Azulejaria de exterior em Sintra : história, arte e tipologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37922 |
Resumo: | A Dissertação que tivemos oportunidade de desenvolver tem como objectivo principal o estudo dos exemplares azulejares existentes em contexto de exterior na área do Centro Histórico de Sintra. De um modo geral, quando nos referimos àquela localidade, imediatamente se pensa apenas nas zonas da Vila Velha, onde se situa o Palácio Nacional de Sintra, e na Estefânea, que tem a sua centralidade na estação de Caminho-de-ferro. Contudo, da Vila de Sintra, além destas áreas, fazem parte também os bairros de São Pedro e da Portela de Sintra. Assim, foi à luz deste contexto geográfico que realizámos o nosso trabalho de inventariação e estudo sistematizado. Para esta dissertação, tomámos como referência a delimitação definida para o Centro Histórico de Sintra, estabelecida em 20 de Março de 2014, data em que foi aprovada em sessão extraordinária de Assembleia Municipal, por proposta do presidente do Órgão Executivo, a qual engloba praticamente na totalidade os bairros da Vila Velha, da Estefânea e de São Pedro de Sintra. A redacção deste trabalho está organizada em seis capítulos correspondentes às seguintes temáticas: • ESTADO DA ARTE, ou ‘status quaestionis’, onde se apresenta um panorama sintético sobre os estudos dedicados à azulejaria sintrense. • CONTEXTO FÍSICO do objecto do trabalho, onde se apresenta uma resenha histórica dos bairros que compõem a área do Centro Histórico de Sintra. • CONCEITOS e TIPOLOGIAS, onde se abordam os conceitos teóricos e metodológicos no que ao tratamento do património azulejar concerne, bem como os princípios que devem nortear o arrolamento das diferentes tipologias. • A ARTE existente, onde se elencam todos os exemplares existentes, organizados em tipologias, referindo-se as fábricas, os autores, a datação, e a documentação quando exista (encomendas, artigos na imprensa, etc.). Quando foi entendido que se justificavam as análises mais profundas (autoral, estilística, tipológica, etc.), foram elaborados Casos de Estudo específicos. PATRIMÓNIO E PERDAS, capítulo que tem como objectivo expor exemplares já desaparecidos, por incúria, roubo ou destruição, mas que sobre os quais ainda existem registos (fotografias, memórias descritivas, notas em estudos anteriores). • O AZULEJO COMO FACTOR DE GESTÃO INTEGRADA DE PATRIMÓNIO, capítulo a modos de conclusão, onde o azulejo é analisado em balanço de síntese, e a partir do exemplo de Sintra, como potencializador de Cultura Visual, como motivo para criação de roteiros turísticos e como meio sensibilizador da Comunidade para as questões da protecção e salvaguarda do Património. Abandonámos o factor cronológico, quer em termos de exposição, quer de qualquer delimitação, pois embora saibamos que a realidade em estudo se insere entre meados dos dois séculos anteriores ao que vivenciamos, o objectivo é referenciar todos os espécimes existentes e como tal a datação deve ser apenas um componente de registo. Deseja-se pois contribuir para o volume de trabalho que à azulejaria tem sido dedicado nos últimos anos. De facto, o número de monografias e trabalhos académicos dedicados a esta arte, incidindo sobre o estudo de artistas, locais de produção ou localidades, evidenciam a importância que o Azulejo tem vindo a assumir na historiografia da arte nacional e prossegue a tarefa a que o Eng.º João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) se entregou, desde finais de 1958, sob patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian: a constituição de um Corpus da Azulejaria Portuguesa. |
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Azulejaria de exterior em Sintra : história, arte e tipologiasAzulejos - Sintra (Portugal)Decoração arquitectónica - Sintra (Portugal)Fachadas - Sintra (Portugal)Motivos (Artes decorativas) - Sintra (Portugal)Teses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA Dissertação que tivemos oportunidade de desenvolver tem como objectivo principal o estudo dos exemplares azulejares existentes em contexto de exterior na área do Centro Histórico de Sintra. De um modo geral, quando nos referimos àquela localidade, imediatamente se pensa apenas nas zonas da Vila Velha, onde se situa o Palácio Nacional de Sintra, e na Estefânea, que tem a sua centralidade na estação de Caminho-de-ferro. Contudo, da Vila de Sintra, além destas áreas, fazem parte também os bairros de São Pedro e da Portela de Sintra. Assim, foi à luz deste contexto geográfico que realizámos o nosso trabalho de inventariação e estudo sistematizado. Para esta dissertação, tomámos como referência a delimitação definida para o Centro Histórico de Sintra, estabelecida em 20 de Março de 2014, data em que foi aprovada em sessão extraordinária de Assembleia Municipal, por proposta do presidente do Órgão Executivo, a qual engloba praticamente na totalidade os bairros da Vila Velha, da Estefânea e de São Pedro de Sintra. A redacção deste trabalho está organizada em seis capítulos correspondentes às seguintes temáticas: • ESTADO DA ARTE, ou ‘status quaestionis’, onde se apresenta um panorama sintético sobre os estudos dedicados à azulejaria sintrense. • CONTEXTO FÍSICO do objecto do trabalho, onde se apresenta uma resenha histórica dos bairros que compõem a área do Centro Histórico de Sintra. • CONCEITOS e TIPOLOGIAS, onde se abordam os conceitos teóricos e metodológicos no que ao tratamento do património azulejar concerne, bem como os princípios que devem nortear o arrolamento das diferentes tipologias. • A ARTE existente, onde se elencam todos os exemplares existentes, organizados em tipologias, referindo-se as fábricas, os autores, a datação, e a documentação quando exista (encomendas, artigos na imprensa, etc.). Quando foi entendido que se justificavam as análises mais profundas (autoral, estilística, tipológica, etc.), foram elaborados Casos de Estudo específicos. PATRIMÓNIO E PERDAS, capítulo que tem como objectivo expor exemplares já desaparecidos, por incúria, roubo ou destruição, mas que sobre os quais ainda existem registos (fotografias, memórias descritivas, notas em estudos anteriores). • O AZULEJO COMO FACTOR DE GESTÃO INTEGRADA DE PATRIMÓNIO, capítulo a modos de conclusão, onde o azulejo é analisado em balanço de síntese, e a partir do exemplo de Sintra, como potencializador de Cultura Visual, como motivo para criação de roteiros turísticos e como meio sensibilizador da Comunidade para as questões da protecção e salvaguarda do Património. Abandonámos o factor cronológico, quer em termos de exposição, quer de qualquer delimitação, pois embora saibamos que a realidade em estudo se insere entre meados dos dois séculos anteriores ao que vivenciamos, o objectivo é referenciar todos os espécimes existentes e como tal a datação deve ser apenas um componente de registo. Deseja-se pois contribuir para o volume de trabalho que à azulejaria tem sido dedicado nos últimos anos. De facto, o número de monografias e trabalhos académicos dedicados a esta arte, incidindo sobre o estudo de artistas, locais de produção ou localidades, evidenciam a importância que o Azulejo tem vindo a assumir na historiografia da arte nacional e prossegue a tarefa a que o Eng.º João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) se entregou, desde finais de 1958, sob patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian: a constituição de um Corpus da Azulejaria Portuguesa.The present dissertation that we propose to develop has as main objective the study of the Azulejo existing in exterior context in the area of the Historical Center of Sintra. Commonly, when that locality is referred to, one immediately thinks only of the areas of Vila Velha, where the National Palace of Sintra is located, and in Estefânea, which has its centrality in the railway station. However, Vila de Sintra, beyond these areas, comprises also the boroughs of São Pedro de Sintra and Portela de Sintra. For the present study, we will take as reference the defined delineation for the Historic Center of Sintra, established on March 20, 2014, when it was approved in an extraordinary session of the Municipal Assembly by proposal of the President of the Executive Body, which comprises practically the neighborhoods of Vila Velha, Estefânea and São Pedro de Sintra. The wording of this work is composed of six chapters corresponding to the following themes: • STATUS QUAESTIONIS where we present a synthetic overview of the studies dedicated to Azulejos in Sintra. • PHYSICAL CONTEXT of the work object. We will present a historical review of the boroughs that make up the area of the Historical Center of Sintra. • CONCEPTS and TYPOLOGIES: where the theoretical and methodological concepts will be approached as regards the treatment of the azulejar heritage concerns as well as the principles that should guide the listing of the different typologies. • The existing ART. We will do cast of all typologies, factories, authors and documentation, if exists (tasks, articles in the press, etc.) When more detailed analyzes are justified (author, stylistic, etc.), case studies will be elaborated. • HERITAGE AND LOSSES. The aim of this chapter is to present missing specimens, but for that ones there are records (photographs, descriptive memories, notes in previous studies). • AZULEJO AS AN INTEGRATED MANAGEMENT FACTOR OF HERITAGE. Azulejo as way of stimulating Visual Culture, as a reason for creating a tourist route and as a means of sensitizing the Community to Heritage protection issues. We abandoned the chronological factor, both in terms of exposure and of any delimitation, because although we know that the reality under study is inserted between the middle of the two centuries prior the one we are living in, the aim is to refer all existing specimens and as such the dating should only be a registration component. Therefore, we will desire to contribute for the amount of work that have been dedicated to Azulejo from the last years. In fact, the number of monographs and academic works dedicated to this art, focusing on the study of artists, places of production or Localities, show the importance that the Azulejo has been assumed in the portuguese historiography of art and prosecutes the task which João Miguel dos Santos Simões dedicated himself at the end of 1958, by patronage of the Calouste Gulbenkian Foundation: the elaboration of a Corpus of Portuguese Azulejos.Serrão, VítorRepositório da Universidade de LisboaDuarte, Ricardo Miguel Oliveira2019-04-16T12:23:16Z2019-03-132018-09-282019-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37922TID:202210782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:53.585944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Dissertação que tivemos oportunidade de desenvolver tem como objectivo principal o estudo dos exemplares azulejares existentes em contexto de exterior na área do Centro Histórico de Sintra. De um modo geral, quando nos referimos àquela localidade, imediatamente se pensa apenas nas zonas da Vila Velha, onde se situa o Palácio Nacional de Sintra, e na Estefânea, que tem a sua centralidade na estação de Caminho-de-ferro. Contudo, da Vila de Sintra, além destas áreas, fazem parte também os bairros de São Pedro e da Portela de Sintra. Assim, foi à luz deste contexto geográfico que realizámos o nosso trabalho de inventariação e estudo sistematizado. Para esta dissertação, tomámos como referência a delimitação definida para o Centro Histórico de Sintra, estabelecida em 20 de Março de 2014, data em que foi aprovada em sessão extraordinária de Assembleia Municipal, por proposta do presidente do Órgão Executivo, a qual engloba praticamente na totalidade os bairros da Vila Velha, da Estefânea e de São Pedro de Sintra. A redacção deste trabalho está organizada em seis capítulos correspondentes às seguintes temáticas: • ESTADO DA ARTE, ou ‘status quaestionis’, onde se apresenta um panorama sintético sobre os estudos dedicados à azulejaria sintrense. • CONTEXTO FÍSICO do objecto do trabalho, onde se apresenta uma resenha histórica dos bairros que compõem a área do Centro Histórico de Sintra. • CONCEITOS e TIPOLOGIAS, onde se abordam os conceitos teóricos e metodológicos no que ao tratamento do património azulejar concerne, bem como os princípios que devem nortear o arrolamento das diferentes tipologias. • A ARTE existente, onde se elencam todos os exemplares existentes, organizados em tipologias, referindo-se as fábricas, os autores, a datação, e a documentação quando exista (encomendas, artigos na imprensa, etc.). Quando foi entendido que se justificavam as análises mais profundas (autoral, estilística, tipológica, etc.), foram elaborados Casos de Estudo específicos. PATRIMÓNIO E PERDAS, capítulo que tem como objectivo expor exemplares já desaparecidos, por incúria, roubo ou destruição, mas que sobre os quais ainda existem registos (fotografias, memórias descritivas, notas em estudos anteriores). • O AZULEJO COMO FACTOR DE GESTÃO INTEGRADA DE PATRIMÓNIO, capítulo a modos de conclusão, onde o azulejo é analisado em balanço de síntese, e a partir do exemplo de Sintra, como potencializador de Cultura Visual, como motivo para criação de roteiros turísticos e como meio sensibilizador da Comunidade para as questões da protecção e salvaguarda do Património. Abandonámos o factor cronológico, quer em termos de exposição, quer de qualquer delimitação, pois embora saibamos que a realidade em estudo se insere entre meados dos dois séculos anteriores ao que vivenciamos, o objectivo é referenciar todos os espécimes existentes e como tal a datação deve ser apenas um componente de registo. Deseja-se pois contribuir para o volume de trabalho que à azulejaria tem sido dedicado nos últimos anos. De facto, o número de monografias e trabalhos académicos dedicados a esta arte, incidindo sobre o estudo de artistas, locais de produção ou localidades, evidenciam a importância que o Azulejo tem vindo a assumir na historiografia da arte nacional e prossegue a tarefa a que o Eng.º João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) se entregou, desde finais de 1958, sob patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian: a constituição de um Corpus da Azulejaria Portuguesa. |
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