A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casal, João
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26763
Resumo: A presente comunicação reflete o processo de investigação-ação de um projeto de intervenção pedagógica, cujo objetivo principal foi a promoção da motivação e da autonomia na aprendizagem. A teoria pedagógica de suporte é o construtivismo, que sugere o uso de estratégias diferenciadas para alcançar o objetivo traçado. Assim, foram selecionadas várias ferramentas tecnológicas que, associadas a diversas formas de organização das aprendizagens, se considera que propiciam um ambiente de promoção da motivação e autonomia. Neste texto começar-se-á por apresentar razões fundamentadas para a promoção da motivação e da autonomia. Seguidamente caraterizar-se-á o contexto onde se desenvolveu o processo de investigação-ação, para depois se descrever o mesmo. Neste âmbito serão descritas as estratégias, onde se enquadram as ferramentas tecnológicas utilizadas. Destas destaca-se o uso do vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva e de ferramentas online de trabalho colaborativo e cooperativo.
id RCAP_f91a2ac36db97a4505df9ad171374e5c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagemTecnologia educativaConstrutivismoMotivação para aprendizagemTecnologiaMotivaçãoAutonomiaAprendizagemTechnologyConstructivismMotivationAutonomyLearningA presente comunicação reflete o processo de investigação-ação de um projeto de intervenção pedagógica, cujo objetivo principal foi a promoção da motivação e da autonomia na aprendizagem. A teoria pedagógica de suporte é o construtivismo, que sugere o uso de estratégias diferenciadas para alcançar o objetivo traçado. Assim, foram selecionadas várias ferramentas tecnológicas que, associadas a diversas formas de organização das aprendizagens, se considera que propiciam um ambiente de promoção da motivação e autonomia. Neste texto começar-se-á por apresentar razões fundamentadas para a promoção da motivação e da autonomia. Seguidamente caraterizar-se-á o contexto onde se desenvolveu o processo de investigação-ação, para depois se descrever o mesmo. Neste âmbito serão descritas as estratégias, onde se enquadram as ferramentas tecnológicas utilizadas. Destas destaca-se o uso do vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva e de ferramentas online de trabalho colaborativo e cooperativo.This communication presents the action-research process of a pedagogical intervention project, which has the promotion of motivation and autonomy on learning as main goal. Constructivism is the pedagogical theory background, and it suggests the use of differenced strategies to achieve the mentioned goal. Thus, a set of technological tools were selected. These tools, associated with various forms of organizing the learning, raised a favourable environment to promote motivation and autonomy. lnitially, this paper will present grounded reasons to promote motivation and autonomy on learning. Following, the background of the action-research process will be introduced and then a description of the approaches used. ln this context, the strategies where the technological tools are integrated will be described. The use of video as a cognitive and reflexive instrument and the use of online tools for a collaborative and cooperative work stand out.Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoCasal, João2013-072013-07-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26763por978-989-97374-2-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:26:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:26:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
title A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
spellingShingle A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
Casal, João
Tecnologia educativa
Construtivismo
Motivação para aprendizagem
Tecnologia
Motivação
Autonomia
Aprendizagem
Technology
Constructivism
Motivation
Autonomy
Learning
title_short A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
title_full A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
title_fullStr A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
title_full_unstemmed A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
title_sort A tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagem
author Casal, João
author_facet Casal, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casal, João
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Construtivismo
Motivação para aprendizagem
Tecnologia
Motivação
Autonomia
Aprendizagem
Technology
Constructivism
Motivation
Autonomy
Learning
topic Tecnologia educativa
Construtivismo
Motivação para aprendizagem
Tecnologia
Motivação
Autonomia
Aprendizagem
Technology
Constructivism
Motivation
Autonomy
Learning
description A presente comunicação reflete o processo de investigação-ação de um projeto de intervenção pedagógica, cujo objetivo principal foi a promoção da motivação e da autonomia na aprendizagem. A teoria pedagógica de suporte é o construtivismo, que sugere o uso de estratégias diferenciadas para alcançar o objetivo traçado. Assim, foram selecionadas várias ferramentas tecnológicas que, associadas a diversas formas de organização das aprendizagens, se considera que propiciam um ambiente de promoção da motivação e autonomia. Neste texto começar-se-á por apresentar razões fundamentadas para a promoção da motivação e da autonomia. Seguidamente caraterizar-se-á o contexto onde se desenvolveu o processo de investigação-ação, para depois se descrever o mesmo. Neste âmbito serão descritas as estratégias, onde se enquadram as ferramentas tecnológicas utilizadas. Destas destaca-se o uso do vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva e de ferramentas online de trabalho colaborativo e cooperativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/26763
url http://hdl.handle.net/1822/26763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-97374-2-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545315983556608