Aplicação do lean thinking numa empresa de distribuição de material eléctrico: Rexel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cátia Alexandra Lemos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6475
Resumo: As perdas de eficiência e eficácia, na resposta ao cliente, no sector prestação de serviços de distribuição, resultam em perdas de competitividade. Neste sentido, a presente investigação pretende avaliar a redução de tempo e recursos necessários da aplicação de ferramentas lean em processos específicos da Empresa em estudo. Com vista a atingir o objectivo proposto, pretende-se recorrer ao referencial teórico do lean management. A metodologia adoptada é uma abordagem por caso de estudo, o qual irá incidir sobre uma empresa no sector da prestação de serviços de distribuição de material eléctrico – Rexel. A recolha de informação foi feita através de entrevistas informais a colaboradores da Rexel, no centro logístico, observação directa e documentação relativa aos processos observados. Os processos seleccionados para o desenvolvimento do estudo são: gestão de reclamações e preparação/expedição. Decorrente da base teórica utilizada na presente investigação, a ferramenta utilizada para o estudo dos processos foi o process activity mapping. Através da aplicação desta ferramenta foi possível avaliar a situação inicial dos processos, propor melhorias e identificar ganhos de eficiência. Foi possível uma redução do tempo total no processo de gestão de reclamações, na ordem dos 36%, e 47% no processo preparação/expedição. Em ambos os processos o número de vezes que recursos são necessários foi, igualmente, reduzido.
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