End user behaviour and performance analysis in 3G networks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7467 |
Resumo: | A Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região. |
id |
RCAP_f92890e23636cc64c6c198ef28607755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
End user behaviour and performance analysis in 3G networksEngenharia electrónicaRedes de telecomunicaçõesServiços de telecomunicações - Avaliação de desempenhoQualidade de serviçosComportamento dos consumidoresA Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região.The Quality of Service (QoS) is already a major concern for operators, but things are changing and, although in many cases better QoS results in better Quality of Experience (QoE), fulfilling the required performance parameters is not a synonym of satisfied users. QoE conditions can immediate response on the user satisfaction and thus the goal of QoS assurance should be to promote a better QoE. This will give the operator a deeper sense of the contribution of network’s performance to the overall level of customer satisfaction in terms of reliability, availability, scalability, speed, accuracy and efficiency. The main goal of this work is to provide operators with mechanisms for end user behaviour analysis and at the same instant detailed network status. With this information operators know the end users behaviour in a certain region, know in detail network performance metrics and can adapt QoS mechanisms to fulfil end users expectations.Universidade de Aveiro2012-03-23T15:16:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7467engPais, Igor Alexandre Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:58Zoai:ria.ua.pt:10773/7467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:08.535259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
title |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
spellingShingle |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks Pais, Igor Alexandre Almeida Engenharia electrónica Redes de telecomunicações Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho Qualidade de serviços Comportamento dos consumidores |
title_short |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
title_full |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
title_fullStr |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
title_full_unstemmed |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
title_sort |
End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
author |
Pais, Igor Alexandre Almeida |
author_facet |
Pais, Igor Alexandre Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Igor Alexandre Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia electrónica Redes de telecomunicações Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho Qualidade de serviços Comportamento dos consumidores |
topic |
Engenharia electrónica Redes de telecomunicações Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho Qualidade de serviços Comportamento dos consumidores |
description |
A Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2012-03-23T15:16:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7467 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137503704252416 |