End user behaviour and performance analysis in 3G networks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Igor Alexandre Almeida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7467
Resumo: A Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região.
id RCAP_f92890e23636cc64c6c198ef28607755
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling End user behaviour and performance analysis in 3G networksEngenharia electrónicaRedes de telecomunicaçõesServiços de telecomunicações - Avaliação de desempenhoQualidade de serviçosComportamento dos consumidoresA Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região.The Quality of Service (QoS) is already a major concern for operators, but things are changing and, although in many cases better QoS results in better Quality of Experience (QoE), fulfilling the required performance parameters is not a synonym of satisfied users. QoE conditions can immediate response on the user satisfaction and thus the goal of QoS assurance should be to promote a better QoE. This will give the operator a deeper sense of the contribution of network’s performance to the overall level of customer satisfaction in terms of reliability, availability, scalability, speed, accuracy and efficiency. The main goal of this work is to provide operators with mechanisms for end user behaviour analysis and at the same instant detailed network status. With this information operators know the end users behaviour in a certain region, know in detail network performance metrics and can adapt QoS mechanisms to fulfil end users expectations.Universidade de Aveiro2012-03-23T15:16:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7467engPais, Igor Alexandre Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:58Zoai:ria.ua.pt:10773/7467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:08.535259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv End user behaviour and performance analysis in 3G networks
title End user behaviour and performance analysis in 3G networks
spellingShingle End user behaviour and performance analysis in 3G networks
Pais, Igor Alexandre Almeida
Engenharia electrónica
Redes de telecomunicações
Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho
Qualidade de serviços
Comportamento dos consumidores
title_short End user behaviour and performance analysis in 3G networks
title_full End user behaviour and performance analysis in 3G networks
title_fullStr End user behaviour and performance analysis in 3G networks
title_full_unstemmed End user behaviour and performance analysis in 3G networks
title_sort End user behaviour and performance analysis in 3G networks
author Pais, Igor Alexandre Almeida
author_facet Pais, Igor Alexandre Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Igor Alexandre Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia electrónica
Redes de telecomunicações
Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho
Qualidade de serviços
Comportamento dos consumidores
topic Engenharia electrónica
Redes de telecomunicações
Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho
Qualidade de serviços
Comportamento dos consumidores
description A Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2012-03-23T15:16:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7467
url http://hdl.handle.net/10773/7467
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137503704252416