Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edet , Audrey Yvette Arlette
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43651
Resumo: O presente relatório tem como finalidade documentar o percurso realizado durante o Estágio final do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, para obtenção do grau de mestre e enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, tendo como requisito a aquisição de competências especializadas. Reflete a variedade e multiplicidade de contextos em que foram aprofundados conhecimentos, e descreve os detalhes do projeto desenvolvido, bem como as vivências refletidas e competências que delas advieram. O projeto de intervenção comunitária “Empoderamento dos Professores para a Prevenção do Tabagismo em Contexto Escolar”, tendo por base a metodologia do Planeamento em Saúde, de acordo com Imperatori e Giraldes (1993), suportado no referencial teórico em enfermagem comunitária, o Modelo de Avaliação e Empoderamento Comunitário (MAIEC) de Melo (2017), foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública, com repercussões em toda a população, fumadora e não fumadora. É um dos principais responsáveis pelo aumento das doenças não transmissíveis. Uma das finalidades do Programa Nacional de Saúde Escolar é contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde. O problema de saúde “Conhecimento sobre prevenção do tabagismo pelos professores comprometido” foi identificado. Da aplicação da grelha diagnóstica do MAIEC, definiu-se o diagnóstico de situação: Gestão comunitária comprometida. O objetivo geral fixado foi contribuir para o empoderamento dos professores na prevenção do tabagismo em contexto escolar. Como estratégias de intervenção comunitária foram realizadas reuniões com os professores e uma sessão de formação sobre “Prevenção do tabagismo em Contexto Escolar”. A operacionalização do projeto originou um ganho de conhecimento sobre prevenção do tabagismo em contexto escolar. Os objetivos definidos foram atingidos. Os resultados obtidos revelam a importância desta questão para a comunidade docente, cuja satisfação sobre a sessão realizada fomenta o seguimento do projeto.
id RCAP_f92caf1ba923c060f547366bfbff6602
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitáriaEmpowering teachers to prevent tobacco use in schools : community nursing interventionEmpoderamentoProfessoresPrevenção do tabagismoContexto escolarEnfermagem comunitáriaEmpowermentTeachersSmoking preventionSchoolCommunity nursingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório tem como finalidade documentar o percurso realizado durante o Estágio final do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, para obtenção do grau de mestre e enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, tendo como requisito a aquisição de competências especializadas. Reflete a variedade e multiplicidade de contextos em que foram aprofundados conhecimentos, e descreve os detalhes do projeto desenvolvido, bem como as vivências refletidas e competências que delas advieram. O projeto de intervenção comunitária “Empoderamento dos Professores para a Prevenção do Tabagismo em Contexto Escolar”, tendo por base a metodologia do Planeamento em Saúde, de acordo com Imperatori e Giraldes (1993), suportado no referencial teórico em enfermagem comunitária, o Modelo de Avaliação e Empoderamento Comunitário (MAIEC) de Melo (2017), foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública, com repercussões em toda a população, fumadora e não fumadora. É um dos principais responsáveis pelo aumento das doenças não transmissíveis. Uma das finalidades do Programa Nacional de Saúde Escolar é contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde. O problema de saúde “Conhecimento sobre prevenção do tabagismo pelos professores comprometido” foi identificado. Da aplicação da grelha diagnóstica do MAIEC, definiu-se o diagnóstico de situação: Gestão comunitária comprometida. O objetivo geral fixado foi contribuir para o empoderamento dos professores na prevenção do tabagismo em contexto escolar. Como estratégias de intervenção comunitária foram realizadas reuniões com os professores e uma sessão de formação sobre “Prevenção do tabagismo em Contexto Escolar”. A operacionalização do projeto originou um ganho de conhecimento sobre prevenção do tabagismo em contexto escolar. Os objetivos definidos foram atingidos. Os resultados obtidos revelam a importância desta questão para a comunidade docente, cuja satisfação sobre a sessão realizada fomenta o seguimento do projeto.The purpose of this report is to document the final stage of the Master's Course in Nursing with Specialization in Community Nursing and Public Health with the objective of completing my Master's and becoming a Specialist Nurse in Community Nursing and Public Health. It seeks to prove the requisite specialized skills and knowledge aquired, through working in numerous, varied, and challenging contexts, and to outline the project's development and the experience gained throughout. The community intervention project “Empowering Teachers in the Prevention of Tobacco Use in Schools”, using the Planning in Health methodology in accordance with Imperatori and Giraldes (1993) and applying the theoretical referencing of community nursing as found in the Model of Evaluation and Community Empowerment (MAIEC) by Melo (2017) was developed in a Community Health Care Unit of the Regional Health Administration of Lisbon and Tagus Valley. Tobacco consumption is a serious public health problem that affects the entire population, both smoking and non-smoking. It is one of the main reasons for the increase in non-transmissible diseases. One of the objectives of the National Program for Health Education is to help promote quality health education in schools. The following health problem was identified: “Knowledge about tobacco prevention by committed teachers”. With the application of the MAIEC diagnostic questionnaire, a situational diagnosis was defined: community management has been compromised. The general goal was to contribute to the empowerment of teachers in the prevention of tobacco use in schools. Community interventions were carried out in the form of meetings with teachers and a health education session on the theme of “Prevention of tobacco use in Schools”. The operationalization of the project resulted in a gain in knowledge regarding the prevention of tobacco use in schools. The defined goals were achieved. The results that were obtained reveal the importance of this subject for the teaching community whose satisfaction with the session favours the follow-up of the project.Ferrito, CândidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEdet , Audrey Yvette Arlette2024-01-17T14:23:34Z2023-07-0420232023-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43651TID:203391543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:30.295992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
Empowering teachers to prevent tobacco use in schools : community nursing intervention
title Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
spellingShingle Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
Edet , Audrey Yvette Arlette
Empoderamento
Professores
Prevenção do tabagismo
Contexto escolar
Enfermagem comunitária
Empowerment
Teachers
Smoking prevention
School
Community nursing
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
title_full Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
title_fullStr Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
title_full_unstemmed Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
title_sort Empoderamento dos professores para a prevenção do tabagismo em contexto escolar : intervenção enfermagem comunitária
author Edet , Audrey Yvette Arlette
author_facet Edet , Audrey Yvette Arlette
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrito, Cândida
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Edet , Audrey Yvette Arlette
dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento
Professores
Prevenção do tabagismo
Contexto escolar
Enfermagem comunitária
Empowerment
Teachers
Smoking prevention
School
Community nursing
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Empoderamento
Professores
Prevenção do tabagismo
Contexto escolar
Enfermagem comunitária
Empowerment
Teachers
Smoking prevention
School
Community nursing
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório tem como finalidade documentar o percurso realizado durante o Estágio final do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, para obtenção do grau de mestre e enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, tendo como requisito a aquisição de competências especializadas. Reflete a variedade e multiplicidade de contextos em que foram aprofundados conhecimentos, e descreve os detalhes do projeto desenvolvido, bem como as vivências refletidas e competências que delas advieram. O projeto de intervenção comunitária “Empoderamento dos Professores para a Prevenção do Tabagismo em Contexto Escolar”, tendo por base a metodologia do Planeamento em Saúde, de acordo com Imperatori e Giraldes (1993), suportado no referencial teórico em enfermagem comunitária, o Modelo de Avaliação e Empoderamento Comunitário (MAIEC) de Melo (2017), foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública, com repercussões em toda a população, fumadora e não fumadora. É um dos principais responsáveis pelo aumento das doenças não transmissíveis. Uma das finalidades do Programa Nacional de Saúde Escolar é contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde. O problema de saúde “Conhecimento sobre prevenção do tabagismo pelos professores comprometido” foi identificado. Da aplicação da grelha diagnóstica do MAIEC, definiu-se o diagnóstico de situação: Gestão comunitária comprometida. O objetivo geral fixado foi contribuir para o empoderamento dos professores na prevenção do tabagismo em contexto escolar. Como estratégias de intervenção comunitária foram realizadas reuniões com os professores e uma sessão de formação sobre “Prevenção do tabagismo em Contexto Escolar”. A operacionalização do projeto originou um ganho de conhecimento sobre prevenção do tabagismo em contexto escolar. Os objetivos definidos foram atingidos. Os resultados obtidos revelam a importância desta questão para a comunidade docente, cuja satisfação sobre a sessão realizada fomenta o seguimento do projeto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
2023
2023-07-04T00:00:00Z
2024-01-17T14:23:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43651
TID:203391543
url http://hdl.handle.net/10400.14/43651
identifier_str_mv TID:203391543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137053474029568