Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11983 |
Resumo: | O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Esta prática decorreu ao longo de dois anos letivos, nomeadamente 2011/2012 e 2012/2013, em duas instituições distintas, sediadas no concelho de Penafiel, com cinco turmas. Pretende-se com o presente documento enfatizar uma continuidade educativa sustentada numa metodologia socioconstrutivista, apresentando as experiências de ensino/aprendizagem em articulação vertical progressiva ao longo dos ciclos, com vista a promover aprendizagens significativas. Para uma melhor compreensão das nossas escolhas metodológicas, numa fase inicial deste documento faremos uma breve caraterização das instituições e turmas em que estagiámos. Depois, apontaremos algumas considerações sobre cada área disciplinar/disciplina no contexto, assim como sobre as conceções teóricas que sustentaram a nossa prática pedagógica. Seguem-se as descrições reflexionadas das experiências de ensino/aprendizagem. Por fim, apresentaremos as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focando a sua importância e alguns aspetos que emergiram ao longo desta prática. |
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Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagens significativasContinuidade educativaMetodologia socioconstrutivistaO Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Esta prática decorreu ao longo de dois anos letivos, nomeadamente 2011/2012 e 2012/2013, em duas instituições distintas, sediadas no concelho de Penafiel, com cinco turmas. Pretende-se com o presente documento enfatizar uma continuidade educativa sustentada numa metodologia socioconstrutivista, apresentando as experiências de ensino/aprendizagem em articulação vertical progressiva ao longo dos ciclos, com vista a promover aprendizagens significativas. Para uma melhor compreensão das nossas escolhas metodológicas, numa fase inicial deste documento faremos uma breve caraterização das instituições e turmas em que estagiámos. Depois, apontaremos algumas considerações sobre cada área disciplinar/disciplina no contexto, assim como sobre as conceções teóricas que sustentaram a nossa prática pedagógica. Seguem-se as descrições reflexionadas das experiências de ensino/aprendizagem. Por fim, apresentaremos as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focando a sua importância e alguns aspetos que emergiram ao longo desta prática.The present document reflects the work developed during the course “Supervised Teaching Practice” (STP), integrated in the Master degree Teaching 1 º and 2 º Cycles of Basic Education, from the Superior School of Education of Bragança. This practice took place over two academic years, including 2011/2012 and 2012/2013, in two different institutions, located in Penafiel, with five classes. The intention of this paper emphasize a sustained educational continuity in social constructivist methodology, presenting the experiences of teaching / learning in progressive vertical articulation across the cycle, in order to promote meaningful learning. For a better understanding of our methodological choices, early in this paper, we will briefly characterization of institutions and classrooms where trainees. After, we consider some considerations about each subject area / discipline in the context, as well as on the theoretical conceptions that supported our teaching practice. Below are descriptions of the experiences thought teaching / learning. Finally, we present the final considerations developed over the course of Supervised Teaching Practice, focusing on their importance and some aspects that emerged over this practice.Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoBiblioteca Digital do IPBMoreira, Vânia Andreia da Silva2015-07-28T09:46:23Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11983TID:201989778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:06Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:25.957394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Esta prática decorreu ao longo de dois anos letivos, nomeadamente 2011/2012 e 2012/2013, em duas instituições distintas, sediadas no concelho de Penafiel, com cinco turmas. Pretende-se com o presente documento enfatizar uma continuidade educativa sustentada numa metodologia socioconstrutivista, apresentando as experiências de ensino/aprendizagem em articulação vertical progressiva ao longo dos ciclos, com vista a promover aprendizagens significativas. Para uma melhor compreensão das nossas escolhas metodológicas, numa fase inicial deste documento faremos uma breve caraterização das instituições e turmas em que estagiámos. Depois, apontaremos algumas considerações sobre cada área disciplinar/disciplina no contexto, assim como sobre as conceções teóricas que sustentaram a nossa prática pedagógica. Seguem-se as descrições reflexionadas das experiências de ensino/aprendizagem. Por fim, apresentaremos as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focando a sua importância e alguns aspetos que emergiram ao longo desta prática. |
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