A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, James Franck Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5876
Resumo: Esse estudo se insere entre os que debatem a gestão escolar democrática, especialmente no que se refere à atuação do gestor escolar. Sua preocupação central consistiu em avaliar em que medida a formação acadêmica do gestor escolar afeta a qualidade de suas competências postas em ação no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Tomou a gestão democrática como uma prática prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo na sua materialização relações de participação, corresponsabilidade e compromisso social com a educação. No caso brasileiro, as políticas educacionais em ação vêm auferindo aos gestores escolares um papel cada vez mais importante nos sistemas de ensino, o que coloca as competências profissionais de gestão em evidência nesse cenário. Nesse estudo o conceito de competência está ligado à ideia de construção de uma gestão democrática de escola, mas também se ancora em três dimensões interdependentes: conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). A pesquisa foi conduzida com 90 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos gestores da rede pública de ensino. No que se refere à análise dos dados optouse pelo método científico quantitativo, mas sem desconsiderar as contribuições dos métodos qualitativos. Os resultados demonstraram que dentro da esfera municipal governamental, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional provenientes de diferentes matrizes teóricas: uma de caráter gerencial e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade, pautada por princípios democráticos de gestão. Tal fato inviabiliza afirmar a existência de um modelo único de gestão. Assim, sugere-se um espaço para a discussão da intenção curricular esboçado pelas agências formadoras, bem como a ampliação de programas de formação e capacitação, para uma possível implantação de um processo democrática de gestão escolar, conforme prevê nossa legislação nacional.
id RCAP_f8f58ed6d4e96978eef98b9ffc8c8d73
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5876
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de ManausEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARCOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISESTUDOS DE CASOBRASILMANAUSPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTPROFESSIONAL SKILLSEDUCATIONAL POLICYCASE STUDIESBRAZILMANAUSEsse estudo se insere entre os que debatem a gestão escolar democrática, especialmente no que se refere à atuação do gestor escolar. Sua preocupação central consistiu em avaliar em que medida a formação acadêmica do gestor escolar afeta a qualidade de suas competências postas em ação no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Tomou a gestão democrática como uma prática prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo na sua materialização relações de participação, corresponsabilidade e compromisso social com a educação. No caso brasileiro, as políticas educacionais em ação vêm auferindo aos gestores escolares um papel cada vez mais importante nos sistemas de ensino, o que coloca as competências profissionais de gestão em evidência nesse cenário. Nesse estudo o conceito de competência está ligado à ideia de construção de uma gestão democrática de escola, mas também se ancora em três dimensões interdependentes: conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). A pesquisa foi conduzida com 90 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos gestores da rede pública de ensino. No que se refere à análise dos dados optouse pelo método científico quantitativo, mas sem desconsiderar as contribuições dos métodos qualitativos. Os resultados demonstraram que dentro da esfera municipal governamental, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional provenientes de diferentes matrizes teóricas: uma de caráter gerencial e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade, pautada por princípios democráticos de gestão. Tal fato inviabiliza afirmar a existência de um modelo único de gestão. Assim, sugere-se um espaço para a discussão da intenção curricular esboçado pelas agências formadoras, bem como a ampliação de programas de formação e capacitação, para uma possível implantação de um processo democrática de gestão escolar, conforme prevê nossa legislação nacional.This study is part of the debate about the democratic school management, especially in regard to the performance of the school manager. Our main concern was to assess the extent to which the academic background of the school manager affects the quality of his skills to act as an educational manager in Manaus, Amazonas, Brazil. We took the democratic management as a practice referred to in the Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National Education, demanding in its materialization relationship of participation, responsibility and social commitment to education. In Brazil, education policies in action have given school managers an increasingly important role in the education system, which puts management skills in evidence in this scenario. In this study the concept of competence is linked to the idea of building a democratic school management, but it is based on three interdependent dimensions: knowledge, skills and attitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). The research was conducted with 90 managers of the Municipal Board of Education (SEMED). The examination consisted of a questionnaire validated and adapted to the management of public schools. Regarding to data analysis, it was done by the scientific quantitative method, but without ignoring the contributions of qualitative methods. The results showed that within the municipal government, there are two antagonist concepts of educational administration, from different theoretical frameworks: a managerial character and one that shows the educational community aspiration for a more autonomous and high quality school, based on democratic principles management. This fact makes impossible to affirm the existence of a single management model. Thus, it is suggested a forum for discussion of the intent curriculum outlined by the forming agencies, and the expansion of training and capacity programs for possible deployment of a process of democratic school management, as established by our national legislation.2014-12-15T17:02:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5876TID:201252392porBastos, James Franck Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:12.750234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
title A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
spellingShingle A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
Bastos, James Franck Fonseca
EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MANAUS
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
PROFESSIONAL SKILLS
EDUCATIONAL POLICY
CASE STUDIES
BRAZIL
MANAUS
title_short A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
title_full A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
title_fullStr A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
title_full_unstemmed A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
title_sort A função do gestor escolar e a construção de competências profissionais de gestão: uma análise no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus
author Bastos, James Franck Fonseca
author_facet Bastos, James Franck Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, James Franck Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MANAUS
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
PROFESSIONAL SKILLS
EDUCATIONAL POLICY
CASE STUDIES
BRAZIL
MANAUS
topic EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MANAUS
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
PROFESSIONAL SKILLS
EDUCATIONAL POLICY
CASE STUDIES
BRAZIL
MANAUS
description Esse estudo se insere entre os que debatem a gestão escolar democrática, especialmente no que se refere à atuação do gestor escolar. Sua preocupação central consistiu em avaliar em que medida a formação acadêmica do gestor escolar afeta a qualidade de suas competências postas em ação no âmbito da educação municipal da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Tomou a gestão democrática como uma prática prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo na sua materialização relações de participação, corresponsabilidade e compromisso social com a educação. No caso brasileiro, as políticas educacionais em ação vêm auferindo aos gestores escolares um papel cada vez mais importante nos sistemas de ensino, o que coloca as competências profissionais de gestão em evidência nesse cenário. Nesse estudo o conceito de competência está ligado à ideia de construção de uma gestão democrática de escola, mas também se ancora em três dimensões interdependentes: conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand, 1998; Tejada, 1999; Daólio, 2007). A pesquisa foi conduzida com 90 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos gestores da rede pública de ensino. No que se refere à análise dos dados optouse pelo método científico quantitativo, mas sem desconsiderar as contribuições dos métodos qualitativos. Os resultados demonstraram que dentro da esfera municipal governamental, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional provenientes de diferentes matrizes teóricas: uma de caráter gerencial e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade, pautada por princípios democráticos de gestão. Tal fato inviabiliza afirmar a existência de um modelo único de gestão. Assim, sugere-se um espaço para a discussão da intenção curricular esboçado pelas agências formadoras, bem como a ampliação de programas de formação e capacitação, para uma possível implantação de um processo democrática de gestão escolar, conforme prevê nossa legislação nacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-12-15T17:02:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5876
TID:201252392
url http://hdl.handle.net/10437/5876
identifier_str_mv TID:201252392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131249011326976