: knowledge, skills and attitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). The research was conducted with 90 managers of the Municipal Board of Education (SEMED). The examination consisted of a questionnaire validated and adapted to the management of public schools. Regarding to data analysis, it was done by the scientific quantitative method, but without ignoring the contributions of qualitative methods. The results showed that within the municipal government, there are two antagonist concepts of educational administration, from different theoretical frameworks: a managerial character and one that shows the educational community aspiration for a more autonomous and high quality school, based on democratic principles management. This fact makes impossible to affirm the existence of a single management model. Thus, it is suggested a forum for discussion of the intent curriculum outlined by the forming agencies, and the expansion of training and capacity programs for possible deployment of a process of democratic school management, as established by our national legislation.2014-12-15T17:02:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5876TID:201252392porBastos, James Franck Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:12.750234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
title |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
spellingShingle |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus Bastos, James Franck Fonseca EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ESTUDOS DE CASO BRASIL MANAUS POLÍTICA EDUCATIVA EDUCATION EDUCATIONAL MANAGEMENT PROFESSIONAL SKILLS EDUCATIONAL POLICY CASE STUDIES BRAZIL MANAUS |
title_short |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
title_full |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
title_fullStr |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
title_full_unstemmed |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
title_sort |
A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus |
author |
Bastos, James Franck Fonseca |
author_facet |
Bastos, James Franck Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, James Franck Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ESTUDOS DE CASO BRASIL MANAUS POLÍTICA EDUCATIVA EDUCATION EDUCATIONAL MANAGEMENT PROFESSIONAL SKILLS EDUCATIONAL POLICY CASE STUDIES BRAZIL MANAUS |
topic |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ESTUDOS DE CASO BRASIL MANAUS POLÍTICA EDUCATIVA EDUCATION EDUCATIONAL MANAGEMENT PROFESSIONAL SKILLS EDUCATIONAL POLICY CASE STUDIES BRAZIL MANAUS |
description |
Esse estudo se insere entre os que debatem a gestão escolar democrática, especialmente no que se refere à atuação do gestor escolar. Sua preocupação central consistiu em avaliar em que medida a formação acadêmica do gestor escolar afeta a qualidade de suas competências postas em ação no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Tomou a gestão democrática como uma prática prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo na sua materialização relações de participação, corresponsabilidade e compromisso social com a educação. No caso brasileiro, as políticas educacionais em ação vêm auferindo aos gestores escolares um papel cada vez mais importante nos sistemas de ensino, o que coloca as competências profissionais de gestão em evidência nesse cenário. Nesse estudo o conceito de competência está ligado à ideia de construção de uma gestão democrática de escola, mas também se ancora em três dimensões interdependentes: conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). A pesquisa foi conduzida com 90 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos gestores da rede pública de ensino. No que se refere à análise dos dados optouse pelo método científico quantitativo, mas sem desconsiderar as contribuições dos métodos qualitativos. Os resultados demonstraram que dentro da esfera municipal governamental, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional provenientes de diferentes matrizes teóricas: uma de caráter gerencial e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade, pautada por princípios democráticos de gestão. Tal fato inviabiliza afirmar a existência de um modelo único de gestão. Assim, sugere-se um espaço para a discussão da intenção curricular esboçado pelas agências formadoras, bem como a ampliação de programas de formação e capacitação, para uma possível implantação de um processo democrática de gestão escolar, conforme prevê nossa legislação nacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-12-15T17:02:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5876 TID:201252392 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5876 |
identifier_str_mv |
TID:201252392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131249011326976 |